A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIJUÍ – UNIVESIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIJUÍ – UNIVESIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS."— Transcrição da apresentação:

1 UNIJUÍ – UNIVESIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS LINHA DE PESQUISA: DROGAS E ADOLESCENTES USO E ABUSO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA ELABORAÇÃO: MARIJANE S. SANTA RITA Abril de 2008

2 1.DELIMITAÇÃO DO TEMA Este projeto de pesquisa se propõe a mostrar os tipos de drogas mais usadas por adolescentes. Este projeto de pesquisa se propõe a mostrar os tipos de drogas mais usadas por adolescentes.

3 2. OBJETIVO GERAL Ao considerar a relevância do debate em torno das drogas na adolescência este projeto de pesquisa se propõe a mostrar quais drogas são mais usadas por adolescentes. Ao considerar a relevância do debate em torno das drogas na adolescência este projeto de pesquisa se propõe a mostrar quais drogas são mais usadas por adolescentes.

4 3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Verificar as drogas mais freqüentemente usadas pelos adolescentes; 1. Verificar as drogas mais freqüentemente usadas pelos adolescentes; 2. motivos que levam os adolescentes a usarem drogas; 2. motivos que levam os adolescentes a usarem drogas; 3. estudar os principais sinais e sintomas que as drogas causam nos adolescentes; 3. estudar os principais sinais e sintomas que as drogas causam nos adolescentes;

5 4. PROBLEMATICA O grande numero de adolescentes envolvidos com as drogas chegando a atos extremos como roubar, matar e etc. nos leva à estudar porque os adolescentes se envolvem cada vez mais com as drogas. O grande numero de adolescentes envolvidos com as drogas chegando a atos extremos como roubar, matar e etc. nos leva à estudar porque os adolescentes se envolvem cada vez mais com as drogas.

6 5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Milton Santos (2001) Milton Santos (2001) Maria Laura Silveira (2001) Maria Laura Silveira (2001) Ivan Schmidt (1975) Ivan Schmidt (1975) CEBRID CEBRID Associação Brasileira de Enfermagem Associação Brasileira de Enfermagem Revista Agitação Revista Agitação

7 O USO E ABUSO DE DROGAS Os pais e demais adultos supõem que o abuso seja de heroína, cocaína e outras drogas fortes. De fato, tais drogas são danosas, mas o uso é muito raro entre os adolescentes comparando com o uso Os pais e demais adultos supõem que o abuso seja de heroína, cocaína e outras drogas fortes. De fato, tais drogas são danosas, mas o uso é muito raro entre os adolescentes comparando com o uso

8 De fato, tais drogas são danosas, mas o uso é muito raro entre os adolescentes comparando com o uso de outras drogas também prejudiciais como o fumo, o álcool e a maconha. De fato, tais drogas são danosas, mas o uso é muito raro entre os adolescentes comparando com o uso de outras drogas também prejudiciais como o fumo, o álcool e a maconha.

9 POR QUE OS ADOLESCENTES EXPERIMENTAM DROGAS? Os adolescentes que experimentam drogas dão razões similares para o fumo e o álcool: pressão por parte dos companheiros, uso por parte de familiares, rebelião e etc. Os adolescentes que experimentam drogas dão razões similares para o fumo e o álcool: pressão por parte dos companheiros, uso por parte de familiares, rebelião e etc.

10 O uso do fumo e do álcool em geral precede à experimentação com drogas. O uso do fumo e do álcool em geral precede à experimentação com drogas. O fumo, o álcool e as drogas ilícitas devem, portanto, ser consideradas de risco e, potencialmente, substâncias de abuso. O fumo, o álcool e as drogas ilícitas devem, portanto, ser consideradas de risco e, potencialmente, substâncias de abuso.

11 Um dos mais poderosos fatores predisponentes ao uso de drogas é a influencia do grupo de iguais. Um dos mais poderosos fatores predisponentes ao uso de drogas é a influencia do grupo de iguais.

12 Um adolescente cujos melhores amigos usam o fumo, o álcool e outras drogas será mais facilmente levado a experimentar do que aquele cujos amigos evitam as drogas. Um adolescente cujos melhores amigos usam o fumo, o álcool e outras drogas será mais facilmente levado a experimentar do que aquele cujos amigos evitam as drogas.

13 ETAPAS NO USO DE DROGAS 1.Produtos do tabaco: cigarros, cachimbo e etc. Fumar constitui a causa mais previsível de doença e morte no mundo inteiro. 1.Produtos do tabaco: cigarros, cachimbo e etc. Fumar constitui a causa mais previsível de doença e morte no mundo inteiro.

14 Alem disso, não é do conhecimento geral dos adolescentes que a nicotina do fumo provoca dependência. Alem disso, não é do conhecimento geral dos adolescentes que a nicotina do fumo provoca dependência.

15 2. Álcool: cerveja, vinho,bebidas de alto teor alcoólico. No mundo, em qualquer idade, o álcool em todas as suas formas é a droga de maior uso, promovendo as mais graves conseqüências para a saúde pública. 2. Álcool: cerveja, vinho,bebidas de alto teor alcoólico. No mundo, em qualquer idade, o álcool em todas as suas formas é a droga de maior uso, promovendo as mais graves conseqüências para a saúde pública.

16 3. Produtos de Cannabis: marijuana, haxixe,maconha. A maconha provem das folhas e flores de uma planta chamada cannabis sativa. 3. Produtos de Cannabis: marijuana, haxixe,maconha. A maconha provem das folhas e flores de uma planta chamada cannabis sativa.

17 Às vezes são utilizadas outros produtos desta planta, tais como resinas concentradas, para formar o haxixe. Às vezes são utilizadas outros produtos desta planta, tais como resinas concentradas, para formar o haxixe.

18

19 O uso intensivo se associa a abuso de álcool, cocaína e outras substâncias. Pode ocasionar desinibição e conseqüentes riscos, dentre os quais uma gravidez indesejada. O uso intensivo se associa a abuso de álcool, cocaína e outras substâncias. Pode ocasionar desinibição e conseqüentes riscos, dentre os quais uma gravidez indesejada.

20 4. Os inalantes: gasolina, colas de secagem rápida e etc. estas drogas incluem muitos produtos para uso doméstico e industrial. 4. Os inalantes: gasolina, colas de secagem rápida e etc. estas drogas incluem muitos produtos para uso doméstico e industrial.

21 Trata-se de uma atividade que começa usualmente na pré-adolescência na busca de sensações e excitação. É mais comum nos grupos de marginais pelo fácil acesso e baixo custo. Trata-se de uma atividade que começa usualmente na pré-adolescência na busca de sensações e excitação. É mais comum nos grupos de marginais pelo fácil acesso e baixo custo.

22 5. Cocaína: o pó de cocaína, adulterado com ingredientes inertes e ocasionalmente com drogas que imitam seus efeitos, é usado por inalação. 5. Cocaína: o pó de cocaína, adulterado com ingredientes inertes e ocasionalmente com drogas que imitam seus efeitos, é usado por inalação.

23 É comum a tendência ao uso repetido, por isso essa forma de consumo leva mais rapidamente ao uso compulsivo. A cocaína pode ser fatal as vezes de forma imprevisível. É comum a tendência ao uso repetido, por isso essa forma de consumo leva mais rapidamente ao uso compulsivo. A cocaína pode ser fatal as vezes de forma imprevisível.

24 Estimulantes, Alucinógenos, Hipnóticos, Tranqüilizantes, Opiáceos, Narcóticos e Esteróides Anabolizantes também são drogas muito usadas. Estimulantes, Alucinógenos, Hipnóticos, Tranqüilizantes, Opiáceos, Narcóticos e Esteróides Anabolizantes também são drogas muito usadas.

25

26 SINAIS E SINTOMAS DAS DROGAS Bronquite, olhos congestionados, hipertensão arterial, taquicardia, perda de peso, perda das forças, transtorno do sono, perda de memória, falta de atenção, irritabilidade, tremores e etc. Bronquite, olhos congestionados, hipertensão arterial, taquicardia, perda de peso, perda das forças, transtorno do sono, perda de memória, falta de atenção, irritabilidade, tremores e etc.

27 METODOS DE TRATAMENTO Educação; aconselhamento; psicoterapia individual,de grupo ou familiar; contrato de abstinência; grupos de auto-ajuda, centros de recuperação e etc. Educação; aconselhamento; psicoterapia individual,de grupo ou familiar; contrato de abstinência; grupos de auto-ajuda, centros de recuperação e etc.

28 COMO PREVENIR Estabelecer um consenso familiar sobre o uso de drogas. Estabelecer um consenso familiar sobre o uso de drogas. Estabelecer penalidades pelo não- cumprimento das regras. Estabelecer penalidades pelo não- cumprimento das regras. Conhecer os amigos dos filhos Conhecer os amigos dos filhos

29 Ajudar os filhos a sentirem-se bem com suas qualidades. Ajudar os filhos a sentirem-se bem com suas qualidades. Falar freqüentemente e muito cedo com os filhos a respeito das drogas. Falar freqüentemente e muito cedo com os filhos a respeito das drogas.


Carregar ppt "UNIJUÍ – UNIVESIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google