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INTRODUÇÃO MISSÕES DA DAPE DIRETORIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA E DIREITOS HUMANOS.

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Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO MISSÕES DA DAPE DIRETORIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA E DIREITOS HUMANOS."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO MISSÕES DA DAPE DIRETORIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA E DIREITOS HUMANOS

2 CONHECENDO O PROERD PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA

3 CONHECENDO O PROERD

4 PREVENÇÃO: COMO FAZER ? INTRODUÇÃO Educação Campanhas Eventos Redes de Apoio em sintonia (Sistemas)

5 INTRODUÇÃO Meninos de rua em 5 capitais: 88,32% já fizeram uso de drogas, com destaque para tabaco, inalantes, maconha, álcool, cocaína e derivados DROGAS NO BRASIL Percentual de alunos do ensino fundamental e médio que tiveram contato com drogas psicoativas: 24,6 % da população estudantil em 10 capitais brasileiras Percentual de adolescentes que já consumiram drogas entre 10 e 12 anos de idade: 51,2 % já consumiram bebida alcoólica; 11% tabaco; 7,8 % solventes; 2% ansiolíticos; 1,8% anfetamínicos Fonte: Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID)

6 CONHECENDO O PROERD HISTÓRICO 1983 Criação DARE (Drug Abuse Resistance Education) Departamento de Polícia de Los Angeles (EUA) Distrito Unificado Escolar

7 CONHECENDO O PROERD HISTÓRICO 1992 Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro 1993 Polícia Militar do Estado de São Paulo - APMBB 2005 Centros de Treinamento: cinco Estados Aplicação do PROERD: Todos os Estados da Federação

8 ALICERCES DO PROERD Policial como modelo de vida saudável, incentivando o respeito as leis e estímulo à cidadania Pressão positiva do grupo em busca da qualidade de vida Influência da mídia e quebra de crenças negativas Reflexão sobre os efeitos das drogas CONHECENDO O PROERD

9 OBJETIVO DO PROGRAMA Prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre as crianças e adolescentes, por intermédio da autonomia de decisões (pensar nas conseqüências) – Processo de Tomada de Decisões

10 PARCERIA CONHECENDO O PROERD Família Escola Polícia Militar Programa conjunto entre:

11 TEORIA DA INFLUÊNCIA DA APRENDIZAGEM CONHECENDO O PROERD Fonte: Prof. Henry Shaftoe

12 A CRIANÇA DA 4.ª SÉRIE Muito próxima dos pais Vínculo com o professor Amiga do PM - aberta a orientações Faixa etária anterior a idade de maior experimentação inicial - 12 anos CONHECENDO O PROERD

13 ASSUNTOS ABORDADOS CONHECENDO O PROERD Construção da auto - estima Pressão dos companheiros Influência dos meios de comunicação Reflexão das Crenças sobre o Uso de Drogas Resolução de conflitos Alternativas positivas Processo de Tomada de Decisões Conseqüências ao uso de drogas

14 COMO FUNCIONA ? É aplicado nas escolas (públicas e particulares) Crianças de 9 à 12 anos (5º ano e 7º ano) Policiais fardados Apoio de uma cartilha Participação do professor CONHECENDO O PROERD

15 COMO FUNCIONA ? Organização 1 vez por semana 10 semanas 1 trimestre letivo formatura Material didático cartilha

16 CONHECENDO O PROERD

17 AULAS PROERD Lúdicas Dinâmicas de grupo Falar bem da vida Participação do professor CONHECENDO O PROERD

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21 RESULTADOSATINGIDOS

22 ESTATÍSTICA

23 ESTATÍSTICA

24 ESTATÍSTICA

25 ESTATÍSTICA

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27 CONHECENDOJCC

28 n Criado nos Estados Unidos n Parceria com as escolas e comunidades para desenvolverem um trabalho preventivo buscando um ambiente favorável ao aprendizado e ao exercício da cidadania. CONHECENDO O JCC

29 n Uma organização liderada por jovens que representa a escola e a comunidade. n Os jovens possuem as habilidades necessárias para propor soluções viáveis à sua comunidade n Preventivo, em sua forma mais ampla CONHECENDO O JCC

30 OBJETIVOS: - Tornar o ambiente escolar mais saudável, através uma postura pró-ativa do adolescente frente às responsabilidades sociais de sua comunidade - Dar à juventude a oportunidade de tornar- se parte da solução dos problemas. CONHECENDO O JCC

31 Componentes do JCC n Relatório cidadão n Patrulha de jovens n Educação para a prevenção de crimes/drogas/violência Segurança a caminho da escola Segurança a caminho da escola n Orientação n Resolução de conflitos n Mediação n Ensino de colegas e de idade variada n Projetos de ação CONHECENDO O JCC

32 ESTATÍSTICA JCC

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