A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIJUÍ – UNIVESIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIJUÍ – UNIVESIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS."— Transcrição da apresentação:

1 UNIJUÍ – UNIVESIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS LINHA DE PESQUISA: DROGAS E ADOLESCENTES USO E ABUSO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA ELABORAÇÃO: MARIJANE S. SANTA RITA Abril de 2008

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA Este projeto de pesquisa se propõe a mostrar os tipos de drogas mais usadas por adolescentes.

3 2. OBJETIVO GERAL Ao considerar a relevância do debate em torno das drogas na adolescência este projeto de pesquisa se propõe a mostrar quais drogas são mais usadas por adolescentes.

4 3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Verificar as drogas mais freqüentemente usadas pelos adolescentes; 2. motivos que levam os adolescentes a usarem drogas; 3. estudar os principais sinais e sintomas que as drogas causam nos adolescentes;

5 4. PROBLEMATICA O grande numero de adolescentes envolvidos com as drogas chegando a atos extremos como roubar, matar e etc. nos leva à estudar porque os adolescentes se envolvem cada vez mais com as drogas.

6 5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Milton Santos (2001) Maria Laura Silveira (2001) Ivan Schmidt (1975) CEBRID Associação Brasileira de Enfermagem Revista Agitação

7 O USO E ABUSO DE DROGAS Os pais e demais adultos supõem que o abuso seja de heroína, cocaína e outras drogas fortes. De fato, tais drogas são danosas, mas o uso é muito raro entre os adolescentes comparando com o uso

8 De fato, tais drogas são danosas, mas o uso é muito raro entre os adolescentes comparando com o uso de outras drogas também prejudiciais como o fumo, o álcool e a maconha.

9 POR QUE OS ADOLESCENTES EXPERIMENTAM DROGAS?
Os adolescentes que experimentam drogas dão razões similares para o fumo e o álcool: pressão por parte dos companheiros, uso por parte de familiares, rebelião e etc.

10 O uso do fumo e do álcool em geral precede à experimentação com drogas.
O fumo, o álcool e as drogas ilícitas devem, portanto, ser consideradas de risco e, potencialmente, substâncias de abuso.

11 Um dos mais poderosos fatores predisponentes ao uso de drogas é a influencia do grupo de iguais.

12 Um adolescente cujos melhores amigos usam o fumo, o álcool e outras drogas será mais facilmente levado a experimentar do que aquele cujos amigos evitam as drogas.

13 ETAPAS NO USO DE DROGAS 1.Produtos do tabaco: cigarros, cachimbo e etc. Fumar constitui a causa mais previsível de doença e morte no mundo inteiro.

14 Alem disso, não é do conhecimento geral dos adolescentes que a nicotina do fumo provoca dependência.

15 2. Álcool: cerveja, vinho,bebidas de alto teor alcoólico
2. Álcool: cerveja, vinho,bebidas de alto teor alcoólico. No mundo, em qualquer idade, o álcool em todas as suas formas é a droga de maior uso, promovendo as mais graves conseqüências para a saúde pública.

16 3. Produtos de Cannabis: marijuana, haxixe,maconha
3. Produtos de Cannabis: marijuana, haxixe,maconha. A maconha provem das folhas e flores de uma planta chamada cannabis sativa.

17 Às vezes são utilizadas outros produtos desta planta, tais como resinas concentradas, para formar o haxixe.

18

19 O uso intensivo se associa a abuso de álcool, cocaína e outras substâncias. Pode ocasionar desinibição e conseqüentes riscos, dentre os quais uma gravidez indesejada.

20 4. Os inalantes: gasolina, colas de secagem rápida e etc
4. Os inalantes: gasolina, colas de secagem rápida e etc. estas drogas incluem muitos produtos para uso doméstico e industrial.

21 Trata-se de uma atividade que começa usualmente na pré-adolescência na busca de sensações e excitação. É mais comum nos grupos de marginais pelo fácil acesso e baixo custo.

22 5. Cocaína: o pó de cocaína, adulterado com ingredientes inertes e ocasionalmente com drogas que imitam seus efeitos, é usado por inalação.

23 É comum a tendência ao uso repetido, por isso essa forma de consumo leva mais rapidamente ao uso compulsivo. A cocaína pode ser fatal as vezes de forma imprevisível.

24 Estimulantes, Alucinógenos, Hipnóticos, Tranqüilizantes, Opiáceos, Narcóticos e Esteróides Anabolizantes também são drogas muito usadas.

25

26 SINAIS E SINTOMAS DAS DROGAS
Bronquite, olhos congestionados, hipertensão arterial, taquicardia, perda de peso, perda das forças, transtorno do sono, perda de memória, falta de atenção, irritabilidade, tremores e etc.

27 METODOS DE TRATAMENTO Educação; aconselhamento; psicoterapia individual,de grupo ou familiar; contrato de abstinência; grupos de auto-ajuda, centros de recuperação e etc.

28 COMO PREVENIR Estabelecer um consenso familiar sobre o uso de drogas.
Estabelecer penalidades pelo não- cumprimento das regras. Conhecer os amigos dos filhos

29 Ajudar os filhos a sentirem-se bem com suas qualidades.
Falar freqüentemente e muito cedo com os filhos a respeito das drogas.


Carregar ppt "UNIJUÍ – UNIVESIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google