A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EPIDEMIOLOGIA DO USO DE ÁLCOOL NO BRASIL CEBRID - Centro Brasileiro de Informação sobre Drogas Psicotrópicas UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EPIDEMIOLOGIA DO USO DE ÁLCOOL NO BRASIL CEBRID - Centro Brasileiro de Informação sobre Drogas Psicotrópicas UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo."— Transcrição da apresentação:

1 EPIDEMIOLOGIA DO USO DE ÁLCOOL NO BRASIL CEBRID - Centro Brasileiro de Informação sobre Drogas Psicotrópicas UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo CEBRID - Centro Brasileiro de Informação sobre Drogas Psicotrópicas UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo

2 EPIDEMIOLOGIA Definição: Estudo da distribuição dos estados e acontecimentos relacionados a um população Objetivo: traçar um perfil real da situação de uma população permitindo direcionamento adequado das políticas públicas EPIDEMIOLOGIA Definição: Estudo da distribuição dos estados e acontecimentos relacionados a um população Objetivo: traçar um perfil real da situação de uma população permitindo direcionamento adequado das políticas públicas

3 Pesquisas Epidemiológicas realizadas pelo CEBRID Levantamento na população geral Domiciliar Levantamentos em Populações específicas Estudantes de 1° e 2°graus na rede pública de ensino Crianças e adolescentes em situação de rua Indicadores de Consumo: Internações hospitalares por dependência, Atendimento em salas de emergências Atendimento ambulatoriais Dados de produções e apreensões (P.F.) Instituto Médico Legal (IML)

4 USO NA VIDA DE ÁLCOOL – BRASIL E REGIÕES

5 DEPENDÊNCIA DE ÁLCOOL BRASIL E REGIÕES DEPENDÊNCIA DE ÁLCOOL BRASIL E REGIÕES

6 Comparações dos Resultados entre Regiões: DEPENDÊNCIA DE ÁLCOOL – FAIXA ETÁRIA 12 a 17 ANOS BRASIL E REGIÕES

7 ÁLCOOL

8 Dados expressos em % Internações Hospitalares no Brasil Internações Hospitalares no Brasil Média dos 12 anos 91% 9%

9 Análise de tendências do uso de drogas entre estudantes ( ): uso freqüente (uso de 6 vezes ou mais no mês): maconha: nas 10 capitais cocaína: em 6 capitais (Belém, Belo Horizonte, Brasília, P. Alegre, Salvador e São Paulo) álcool: em 6 capitais (Brasília, Curitiba, Fortaleza, P. Alegre, R. de Janeiro e São Paulo) uso pesado (uso de 20 vezes ou mais no mês): maconha: nas 10 capitais álcool: em 8 capitais (exceto - Belo Horizonte e Salvador) Análise de tendências do uso de drogas entre estudantes ( ): uso freqüente (uso de 6 vezes ou mais no mês): maconha: nas 10 capitais cocaína: em 6 capitais (Belém, Belo Horizonte, Brasília, P. Alegre, Salvador e São Paulo) álcool: em 6 capitais (Brasília, Curitiba, Fortaleza, P. Alegre, R. de Janeiro e São Paulo) uso pesado (uso de 20 vezes ou mais no mês): maconha: nas 10 capitais álcool: em 8 capitais (exceto - Belo Horizonte e Salvador)

10

11 Uso diário Apresentado por Categoria de Drogas, entre crianças e adolescentes em situação de rua de seis capitais brasileiras, no ano de Uso diário Apresentado por Categoria de Drogas, entre crianças e adolescentes em situação de rua de seis capitais brasileiras, no ano de 1997.

12 PARA REFLETIR o que faz de uma droga um problema, não é tanto seus riscos farmacológicos inerentes, e sim o modo como é prescrita e usada (Andrew Chetley)

13 Todas as substâncias são venenos; não existe nada que não seja veneno. Somente a dose correta diferencia o veneno do remédio Paracelsus ( )

14 Site:


Carregar ppt "EPIDEMIOLOGIA DO USO DE ÁLCOOL NO BRASIL CEBRID - Centro Brasileiro de Informação sobre Drogas Psicotrópicas UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google