A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Olá, pessoal o meu nome é zélio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Olá, pessoal o meu nome é zélio"— Transcrição da apresentação:

1 Olá, pessoal o meu nome é zélio
Olá, pessoal o meu nome é zélio. Falarei sobre um assunto bastante importante: As drogas. Afinal, o que são drogas? Normalmente, a palavra droga é utilizada com significado negativo, sendo uma coisa ruim ou desagradável. Mas, atualmente, a medicina define droga como qualquer substância que ao ser ingerida modifica a função do organismo, resultando em mudança fisiológica ( como o aumento da pressão arterial) ou de comportamento (como a perda do sono). Então me diga, o que podemos considerar como drogas?

2 Você sabia que substâncias que atuam no cérebro e alteram a nossa
maneira de sentir, pensar e agir são chamadas de dragas psicotrópicas? elas são divididas em: estimulantes,depressoras e pertubadoras. Drogas estimulantes são aquelas que aumentam a atividade do cérebro! A pessoa fica mais elétrica, ligada e sem sono! Como exemplo, deste tipo de droga nós podemos citar: os anabolizantes, a cocaína, o crack, a nicotina e as anfetaminas. Vamos falar um pouco deste tipo de droga?

3 Os anabolizanes, por exemplo, quando utilizado para fins meramente
estéticos, sem uma orientação médica adequada, pode ocasionar vários problemas de saúde. Às pessoas se esquecem que a melhor forma para melhorar a aparência física é através de exercícios físicos e Uma alimentação saudável. O uso indiscriminado de anabolizantes ocasiona Insônia, perda de apetite, às vezes, aumento temporário do peso corpo- Ral e da força. E o problemas mais sérios como: dores nas juntas, enfra- Quecimento do sistema imunológico e ossos, bem como, a propensão De câncer de fígado, boca e pele. Na mulher, crescimento de pêlos no

4 Corpo e na face, engrossamento da voz e a interrupção da menstruação.
No homem, altera a quantidade de hormônio, a diminuição dos testículos E queda irreversível de cabelo. E em adolescentes a interferência no Crescimento ósseo. Puxa você viu como essa vaidade pode sair cara? Outra droga estimulante, são as anfetaminas, produzidas em laboratório. Esses medicamentos, são indicados para auxiliar a redução de apetites. São conhecidos como: “bolinha”, ou ‘rebites’. Provocam perda de sono E diminuição do cansaço e fome. Mas, se forem ingeridas por muito Tempo, podem provocar convulsões, coma, derrame cerebral e infarto.

5 Outra droga estimulante cerebral é a cocaína
Outra droga estimulante cerebral é a cocaína. Ela é extraída da folha de Uma planta chamada de Erythroxylom coca, uma planta originária da América do Sul. A cocaína é altamente tóxica, pois no processo de extra- Ção da substância são utilizados éter, acetona, querosene, àcido sulfúrico E amoníaco. Freqüentemente são acrescentados outros produtos tóxicos Como, gasolina, talco etc.; que servem para aumentar os lucros dos tra- Ficantes. Esta droga pode ser aspirada, fumada ou injetada. E qualquer Que seja a forma de consumo, os sintomas são de insônia e euforia. E os sintomas após os estes efeitos são inevitavelmente a irritabilidade E a depressão.

6 A vontade crescente de uma maior quantidade desta droga ocasiona
Uma dependência e leva o indivíduo a alterar seu comportamento, fi- Cando cada vez mais com alterações de húmor, agressivo, paranóico E com medo, mesmo nos períodos em que não se utiliza a droga. Além De todos esses problemas acima o que é mais preocupante é que o Usuário desta substância corre grandes riscos de derrames cerebrais E principalmente de um infarto, pois o efeito fisiológico mais caracte- Rístico desta droga é o aumento dos batimentos cardíacos.

7 Um outro problema muito sério é o caso drogas injetáveis, pois
estes usuários têm duas vezes mais riscos de vida! Além dos da- Nos causados pela cocaína, eles podem ser contaminados por Várias doenças transmitidas pelo sangue- como a hepatite e a aids- Já que muitos, tomados por estado de euforia e ansiedade, dividem Seringas na hora de injetar a droga. Falamos de vária drogas, mas você é capaz de citar quais delas São legais e ilegais perante a lei brasileira?

8 Você considera o cigarro uma droga? Por quê?
Você sabia que o cigarro é uma das drogas mais consumidas no mun- Do? A matéria-prima do cigarro é ema planta chamada de tabaco (Nicotiana tabacum). Essa planta contêm uma substância chamada nicotina. Ela é Tão nociva para o organismo que uma gota de nicotina na língua é Suficiente para matar uma pessoa! Quando uma pessoa está fumando, a nicotina é absorvida pelos pulmões E chega rapidamente ao cérebro, atuando como um estimulante leve. É Por isso que as pessoas sentem relaxadas quando fumam...

9 Outras pessoas acham que o cigarro tira o apetite, e fumam para não
engordar. Mas, seja qual for o motivo, o tabaco tem, além da nicotina, Contêm alcatrão e monóxido de carbono. O uso freqüente do tabaco pode provocar tonturas, elevar a pressão sanguínea, diminuir a resistência, o sentido do olfato e paladar, além De, a longo prazo, pode surgir doenças como, enfisema pulmonar, in- Farto, derrame cerebral e vários tipos de câncer. ´´E importante lem- Brar que os fumantes não prejudicam apenas a sua saúde, mas também A das pessoas que ficam expostas à fumaça do tabaco. Você sabia que quando a mãe fuma durante a gravidez e a amamentação O bebê pode nascer com menos peso, menor estatura, alterações no

10 Cérebro e problemas cardíacos e respiratórios?
Todas as drogas citadas anteriormente são consideradas estimulantes. Mas, existe outras categorias denominadas depressoras, porque dimi- nuem a atividade do cérebro. A pessoa fica desligada, devagar e desin- teressada pelas coisas. Dentre as drogas consideradas depressoras estão os ansiolíticos, heroína, inalantes e bebidas alcoólicas. Porque será que Álcool é colocada na categoria dos depressores, se em geral, à bebida Provoca um efeito desinibidor, como rir e falar alto? É que álcool dimi- Nui a concentração e os reflexos, podendo ocasionar inúmeros aci- Dentes de trânsito e trabalho. Você consegue identificar estas figuras?

11

12 A outra categoria de drogas são as pertubadoras, são chamadas assim
Porque provocam distúrbios no funcionamento do cérebro. A pessoa Entra numa espécie de delírio e vê as coisas deformadas. Dentre estas Drogas podemos citar: os alucinógenos e a maconha. Sendo que esta Última é extraída de folhas e flores secas chamadas de Cannabis sativa O usuário da maconha fica com o estado de consciência alterado devido A uma substância química chamada THC. A maconha pode prejudicar O processo de aprendizagem, pois prejudica a memória, especialmente Ligada á fatos recentes. Também diminui a capacidade de raciocínio Além de diminuírem os reflexos. Pessoal, agora vamos refletir um pouco?

13 As drogas além de causar vários danos á saúde, também gera sérios
problemas sociais. Você ´já pensou que nem todas as pessoas que consomem drogas têm dinheiro para comprá-las? Para consguir di- nheiro alguns usuários começam a roubar. Outros acabam trabalhando para o traficante, vendendo a droga em troca de um pouco dela para uso próprio. Como da para perceber há muitos problemas sociais causados pelas drogas Um dos problemas criminais mais sérios é, por- tanto, o tráfico de drogas. Também é importante refletir sobre as drogas e sua dependência... Muitas pessoas que experimentam drogas o fazem porque são insen- Tivadas por pessoas de seu grupo social. Por vergonha de dizer” NÃO”.

14 E de não serem mais aceitas por esse grupo, acabam experimentando.
O consumo de qualquer droga, legal ou ilegal, com o passar do tempo causa dependência seja emocional ou física, a depender do tipo de Droga. Mas todas têm em comum, no começo, a dependência emo- Cional, ou seja, a pessoa sente que “precisa da droga para “viver bem” Conforme o tipo de droga, essa dependência passa, com o tempo, a Ser uma dependência física. Isso significa que, se subitamente a doga Deixar de ser usada, o organismo poderá sofrer conseqüências, como Tremores e crises nervosas. Mas, em qualquer um dos casos, depen- Dência, emocional ou física, o que o usuário de drogas necessita é De ajuda...

15 Você já parou para pensar que as drogas legais perante a lei
São incentivadas maciçamente pelas propagandas reforçando Pessoas a fumar e a usar bebidas alcoólicas? E mesmo sabendo Que o álcool e cigarro são drogas, a lei brasileira permite a venda e o uso destes produtos para maiores de 18 anos indis- Tintamente. Por isso, decida você mesmo, como espera que seja seu futuro? Será saudável, cheio de alegria e dignidade ou será de de- Pendência, problemas e doenças?


Carregar ppt "Olá, pessoal o meu nome é zélio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google