A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DROGAS LÍCITAS: ÁLCOOL E TABACO; ILÍCITAS: COCAÍNA, MACONHA, ESTIMULANTES E OUTROS; MANEJO NO LOCAL DE TRABALHO E COMO AJUDAR FUNDAÇÃO FACULDADE FEDERAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DROGAS LÍCITAS: ÁLCOOL E TABACO; ILÍCITAS: COCAÍNA, MACONHA, ESTIMULANTES E OUTROS; MANEJO NO LOCAL DE TRABALHO E COMO AJUDAR FUNDAÇÃO FACULDADE FEDERAL."— Transcrição da apresentação:

1 DROGAS LÍCITAS: ÁLCOOL E TABACO; ILÍCITAS: COCAÍNA, MACONHA, ESTIMULANTES E OUTROS; MANEJO NO LOCAL DE TRABALHO E COMO AJUDAR FUNDAÇÃO FACULDADE FEDERAL DE CIENCIAS MÉDICA DE PORTO ALEGRE - FFFCMPA SISP PSICÓLOGA CLÁUDIA GALVÃO MAZONI PORTO ALEGRE, 29 AGOSTO 2004.

2 DROGAS... assunto complexo e difícil... O que fazer? É possível recuperar? Como abordar a pessoa? Como tratar? Qual a melhor opção de tratamento? Em que ambientes a ajuda pode ser oferecida? O que o chefe pode fazer?

3 AFINAL, O QUE É DROGA??? Substância Psicoativa = Substâncias que agem no cérebro. Modificam funcionamento Alteram humor Alteram comportamento

4 CONSEQUÊNCIAS DAS DROGA DE ABUSO Risco de acidentes veículos trabalho Envolvimento com atividades antisociais traficantes violência delinqüência juvenil Intoxicação aguda - situação de emergência Uso prolongado toxicidade crônica patologias

5 O uso de drogas é um O uso de drogas é um problema de alta prevalência, prevalência, vem crescendo no mundo e no mundo e no Brasil !!!!

6

7

8 MACONHA10 capitais COCAÍNA Em 8 capitais (exceto: Recife/Rio de Janeiro) TABACO 7 capitais (exceto: Brasília, Porto Alegre e Rio de Janeiro) ANFETAMÍNICO 4 CAPITAIS (Belém, Curitiba, Porto Alegre e Rio Janeiro) SOLVENTE2 CAPITAIS (Curitiba e Fortaleza) ANSIOLÍTICOS1 CAPITAL (Fortaleza) ÁLCOOL1 CAPITAL (Fortaleza) Drogas psicotrópicas que apresentaram aumento significativo, nos últimos 10 anos, entre estudantes brasileiros. (Fonte: 4º Levantamento Sobre o Uso de Drogas entre Estudantes de 1º e 2º graus em 10 Capitais Brasileiras. Galduroz et al, (1997).

9 32,324 milhões de brasileiros 19,3 milhões de brasileiros 9,1 milhões de brasileiros Uso na Vida I Levantamento Domiciliar sobre Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil -2001

10 3,2 milhões de brasileiros Uso na Vida 2,7 milhões de brasileiros 1,3 milhões de brasileiros 0,7 milhões de brasileiros 0,29 milhões de brasileiros I Levantamento Domiciliar sobre Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil -2001

11 5,258 milhões de brasileiros 4,225 milhões de brasileiros 0,469 milhões de brasileiros Dependência a drogas I Levantamento Domiciliar sobre Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil -2001

12 Alcoolismo é a terceira causa de absenteísmo Usuário tem 3 X mais risco de acidentes Gastos com assistência médica e remédios, entre as empresas e as famílias Custo social (saúde, familiar, social, financeiro, profissional) POR QUE EMPRESA/INSTITUIÇÃO DEVE SE PREOCUPAR?

13 O QUE FAZER DIANTE DA ALTA PREVALÊNCIA O QUE FAZER DIANTE DA ALTA PREVALÊNCIA DO USO DE DROGAS E DOS PREJUÍZOS QUE ACARRETA AO TRABALHADOR E EMPRESA/INSTITUIÇÃO?

14 Prevenção Impedir, Retardar, Reduzir, Minimizar Prejuízos decorrentes uso/abuso drogas Pré-intervenção

15 PROGRAMA DE PREVENÇÃO EMPRESA/INSTITUIÇÃO Intervenções múltiplas e complementares, sempre que possível abranger 3 níveis atuação preventiva COMO? Dimensionar com exatidão problema PARA QUEM? TODOS!!! CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA DE PREVENÇÃO

16


Carregar ppt "DROGAS LÍCITAS: ÁLCOOL E TABACO; ILÍCITAS: COCAÍNA, MACONHA, ESTIMULANTES E OUTROS; MANEJO NO LOCAL DE TRABALHO E COMO AJUDAR FUNDAÇÃO FACULDADE FEDERAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google