A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENTENDENDO A DROGADIÇÃO Paulo Roberto Costa Pessoa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENTENDENDO A DROGADIÇÃO Paulo Roberto Costa Pessoa."— Transcrição da apresentação:

1 ENTENDENDO A DROGADIÇÃO Paulo Roberto Costa Pessoa

2 Principais Drogas de Uso Abusivo Depressores Álcool Opiáceos Benzodiazepínicos Inalantes Estimulantes Cocaína Crack Metanfetamina (cristal) Perturbadoras Maconha Alucinógenos LSD Principais Drogas

3 Não julgar

4 Tratar sem preconceito

5

6

7

8

9

10

11 O crack tem os mesmos efeitos que a cocaína, mas são mais intensos. por causa disso, ao final do efeito, o usuário sentirá uma depressão prolongada, fazendo-o fumar a pedra de novo. O risco de morte fica maior com o crack.

12 Mãe colocou correntes nos pés de adolescente de 17 anos usuário de drogas (Crack). Segundo ela, traficantes ameaçaram matar rapaz por causa de dívida.

13 MORTES NO TRÁFICO VIRAM ROTINA Tragédia anunciada: em março deste ano, mãe chorava ao lado do corpo do filho morto por envolvimento com as drogas (Crack).

14

15 Psicoterapia

16 Farmacoterapia

17 Grupos de auto-ajuda Alcoólicos Anônimos Narcóticos Anônimos

18 Internação Risco para a própria integridade física ou para terceiros

19 Prevenção

20

21

22 Centro de Atenção Psicossocial Características: Unidades de Saúde extra- hospitalarias, abertas e comunitárias em substituição ao modelo hospitalcêntrico Oferecem atendimento de cuidados intermediários entre o ambulatório e o hospital São referência para pessoas com transtornos severos, persistentes ou decorrentes do uso de álcool e outras drogas num dado território São multidisciplinares Regionalizados com população definida pelo nível local Devem Promover a reabilitação psicossocial dos usuários Oferecem atendimento em regime intensivo, semi-intensivo e não intensivo Articuladores,coordenadores e supervisores de Programas de Saúde Mental

23 QUEM SOMOS? Um serviço público municipal, estratégia do Ministério da Saúde, para o tratamento do uso abusivo e dependência química de álcool e outras drogas.

24 A QUEM SE DESTINA? A todas as pessoas que desejem realizar esse tratamento.

25 COMO PROCURAR TRATAMENTO? O CAPS funciona diariamente, em dias úteis, não havendo necessidade de agendamento prévio para triagens.

26 COMO FUNCIONA? O tratamento consiste em atenção interdisciplinar, com a psicologia, psiquiatria, médico generalista, enfermagem, nutrição, farmácia, serviço social, educador físico, e técnicos de enfermagem.

27 QUAIS ATIVIDADES? As atividades ocorrem principalmente em grupo: Grupos psicoterapêuticos Grupos operativos Oficinas de higiene e beleza Oficinas de saúde e cidadania Oficinas temáticas Oficinas de vídeo Atividades físicas Passeios Além de atenção individualizada em consultas psiquiátricas e com médico generalista. As medicações necessárias são fornecidas na própria unidade para todos que fazem o tratamento.

28 VALORES IMPORTANTES NO TRATAMENTO Acolhimento Família Diálogo Ajuda mútua Respeito Humanização Cidadania

29 NOSSA MISSÃO Ajudar aos portadores da dependência química a criarem novas possibilidades em suas vidas. Superando os preconceitos, ampliando o olhar, refletindo sobre todas as formas de exclusão, marginalização e estigmatização.

30 CAPS AD NORTE AV. PAULISTANA, 2109, PANATIS I TELS.: / 8233 ESTRADA DA REDINHA FAL ÁREA DE LAZER DO PANATIS BOPE CAPS AV. PAULISTANA, 2109

31 Muda Que quando a gente muda O mundo muda com a gente A Gente muda o mundo na mudança da mente. Gabriel o Pensador

32 Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura. Na mudança de postura a gente fica mais seguro, na mudança do presente a gente molda o futuro! Gabriel o Pensador

33

34 Obrigado.


Carregar ppt "ENTENDENDO A DROGADIÇÃO Paulo Roberto Costa Pessoa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google