A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENTENDENDO A DROGADIÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENTENDENDO A DROGADIÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 ENTENDENDO A DROGADIÇÃO
Paulo Roberto Costa Pessoa ENTENDENDO A DROGADIÇÃO

2 Principais Drogas de Uso Abusivo
Depressores Benzodiazepínicos Inalantes Opiáceos Álcool Estimulantes Metanfetamina (cristal) Cocaína Crack Perturbadoras Maconha Alucinógenos LSD

3 Não julgar

4 Tratar sem preconceito

5 No Brasil, 16 milhões de pessoas são dependentes do álcool, que é uma droga socialmente aceitável.

6 O problema do alcoolismo não diz respeito apenas à pessoa que consome bebidas alcoólicas. Os membros da sua família, as pessoas mais próximas, são particularmente atingidas.

7 A ação depressiva do álcool no cérebro, sistema nervoso central, reduz a capacidade mental e física diminuindo a habilidade para a realização de tarefas mais complexas como por exemplo conduzir um veículo.

8 O uso do álcool durante a gestação pode ser muito perigoso para a mamãe, o álcool é uma substância com livre passagem pela placenta e, portanto, livre passagem para o feto.

9 No Brasil, causa mais freqüente da cirrose hepática é a provocada pelo abuso do álcool

10 O Crack é uma droga estimulante
O Crack é uma droga estimulante. É derivado da coca, no entanto o seu processo de preparação difere da Cocaína, a base livre é conseguida mediante o aquecimento de uma mistura de cloridrato de cocaína com éter, quando é aquecido com o bicarbonato de sódio, querosene, amoníaco, acido sulfúrico e água, o produto final será o Crack

11 Os adolescentes começam a usar drogas cada vez mais precocemente
O crack tem os mesmos efeitos que a cocaína, mas são mais intensos. por causa disso, ao final do efeito, o usuário sentirá uma depressão prolongada, fazendo-o fumar a pedra de novo. O risco de morte fica maior com o crack.

12 Dependência Mãe colocou correntes nos pés de adolescente de 17 anos usuário de drogas (Crack). Segundo ela, traficantes ameaçaram matar rapaz por causa de dívida.

13 Dependência MORTES NO TRÁFICO VIRAM ROTINA
Tragédia anunciada: em março deste ano, mãe chorava ao lado do corpo do filho morto por envolvimento com as drogas (Crack).

14 Tratamento

15 Psicoterapia

16 Farmacoterapia

17 Alcoólicos Anônimos Narcóticos Anônimos
Grupos de auto-ajuda

18 Risco para a própria integridade física ou para terceiros
Internação

19 Prevenção

20 Prevenção

21

22 Centro de Atenção Psicossocial Características:
Unidades de Saúde extra-hospitalarias, abertas e comunitárias em substituição ao modelo hospitalcêntrico Oferecem atendimento de cuidados intermediários entre o ambulatório e o hospital São referência para pessoas com transtornos severos, persistentes ou decorrentes do uso de álcool e outras drogas num dado território São multidisciplinares Regionalizados com população definida pelo nível local Devem Promover a reabilitação psicossocial dos usuários Oferecem atendimento em regime intensivo, semi-intensivo e não intensivo Articuladores,coordenadores e supervisores de Programas de Saúde Mental

23 QUEM SOMOS? Um serviço público municipal, estratégia do Ministério da Saúde, para o tratamento do uso abusivo e dependência química de álcool e outras drogas.

24 A todas as pessoas que desejem realizar esse tratamento.
A QUEM SE DESTINA? A todas as pessoas que desejem realizar esse tratamento.

25 COMO PROCURAR TRATAMENTO?
O CAPS funciona diariamente, em dias úteis, não havendo necessidade de agendamento prévio para triagens.

26 COMO FUNCIONA? O tratamento consiste em atenção interdisciplinar, com a psicologia, psiquiatria, médico generalista, enfermagem, nutrição, farmácia, serviço social, educador físico, e técnicos de enfermagem.

27 QUAIS ATIVIDADES? As atividades ocorrem principalmente em grupo:
Grupos psicoterapêuticos Grupos operativos Oficinas de higiene e beleza Oficinas de saúde e cidadania Oficinas temáticas Oficinas de vídeo Atividades físicas Passeios Além de atenção individualizada em consultas psiquiátricas e com médico generalista. As medicações necessárias são fornecidas na própria unidade para todos que fazem o tratamento.

28 VALORES IMPORTANTES NO TRATAMENTO
Acolhimento Família Diálogo Ajuda mútua Respeito Humanização Cidadania

29 NOSSA MISSÃO “Ajudar aos portadores da dependência química a criarem novas possibilidades em suas vidas. Superando os preconceitos, ampliando o olhar, refletindo sobre todas as formas de exclusão, marginalização e estigmatização”.

30 CAPS AD NORTE AV. PAULISTANA, 2109, PANATIS I TELS.: 3232-8232 / 8233
ESTRADA DA REDINHA FAL ÁREA DE LAZER DO PANATIS BOPE CAPS AV. PAULISTANA, 2109

31 Muda Que quando a gente muda O mundo muda com a gente A Gente muda o mundo na mudança da mente. Gabriel o Pensador

32 Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura.
Na mudança de postura a gente fica mais seguro, na mudança do presente a gente molda o futuro! Gabriel o Pensador

33

34 Obrigado.


Carregar ppt "ENTENDENDO A DROGADIÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google