A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências 9º Ano Professora Leila

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências 9º Ano Professora Leila"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências 9º Ano Professora Leila
De que é feita a Matéria? Ciências 9º Ano Professora Leila

2 Responda: o que é Matéria?
As substâncias na natureza se encontram na forma de misturas. Ocorrem reações com formação de novas substâncias.

3 De que é feita a Matéria? Demócrito= foi um pensador da Grécia Antiga
Observou: Que o aspecto da matéria variava conforme proximidade do observador. Ex: Areia. Se pudéssemos aumentar o poder da visão Chegaríamos a partículas indivisíveis.

4 Então, o que são átomos? O átomo é a menor partícula que ainda caracteriza um elemento químico.Significa “Indivisível”

5 Ideias de Demócrito. Refletiam um admirável raciocínio, mas, naquela época, não havia como prová-las. Assim, acabaram substituídas pelos conceitos de Aristóteles. Aristóteles = pensador grego que viveu cerca de cem anos depois de Demócrito. Dizia que havia 4 elementos fundamentais; Água, fogo, terra e ar= matéria

6 Robert boyle Afirmou que os elementos não podiam ser partículas fundamentais, pois, não se combinavam uns com os outros para formar outras substâncias.

7 Lavoisier Realizou experimentos em laboratório de reações químicas de decomposição de várias substâncias. Assim considerou que essas substâncias tinham componentes = Elemento químico

8 John Dalton Lei da conservação da Matéria= em qualquer sistema, físico ou químico, nunca se cria nem se elimina matéria, apenas é possível transformá-la de uma forma em outra.

9 Conclusão de Dalton Todos os tipos de substâncias eram formados pela união de um número limitado de partículas maciças e esféricas, que não podiam ser criadas, nem destruídas. Assim determinava a diversidade de substâncias existentes na natureza. Deu-se o nome de ÁTOMOS.

10 Amadeo avogrado Todas as substâncias simples ou compostas eram formados por- no mínimo- dois átomos de mesmo elemento ou de elementos diferentes= Moléculas.

11 A água era feita da união de átomos de hidrogênio e de oxigênio= átomos compostos.

12 Diferença entre Molécula de substância.
Molécula= é a menor parte de uma substância que mantém suas características de composição e propriedades químicas. Substância=é formada por átomos de elementos específicos em proporções específicas. Cada substância possui um conjunto definido de propriedades e uma composição química.

13 Exercícios: De que é feita a matéria? O que são Átomos?
O que Demócrito Dizia? O que é elemento químico? Diferencie moléculas e substâncias. A que conclusão chegou Dalton após observar os trabalhos de Proust e experimentos relacionados à composição das substâncias? A água é uma substância; consequentemente apresenta propriedades definidas. As moléculas de água são iguais ou diferentes? Por quê?

14 Analise a ilustração: Átomo de oxigênio Átomo de hidrogênio

15 Responda: 1) Quantos elementos químicos estão representados?
2) Quantos átomos estão representados? 3) Quantos tipos de substâncias estão representados? 4) Quantas moléculas estão representadas?

16 Considerações Finais Livro: Vivendo Ciências - Sônia Salém- Capítulo 7
Fonte: %C3%A3o_da_massa


Carregar ppt "Ciências 9º Ano Professora Leila"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google