A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Amoníaco, a Saúde e o Ambiente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Amoníaco, a Saúde e o Ambiente"— Transcrição da apresentação:

1 O Amoníaco, a Saúde e o Ambiente
Escola Secundária de Santo António Ciências Físico-Químicas Trabalho realizado por: Pedro Mendes nº 22 Ricardo Sousa nº 23 Dércio Teixeira nº 9 João Josézinho nº 16 16/11/05 Quarta-Feira

2 Saúde Apesar do grande número de utilidades que o amoníaco tem, pode representar um grande perigo para a saúde humana. Dependendo do tempo de exposição e da concentração, os efeitos podem ser graves ou muito graves. Exposições a altas concentrações, a partir de 2500 ppm, durante 30 minutos, podem ser fatais.

3 Saúde Vias de penetração: - Inalação - Ingestão - Contacto directo
Ingestão: Os sintomas incluem náuseas e vómitos, causando danos aos lábios, boca e esófago. Origina dores muito intensas com intolerância gástrica e pode provocar úlceras. Pele: Soluções concentradas podem produzir queimaduras severas e necroses ou causar dermatites.

4 Saúde Olhos: Pode causar danos permanentes, inclusive em quantidades pequenas. Estes lacrimejam e podem manifestar-se conjuntivites. Inalação: Os vapores são extremamente irritantes e corrosivos, podendo causar danos respiratórios. É extremamente irritante para as mucosas. Quando atinge as vias respiratórias superiores, manifestam-se espirros, dispneia e tosse; estes sintomas podem evoluir no sentido de broncopneumonias agudas.

5 Primeiros socorros Em qualquer um dos casos, solicitar imediatamente os serviços médicos. Em caso de inalação: Afastar a vítima da zona poluída e praticar a reanimação respiratória, se necessário. Em caso de projecção para os olhos: Lavar imediatamente com muita água. Em caso de projecção no corpo: Tirar imediatamente a roupa contaminada pelo produto e lavar-se com muita água.

6 Ambiente O amoníaco é facilmente biodegradável. As plantas absorvem-no com muita facilidade, sendo um nutriente muito importante como fornecedor de azoto para a produção de compostos orgânicos azotados. Em concentrações muito altas, por exemplo, na água de consumo, pode causar danos graves, já que o amoníaco interfere no transporte do oxigénio pela hemoglobina, entre outros efeitos nefastos. Os organismos necessitam, neste caso, de manter uma baixa concentração de amoníaco que, caso contrário pode tornar-se particularmente tóxico.

7 Ambiente Quando o amoníaco se liberta para a atmosfera, além dos perigos imediatos que existem na zona próxima de libertação, há que ter em conta a formação de vários poluentes atmosféricos. Pode formar-se nitrato de amónio e sulfato de amónio, que são das matérias particuladas mais corrosivas existentes na atmosfera.

8 Bibliografia PAIVA, João , FERREIRA, António José, VENTURA, Graça, FIOLHAIS, Manuel, FIOLHAIS, Carlos – Física e Química A – Química 11ºano, Texto Editora, Lisboa , 2004.


Carregar ppt "O Amoníaco, a Saúde e o Ambiente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google