A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elas afetam o SNC e podem causar dependência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elas afetam o SNC e podem causar dependência."— Transcrição da apresentação:

1 Elas afetam o SNC e podem causar dependência.
As drogas. Elas afetam o SNC e podem causar dependência.

2 O QUE SÃO AS DROGAS? São substâncias capazes de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento. A maioria das drogas é ilícita,sua utilização não é permitida por lei.

3 Efeitos das drogas: Euforia; Excitação; Sonolência; Alucinações.

4 CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS:
Entre as várias classificações existentes,adota-se a do pesquisador francês Chaloult, que classifica as drogas em três grandes grupos em relação às alterações que provocam no SNC.

5 Depressoras do SNC: Referem-se ao grupo de substâncias que diminuem a atividade do cérebro, ou seja,deprimem o seu funcionamento,fazendo com que a pessoa fique “desligada”, “devagar”, desinteressada pelas coisas. São exemplos: Álcool Inalantes Ansiolíticos (calmantes) Barbitúricos (soníferos) Opiáceos (analgésicos)

6 Estimulantes do SNC: Referem-se ao grupo de substâncias que aumentam a atividade do cérebro. Elas estimulam o seu funcionamento,fazendo com que a pessoa fique mais “ligada”,”elétrica”, sem sono. São exemplos: Cafeína Nicotina Anfetamina( bolinhas) Cocaína

7 Perturbadora do SNC: Referem-se ao grupo de substâncias que modificam qualitativamente a atividade do cérebro. Essas drogas perturbam, distorcem o seu funcionamento,fazendo com que a pessoa passe a perceber as coisas deformadas,parecidas com as imagens dos sonhos. São exemplos: LSD Maconha Alucinócenos (cactos e cogumelos)

8 Efeitos da maconha no organismo

9 POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS DO CONSUMO:
Pode causar dependência. Alterações físicas, como taquicardia, aumento da pressão arterial,perda de massa corpórea e palidez. Danos psicológicos, que se manifestam nas condutas agressivas,na perda de autoconfiança,no isolamento e na dificuldade de enfrentar problemas cotidianos. Perturbações e alucinações, a pessoa perde a referência de tempo e lugar.

10 A responsabilidade é de todos:
Informar-se sobre os danos provocados pelas drogas é uma questão de cidadania. Governo,organizações não- governamentais e toda a sociedade civil devem se mobilizar para combater o tráfico e educar as pessoas para o não uso. Conscientizar o usuário para buscar ajuda e oferecer auxílio. O consumo de drogas enriquece o tráfico e o crime organizado,aumentando a violência urbana. Não se deixe adotar por um traficante.

11 As drogas ilícitas no mundo:

12 porcentagem


Carregar ppt "Elas afetam o SNC e podem causar dependência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google