A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho realizado por: Ana Bárbara Crespo nº1 André Silva nº2 Carina Martins nº4 Professora: Glória Côrte Real J.J Thomson Dalton.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho realizado por: Ana Bárbara Crespo nº1 André Silva nº2 Carina Martins nº4 Professora: Glória Côrte Real J.J Thomson Dalton."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho realizado por: Ana Bárbara Crespo nº1 André Silva nº2 Carina Martins nº4 Professora: Glória Côrte Real J.J Thomson Dalton

2 Capa Introdução O modelo atómico de Dalton O modelo atómico de Thomson Conclusão Bibliografia Índice

3 O trabalho que nós desenvolvemos fala sobre os modelos atómicos de Dalton e de Thomson. Foi através deles e de outros físicos e químicos que no séc. XIX se descobriram coisas nunca antes vistas. Estas descobertas contribuíram para que nós tenhamos as coisas que temos. Demos o nosso melhor e esperamos que gostem desta parte da matéria.

4

5 John Dalton explicou pela primeira vez as reacções químicas admitindo a existência de átomos. Para ele, todas a substâncias eram formadas por partículas muito pequenas e indivisíveis – átomos que não se destruíam durante as reacções.

6 A teoria atómica de Dalton pode condensar-se nos seguintes princípios: A matéria é formada por partículas extremamente pequenas chamadas átomos; Os átomos são esferas maciças, indestrutíveis e indivisíveis Átomos que apresentam mesmas propriedades (tamanho, massa e forma) constituem um elemento químico; Átomos de elementos diferentes possuem propriedades diferentes; Os átomos podem se unir entre si formando "átomos compostos. Uma reacção química nada mais é do que a união e separação de átomos;

7 O seu modelo ficou conhecido como o modelo da bola de bilhar. Embora fundada em alguns princípios incertos, a teoria atómica de Dalton, por sua extraordinária concepção, revolucionou a química moderna. Esta ideia de átomo indivisível permaneceu até ao fim do século XIX.

8

9 Em 1897 Thomson devido a experiencias anteriores realizadas por William Crookes realizou descargas eléctricas em gases estas experiências levaram à ideia da existência de partículas subatómicas de carga eléctrica negativa designadas de electrões. Thomson, modificou o modelo atómico de Dalton. Segundo Thomson, o átomo seria uma esfera maciça e positiva com as cargas negativas distribuídas, ao acaso, na esfera. A quantidade de cargas positivas e negativas seriam iguais e dessa forma o átomo seria electricamente neutro.

10 A teoria atómica de Thomson pode condensar-se nos seguintes princípios: Os átomos são divisíveis; A maior parte do átomo é constituída por uma esfera maciça de carga eléctrica positiva; No interior do átomo existirão incrustadas pequenas partículas de carga eléctrica negativa – Os electrões;

11 O modelo proposto por Thomson ficou conhecido como "pudim com passas.

12 Nós gostamos muito de realizar este trabalho e cada um de nós colaborou com aquilo que sabia fazer de melhor. Ficamos a saber mais sobre estes modelos atómicos e sobre os próprios criadores. Esperamos que quem o veja e quem ouviu a nossa explicação fique a saber tanto ou mais do que nós e que tenha gostado.

13 Internet: Livros: FQ Sustentabilidade da Terra 3º Ciclo 7º, 8º e 9º Autores: M. Neli G. C. Cavaleiro e M Domingas Beleza Editora: ASA 10Q Física e Química A Autores: João Paiva, António José Ferreira, Graça Ventura, Manuel Fiolhais e Carlos Fiolhais Editora: Texto Editora


Carregar ppt "Trabalho realizado por: Ana Bárbara Crespo nº1 André Silva nº2 Carina Martins nº4 Professora: Glória Côrte Real J.J Thomson Dalton."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google