A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Raves e as drogas recreativas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Raves e as drogas recreativas"— Transcrição da apresentação:

1 As Raves e as drogas recreativas

2 O conceito “droga” As drogas são substâncias naturais ou sintéticas que introduzidas no organismo modificam as suas funções. As drogas recreativas são principalmente drogas com efeitos psicoactivos utilizadas para uso recreativo (raves e festas).

3 Drogas recreativas São drogas utilizadas em discotecas, festas, raves e concertos. Têm, entre outros, efeitos estimulantes e psicadélicos sobre a mente e corpo de quem as utiliza .

4 Exemplos de drogas recreativas
Ecstasy Anfetaminas Álcool Cânhamo (cannabis) Tabaco Cafeína

5 1. Ecstasy O MDMA , mais conhecido por ecstasy, é uma droga moderna sintetizada (feita em laboratório), neurotóxica. Efeitos na fisiologia humana: bloqueio da reabsorção da serotonina, dopamina e noradrenalina no cérebro Euforia, sensação de bem-estar Alterações da percepção sensorial do consumidor Grande perda de líquidos.

6 2. Anfetaminas São drogas sintéticas que em estado puro têm a forma de cristais amarelados. São drogas geralmente associadas ao doping em competições desportivas. Existem vários tipos, tendo como função principal a estimulação do sistema nervoso central. Têm um efeito semelhante à adrenalina no organismo levando o coração e os sistemas orgânicos a funcionarem a alta velocidade

7 3. Álcool As bebidas alcoólicas contêm etanol (mais conhecido por álcool) que tem um efeito psicoactivo sobre o organismo. O álcool tem um efeito depressivo sobre o sistema nervoso central (retardamento de reflexos) e em quantidade exageradas pode provocar descoordenação motora e visão distorcida. Em casos mais graves pode provocar coma e morte.

8 4. Cânhamo (cannabis) Cannabis é o género botânico de algumas plantas, da qual se produz o haxixe e o cânhamo. A substância psico-activa da Cannabis chama-se THC. A Cannabis existe em 2 variantes: Cannabis indica - provoca relaxamento muscular e tem efeito sedativo. Cannabis sativa - provoca euforia O uso da cannabis pode provocar perda de concentração e memória a longo prazo.

9 5. Tabaco O tabaco é nome comum dado às plantas do género Nicotiana da qual é extraída a substância chamada nicotina. O tratamento do tabaco induzido na comercialização de cigarros, introduz substâncias cancerígenas que são agravados durante sua combustão, que podem prejudicar o organismo de diversas formas. Exemplos de consequências sobre a saúde: Doenças do sistema cardiovascular ( infarte do miocárdio) Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e enfisema Cancro de pulmão, laringe e boca.

10 6. Cafeína A cafeína é um composto químico encontrado em certas plantas e usado para o consumo em bebidas, na forma de infusão, como estimulante. Exemplos de plantas que contêm cafeína: Chá Mate Café Cacau Guaraná (folhas e talos) (sementes) (frutos) (frutos)


Carregar ppt "As Raves e as drogas recreativas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google