A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de pesquisa realizado pelos alunos de 2º ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de pesquisa realizado pelos alunos de 2º ano"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de pesquisa realizado pelos alunos de 2º ano
Álcool, tabaco e drogas Trabalho de pesquisa realizado pelos alunos de 2º ano

2 Texto colectivo da turma
O álcool, a droga e o tabaco são coisas más, porque prejudicam a saúde de quem os usa e também de todas as pessoas, que estão à volta. Ouve-se falar muito nestes problemas na televisão e na escola. Ficamos muito impressionados com o que vimos e ouvimos. As pessoas, que se drogam, ficam com muito mau aspecto: até assustam. Alguns de nós já conheceram pessoas drogadas, porque moram perto de nós. São magras, têm mau feitio, mentem e têm os olhos vermelhos. Metem-nos medo. É preciso ajuda, porque estão doentes. Nós sabemos que temos de dizer “NÃO” às drogas e “SIM” à vida!

3 O tabaco A OMS (Oragnização Mundial de Saúde) estima que, em países desenvolvidos como Portugal, 26% das mortes masculinas e 9% das mortes femininas podem ser atribuídas ao tabagismo. O tabagismo é uma importante causa de morte prematura em todo o mundo. O tabagismo provoca cancros e doenças cardiovasculares. Além da nicotina, os cigarros possuem alcatrão, que é muito cancerígeno e que pode levar a um AVC, ataques cardíacos,... O tabaco provoca o amarelecimento dos dentes, por via da nicotina. Pode provocar cancro da boca ,da língua, do esófago, da faringe e da laringe. O tabaco provoca infertilidade, problemas de erecção nos homens e aborto no caso das mulheres.

4 O álcool A dependência do álcool chama-se alcoolismo.
O álcool é uma das poucas drogas que tem o seu consumo admitido: o consumo de álcool a longo prazo, dependendo da dose, frequência e circunstâncias, pode provocar problemas de saúde. Os indivíduos dependentes do álcool podem desenvolver várias doenças: as doenças do fígado, problemas do aparelho digestivo, hipertensão e problemas no coração. Apesar de sua aceitação social, o consumo de bebidas alcoólicas, quando excessivo, passa a ser um problema. O álcool provoca inúmeros acidentes de trânsito e dá origem muitas vezes a violência.

5 O álcool A ingestão de álcool, mesmo em pequenas quantidades, diminui a coordenação motora e os reflexos, comprometendo a capacidade de conduzir veículos, ou operar outras máquinas. Pesquisas revelam que grande parte dos acidentes são provocados por motoristas alcoolizados. Os factores que podem levar ao alcoolismo são variados, podendo ser de origem biológica, psicológica, sociocultural ou ainda ter a contribuição resultante de todos estes factores. A dependência do álcool é uma condição frequente, atingindo cerca de 5 a 10% da população adulta. O consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez pode ser perigoso para o recém-nascido. Deve-se beber com moderação e nunca conduzir sob o efeito do álccol.

6 A droga Droga (do francês drogue) é um narcótico, entorpecente ou estupefaciente são palavras que falam de substâncias químicas. As drogas produzem alterações dos sentidos e da personalidade. A droga pode ser uma grande quantidade de substâncias. Contudo, normalmente fala-se dos produtos alucinógenos (ex: cocaína, heroína, exctasy…) que levam à dependência química das pessoas. A droga é toda e qualquer substância, mesmo natural ou sintética que, introduzida no organismo, modifica as suas funções.

7 A droga A droga é uma substância proíbida, de uso ilegal e muito prejudicial ao indivíduo: muda-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento. As drogas prejudicam a mente e o corpo das pessoas. As drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injecção, por inalação, via oral, ou aplicadas via rectal (supositório). Há países do mundo, em que existe pena de morte para pessoas com droga. O seguinte link mostra um video cruel sobre os efeitos e as consequências da droga. Ñão é aconselhado a pessoas muito sensíveis por ser chocante.

8


Carregar ppt "Trabalho de pesquisa realizado pelos alunos de 2º ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google