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TABAGISMO: Questões Importantes Sobre O Tabagismo.

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1 TABAGISMO: Questões Importantes Sobre O Tabagismo

2 O Que É Tabagismo? O tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência psicológica do consumo de tabaco.tabaco

3 Tabagismo MAIOR CAUSA ISOLADA, EVITÁVEL DE MORTES PRECOCES EM TODO O MUNDO. MAIOR CAUSA ISOLADA, EVITÁVEL DE MORTES PRECOCES EM TODO O MUNDO. ESTIMATIVA DE MORTES POR ANO : ESTIMATIVA DE MORTES POR ANO : 5 MILHÕES NO MUNDO. 5 MILHÕES NO MUNDO. 200 MIL NO BRASIL. 200 MIL NO BRASIL. FATOR DE RISCO PARA CERCA DE 50 DOENÇAS. FATOR DE RISCO PARA CERCA DE 50 DOENÇAS. EM MÉDIA 20 ANOS DE VIDA SÃO PERDIDOS. EM MÉDIA 20 ANOS DE VIDA SÃO PERDIDOS.

4 Tabagismo 01 cigarro em média contém 1.0 mg de nicotina. 01 cigarro em média contém 1.0 mg de nicotina. Após a tragada a nicotina atinge o cérebro entre 7 à 19 segundos. Após a tragada a nicotina atinge o cérebro entre 7 à 19 segundos. 20 cigarros/dia com uma média de 10 tragadas por cigarro. 20 cigarros/dia com uma média de 10 tragadas por cigarro. = 200 tragadas = 200 IMPACTOS CEREBRAIS e 73 mil impactos por ano. = 200 tragadas = 200 IMPACTOS CEREBRAIS e 73 mil impactos por ano. Esse efeito cerebral só é comparado a cocaína ou heroína. Esse efeito cerebral só é comparado a cocaína ou heroína.

5 Riscos à saúde: Os efeitos à saúde causados pelo fumo de tabaco se referem diretamente à tabagismo assim como à inalação de fumaça ambiente (tabagismo passivo).tabagismotabagismo passivo

6 Riscos à saúde A incidência de impotência é aproximadamente 85% maior em fumantes masculinos do que não- fumantes, e é uma causa importante de disfunção erétil. O tabagismo causa impotência por que ele causa o estreitamento das artérias (do pênis e do corpo).

7 Atenção! O risco aumentado da pessoa em contrair doenças é diretamente proporcional à duração do tempo em que a pessoa continua a fumar assim como à quantidade fumada. Entretanto, se alguém pára de fumar, então estas chances diminuem gradualmente já que os danos ao corpo são reparados.

8 Vantagens em Parar de Fumar: 20 minutos – normalização da PA 8 horas - normalização do monóxido de carbono 24 horas - diminuição do risco de enfarte 2 semanas a 3 meses - melhoria da circulação; melhoria função respiratória 1 a 9 meses - diminuição da tosse, cansaço, normalização da função ciliar 1 ano - diminuição 50% do risco de doença coronária 5 anos - diminuição 50% do risco de AVC 10 anos - diminuição do risco de câncer do pulmão e de outras neoplasias 15 anos - risco de doença coronária igual ao de um não-fumante

9 Ilusões... "Fumo por prazer". Que nada! Se você observar bem, por prazer mesmo você fuma apenas 1, 2, no máximo 3 cigarros ao dia - o resto é automatismo, é escravidão à nicotina, que tem de ser reposta em períodos certos...

10 Ilusões... "Eu que decido, faço o que quero". Será? Bastou um "amigo" lhe oferecer um cigarro para você não suportar ser diferente, aquele que não fuma na turma... você o aceitou, mesmo quando seu organismo o rejeita violentamente, e mesmo quando você sabe o quanto isto estaria fazendo mal a si mesmo.

11 Fatores dificultadores para a cessação de fumar: Co-morbidades psiquiátricas: depressão estresse esquizofrenia alcoolismo outras drogas Ganho de peso

12 Fumo e Peso: A nicotina causa uma reação química aumentando o consumo de energia, cerca de 200 calorias por dia; Afeta a atividade da serotonina e dopamina, substâncias neurotransmissoras, no controle da fome; na abstinência o indivíduo sente fome mais freqüentemente; Altera a glicemia, devido a uma maior resistência na captação de glicose estimulada pela insulina ou hiperinsulinemia;

13 Fumo e Peso: Suprime o apetite; Inibe o paladar; ex-fumantes começam a sentir melhor o sabor dos alimentos.

14 Quando estiver tentando parar: N ão aumente a sua ingestão calórica; Alimentar-se freqüentemente em pequenas quantidades para evitar sintomas como dores de cabeça, insônia ou falta de energia; P ratique exercícios físicos (uma caminhada de meia hora ou mais, 4 dias por semana). O exercício, além de reduzir o efeito engorde, tem o mérito de condicionar psiquicamente o indivíduo de maneira favorável, fazendo com que a abstenção do fumo seja por ele menos sentida.

15 Lembre: "Não importa quanto peso se ganhe, os efeitos do fumo são sempre piores"

16 Tratamentos: Ao longo dos anos foram desenvolvidas técnicas e produtos para que os fumadores parassem de fumar, entre elas temos: Psicoterapia Acupuntura Antidepressivos Spray Nasal Adesivo de NicotinaNicotina Chicletes de NicotinaNicotina

17 Unidades que oferecem abordagem intensiva ao tabagista na cidade de São Paulo: CRATOD: CENTRO DE REFERENCIA TABACO ALCOOL E OUT DROGAS CRATOD: CENTRO DE REFERENCIA TABACO ALCOOL E OUT DROGAS UBS J MARCELO UBS J STA MARGARIDA UBS MORRO DOCE AMB ESPEC TUCURUVI ARMANDO DE AGUIAR PUPO AMB ESPEC TUCURUVI ARMANDO DE AGUIAR PUPO CAPS II AD CAPELA DO SOCORRO CAPS II AD CAPELA DO SOCORRO CAPS II AD J NELIA CAPS II AD JABAQUARA CAPS II AD MOOCA CAPS II AD PENHA CAPS II AD SAO MATEUS CAPS II AD STO AMARO CAPS II AD V MARIANA


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