A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS
PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO ACRE Vara de Delitos Tóxicos e Acidentes de Trânsito PROGRAMA DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS

2 M E T A CONSCIENTIZAÇÃO MALEFÍCIOS DAS DROGAS ESCLARECIMENTOS LEI N.º /2006 DIVULGAÇÃO CARÁTER MULTIPLICADOR

3 CONSCIENTIZAÇÃO Crianças – metodologia – cartilhas e folders; Adolescentes – palestras, cartilhas e foldes; Famílias - palestra.

4 D I V U L G A Ç Ã O Escolas Públicas e Particulares;
Associações de Bairros; Igrejas, etc.

5 DEFINIÇÃO O QUE SÃO DROGAS?
São substâncias naturais ou sintéticas que ao penetrarem no organismo humano possuem a capacidade de alterar o seu funcionamento. OBS: O termo DROGA vem do holandês antigo “droog”, que significa folha seca.

6 CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS
QUANTO A LEGISLAÇÃO Lícitas Ilícitas QUANTO A ORIGEM Naturais Semi-sintéticas Sintéticas QUANTO AO EFEITO NO ORGANISMO Estimulantes Depressoras Perturbadoras

7 CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS
DROGAS LÍCITAS - são aquelas permitidas por lei, produzidas e comercializadas livremente e que são aceitas pela sociedade. DROGAS ILÍCITAS - são substâncias proibidas de serem produzidas, comercializadas e consumidas.

8 CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS QUANTO A ORIGEM
Naturais – Oriundos de plantas, encontrando-se disponíveis na natureza, por exemplo: maconha (seca apenas), cogumelo e etc.; Sintéticas – Produzidas em laboratórios. Ex.: LSD (dietillamida do ácido Licérgico), ecstasy e etc.; Semi-sintéticas – Extraídas das plantas, porém exigem alguns processamentos antes de serem consumidas. Ex.: maconha, cocaína, tabaco e álcool.

9 DROGAS ESTIMULANTES Definição
Aumentam a atividade mental, fazendo com que o cérebro funcione de forma acelerada. Tipos Cocaína (pó, crack, merla, pasta de coca); Anfetaminas (medicamentos para emagrecer, rebite, ice); Tabaco.

10 DROGAS DEPRESSORAS Definição
Diminuem a atividade mental, fazendo com que o cérebro funcione mais lentamente. Reduzem a tensão emocional, a atenção, a concentração, a capacidade de memorização e a capacidade intelectual. Tipos Álcool; Solventes ou Inalantes; Medicamentos (calmantes, ansiolíticos, antidepressivos); Opióides (morfina, heroína).

11 DROGAS PERTUBADORAS Definição
Drogas capazes de produzir alterações nas funções mentais, promovendo fenômenos psíquicos anormais como delírios e alucinações. Fazem o cérebro funcionar de forma desordenada, deixando a pessoa com a mente perturbada, alterando a maneira de ver e sentir as coisas ao seu redor. Tipos Maconha, Ecstasy, LSD; Lírios (trombeteira, zabumba, saia-branca); Alguns Cogumelos (psilocibina).

12 ANTECEDENTES HISTÓRICOS
Encontramos o registro do uso de drogas desde os primórdios da humanidade. O álcool aparece na história como sendo a mais antiga das drogas. O livro “Gênesis”, mais antigo da Bíblia, faz referência à embriaguez de Noé. Ópio - remonta a povos antigos. Estudos arqueológicos dão notícias de que foram encontradas cápsulas de papoula nas cavernas dos homens primitivos, que provavelmente faziam uso do ópio.

13 ANTECEDENTES HISTÓRICOS (continuação)
A maconha situa-se também entre as drogas mais antigas. Uma descrição encontrada em um livro chinês comprova o uso dessa droga no ano 1730 a.C. A cocaína já era usada pelo índios incas, antes do descobrimento do novo mundo.

14 Fatores de Risco Curiosidade Auto-estima fragilizada Insegurança
Pouca resistência às frustrações Pressão do grupo: Física e psicológica Desequilíbrio emocional Conflitos familiares

15 Fatores de Proteção INFORMAÇÃO PRECISA E ATUALIZADA
É PRECISO TER UM PROJETO DE VIDA AUTO ESTIMA ELEVADA ATENÇÃO, CARINHO E DIÁLOGO NA FAMÍLIA


Carregar ppt "PROGRAMA DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google