A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria atômica da matéria

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria atômica da matéria"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria atômica da matéria

2 Teoria atômica da matéria
Os gregos antigos foram os primeiros a postular que a matéria é constituída de elementos indivisíveis. Demócrito ÁTOMO A=NÃO TOMO= PARTE Teoria baseada em especulações

3 Teoria atômica da matéria
John Dalton: Primeira idéia científica do átomo. Átomos com propriedades diferentes Elemento químico Cada elemento é composto de átomos. Todos os átomos de um elemento são idênticos. Nas reações químicas, os átomos não são alterados. Os compostos são formados quando átomos de mais de um elemento se combinam.

4 A descoberta da estrutura atômica
Mais tarde, os cientistas constataram que o átomo era composto de partículas subatômicas ainda menores (+) ou (-) Modelo de Dalton fica ultrapassado Experimentos determinaram o elétron Thomson determinou a proporção carga/massa do elétron (1,76 x 108 C/g)

5 A descoberta da estrutura atômica
Millikan determinou que a carga do elétron é 1,60 x C. Conhecendo a proporção carga-massa, 1,76 x 108 C/g, Millikan calculou a massa do elétron: 9,10 x g. Com números mais exatos, conclui-se que a massa do elétron é 9,10939 x g.

6 A descoberta da estrutura atômica
Radioatividade Uma substância radioativa é colocada em um anteparo contendo um pequeno orifício de tal forma que um feixe de radiação seja emitido pelo orifício. A radiação passa entre duas chapas eletricamente carregadas e é detectada. Três pontos são observados no detector: um ponto no sentido da chapa positiva, um ponto que não é afetado pelo campo elétrico, um ponto no sentido da chapa negativa.

7 A descoberta da estrutura atômica

8 A descoberta da estrutura atômica
Radioatividade Um alto desvio no sentido da chapa positiva corresponde à radiação que é negativamente carregada . Essa se chama radiação  (consiste de elétrons). Nenhum desvio corresponde a uma radiação neutra. Essa se chama radiação  Um pequeno desvio no sentido da chapa carregada negativamente corresponde à radiação carregada positivamente. Essa se chama radiação .

9 Descoberta da estrutura Atômica
Pela separação da radiação, conclui-se que o átomo consiste de entidades neutras e carregadas negativa e positivamente. Thomson supôs que todas essas espécies carregadas eram encontradas em uma esfera. Modelo “pudim de ameixa”.

10 O átomo com núcleo Rutherford executou o seguinte experimento:
Uma fonte de partículas foi colocada na boca de um detector circular. As partículas  foram lançadas através de um pedaço de chapa de ouro. A maioria das partículas  passaram diretamente através da chapa, sem desviar. Algumas partículas  foram desviadas com ângulos grandes. Se o modelo do átomo de Thomson estivesse correto, o resultado de Rutherford seria impossível.

11

12 O átomo com núcleo Para fazer com que a maioria das partículas  (positiva) passe através de um pedaço de chapa sem sofrer desvio, a maior parte do átomo deve consistir de carga negativa difusa de massa baixa  o elétron. Para explicar o pequeno número de desvios grandes das partículas , o centro ou núcleo do átomo deve ser constituído de uma carga positiva densa.

13 O átomo com núcleo Rutherford modificou o modelo de Thomson da seguinte maneira: Suponha que o átomo é esférico mas a carga positiva deve estar localizada no centro, com uma carga negativa difusa em torno dele.

14 O átomo com núcleo O átomo consiste de entidades neutras, positivas e negativas (prótons, elétrons e nêutrons). Os prótons e nêutrons estão localizados no núcleo do átomo, que é pequeno. A maior parte da massa do átomo se deve ao núcleo. Pode haver um número variável de nêutrons para o mesmo número de prótons. Os isótopos têm o mesmo número de prótons, mas números diferentes de nêutrons. Os elétrons estão localizados fora do núcleo. Grande parte do volume do átomo se deve aos elétrons.

15 Isótopos, números atômicos e números de massa
O átomo com núcleo Isótopos, números atômicos e números de massa Número atômico (Z) = número de prótons no núcleo. Número de massa (A) = número total de prótons e nêutrons no núcleo. Por convenção, para um elemento X, escreve-se ZAX. Isótopos têm o mesmo Z, porém A é diferente.

16 Exercícios 1- Quantos prótons, nêutrons e eletrons existem em um átomo de 197Au? Z=79 2- O magnésio tem 3 isótopos com massas 24,25 e 26. Escreva o símbolo químico completo para cada um deles. Quantos nêutrons existem no núcleo de cada um dos isótopos? Z=12 Resp. 1= 79 p.; 79 e.; 118 n. Resp. 2a= 12Mg24; 12Mg25 e 12Mg26 ; 2b= 12; 13 e 14


Carregar ppt "Teoria atômica da matéria"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google