A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organização: Associação de Estudantes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organização: Associação de Estudantes"— Transcrição da apresentação:

1 Organização: Associação de Estudantes
Debate “As drogas e os jovens” Organização: Associação de Estudantes

2 As substâncias e dados estatísticos (testemunho do sub-comissário)
As mais populares Álcool Tabaco Base livre e Crack Ecstasy Heroína LSD Cloridrato de cocaína (Derivado da coca)

3 Ópio Cannabináceas – As cannabináceas são compostos derivados de uma planta denominada Cannabis Sativa Outras Benzodiazepinas Anfetaminas Barbitúricos – Apresentam-se em forma de comprimidos ou cápsulas, de vários tamanhos e cores. Xantinas - Os três alcalóides principais são a cafeína, a teofilina e a teobromina que se encontram, respectivamente, no café, nas folhas de chá e no cacau. Encontram-se também noutras bebidas, como nas colas e em muitos medicamentos analgésicos, anti-histamínicos, etc. Cogumelos mágicos – Cogumelos com efeitos alucinogéneos ou psicadélicos.

4 Esteróides anabolizantes – São derivados sintéticos da hormona masculina testosterona
GHB – Apresenta-se em pequenos frascos ou em pó ou cápsulas. É um líquido inodoro, ligeiramente salgado ao paladar que misturado com outro líquido dificilmente é detectado. Ketamina – Actualmente é utilizada em medicina veterinária. Geralmente apresenta-se como pó branco, em líquido ou em tablete. Mescalina – Actualmente a mescalina é refinada em forma de pó, ingerida ou ocasionalmente injectada. Morfina – O principal elemento activo do ópio. Usada para alívio da dor e soporífero. A substância é apresentada em forma de pó, de líquido ou de barra, é introduzida no organismo por via oral ou injectada.

5 A Droga e a Criminalidade
(testemunho do sub-comissário)

6 O que leva ao consumo de drogas?
Não se pode dizer que há uma única razão que leve ao consumo de drogas mas sim vários factores que podem influenciar o consumo ou o não consumo. Estes factores podem ser individuais, sociais, familiares, ambientais e inerentes a cada substância.

7 FASES DO CONSUMO DE DROGA (testemunho da psicóloga)
No início, ou seja, numa fase de experimentação, há um conjunto de factores que podem levar a esse consumo. O consumo recreativo está associado à diversão e ao lazer. A busca de um prazer imediato num contexto de dança ou diversão. No último estádio dos consumos está instalada a dependência. O consumo passa a ser o principal objectivo e motivação na vida, tudo gira em seu redor.

8 Alguns mitos sobre drogas (testemunho da psicóloga)
O Álcool não é uma Droga. Apesar de ser legal, é uma droga, uma vez que tem efeitos no Sistema Nervoso Central. Beber pouco não afecta as capacidades para a condução. Mesmo pequenas quantidades de bebidas alcoólicas têm efeitos. As pastilhas são inofensivas porque não causam dependência física. Não provocam dependência física mas seu consumo pode levar à existência de dependência psicológica Desde que não se abuse não há problema em beber álcool e tomar pastilhas. A mistura de álcool e pastilhas pode ser bastante prejudicial para a saúde a nível da desidratação e nível cardíaco.

9 Para largar as drogas basta ter força de vontade
Para largar as drogas basta ter força de vontade. A força de vontade é uma condição indispensável contudo, é fundamental o acompanhamento técnico adequado para que a mudança seja duradoura. A cocaína aumenta a performance intelectual. É um estimulante do Sistema Nervoso Central que permite realizar actividades num ritmo acelerado, muitas vezes confundido com um aumento de rendimento e de capacidades intelectuais. Quem consome drogas fá-lo porque tem problemas. O facto é que toda a gente tem os seus problemas, e por vezes graves, e a maior parte das pessoas não consome drogas.

10 (testemunho das técnicas da Unidade de Prevenção)

11 Para mais informações (sobre drogas, prevenção, tratamento, dados estatísticos, documentos, legislação, etc): Linha telefónica 1414


Carregar ppt "Organização: Associação de Estudantes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google