Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLaís Gaia Alterado mais de 10 anos atrás
1
CÂNCER DE PULMÃO O que é? O câncer de pulmão é o mais comum dos tumores malignos, apresentando um aumento por ano de 2% na sua incidência mundial. A mortalidade por esse tumor é muito elevada e o prognóstico dessa doença está relacionado à fase em que é diagnosticada.
2
Pulmão canceroso
3
Como se desenvolve? O tabagismo é o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão. Ele é responsável por 90% dos casos desse tumor. Mais homens que mulheres desenvolvem o câncer de pulmão, mas o número de casos em mulheres está aumentando, enquanto que o número de casos em homens está caindo. O risco de morte por câncer de pulmão é 22 vezes maior entre os fumantes do que entre os não fumantes.
4
Como se desenvolve? Também ser causado por químicos - arsênico, asbesto, berílio, radônio, níquel, cromo, cádmio e cloreto de vinila, principalmente encontrados no ambiente ocupacional. Outros fatores relacionados a este tumor são os dietéticos (baixo consumo de frutas e verduras), genéticos, a doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica) e a história familiar de câncer de pulmão. Às vezes, essa doença se desenvolve em indivíduos que nunca fumaram e a causa é desconhecida.
5
Tabagismo Consumo abusivo do tabaco, erva cujas folhas dessecadas constituem o fumo ou tabaco; Usos: inalado (cigarro, cachimbo, charuto, cigarro de palha), aspirado (rapé) ou mascado (fumo de rolo);
6
O que se esconde na fumaça do cigarro?
Cerca de substâncias tóxicas, algumas gasosas (CO), outras partículas – nicotina, alcatrão, água; O alcatrão concentra 43 substâncias comprovadamente carcinogênicas; A fumaça do cigarro contém substâncias que produzem irritação nos olhos, nariz e garganta, além de diminuir a mobilidade dos cílios das células das vias respiratórias; O CO, monóxido de carbono, tem afinidade 20 vezes maior pela hemoglobina que o oxigênio.
8
Por que as pessoas fumam?
Publicidade e meios de comunicação de massa; Influência de pais, professores, amigos, ídolos;
9
Os não fumantes acabam fumando...
Os não fumantes absorvem substâncias em concentrações semelhantes às de quem fuma;
10
Manifestações nasais; Tosse e cefaléia;
Curto prazo: Irritação nos olhos; Manifestações nasais; Tosse e cefaléia; Aumento dos problemas alérgicos e cardíacos.
11
Efeitos causados pelo fumo sobre a saúde
Curto prazo: Irritação nos olhos; Manifestações nasais; Tosse e cefaléia; Aumento dos problemas alérgicos e cardíacos. Médio e longo prazos: Redução da capacidade respiratória; Infecções respiratórias em crianças; Aumento do risco de aterosclerose; Câncer; Infarto do miocárdio.
12
Doenças associadas ao uso do cigarro
· Doenças coronarianas (25%) : Angina e infarto · Doenças pulmonares obstrutivas crônicas - DPOC (85%) : Bronquite e enfisema · Câncer em geral (30%): Pulmão (90%), boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero · Doenças cerebrovasculares (25%) : Derrame cerebral - Úlceras digestivas; - Infecções respiratórias variadas
13
Dados associados ao uso do cigarro
No Brasil, estima-se, anualmente, a morte precoce de 80 mil pessoas em virtude do tabagismo, número esse que vem aumentando ano a ano. Em outras palavras, cerca de 10 brasileiros morrem por hora por causa do cigarro, sendo o câncer a principal causa de morte; Os fumantes têm 10 vezes mais chances de morrer de câncer de pulmão do que os não-fumantes; Mulheres jovens, que usam anticoncepcionais orais e fumam, têm, em relação as não-fumantes, 10 vezes maior risco de infarto do miocárdio, embolia pulmonar e tromboflebite.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.