A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MODELOS ATÔMICOS Prof. Marcus Ribeiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MODELOS ATÔMICOS Prof. Marcus Ribeiro."— Transcrição da apresentação:

1 MODELOS ATÔMICOS Prof. Marcus Ribeiro

2 Vamos falar sobre: A evolução do modelo para o átomo;
Cientistas importantes para esse estudo; Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr; Experimentos realizados para obter as conclusões mais importantes.

3 Modelos Atômicos Este é o modelo mais familiar que você conhece. É o modelo de Bohr. Neste modelo, o núcleo é orbitado por elétrons em diferentes níveis de energia.

4 O Início ... O modelo de explicação do átomo evoluiu com o passar do tempo. Em 400 a.C. era parecido com uma bola de bilhar.

5 Democritus 400 a.C. Filósofo grego que iniciou a explicação sobre a matéria 2400 anos atrás. Ele perguntou: A matéria pode ser dividida indefinidamente ou há um limite?

6 Átomos Sua teoria: A matéria não pode ser dividida indefinidamente. Em algum momento obtém-se o menor pedaço possível. Este último pedaço é indivisível. Ele chamou de “átomo” a este último e indivisível pedaço.

7 Porém ... Sua teoria foi ignorada por mais de 2000 anos !!!!

8 Modelo de Dalton No início dos anos 1800, o inglês John Dalton fez experimentos que o levaram a pensar sobre a existência dos átomos.

9 A Teoria de Dalton Os elementos são compostos por átomos e átomos são indivisíveis e indestrutíveis. Átomos do mesmo elemento são absolutamente iguais. Átomos de elementos diferentes são diferentes.

10 Dalton: Elementos e Compostos

11 Modelo de Thomson: O Pudim de Passas!!
Em 1897, o inglês J.J. Thomson foi o primeiro cientista a provar que o átomo era formado por partículas e que possuia natureza elétrica.

12 O Modelo deThomson Os átomos são estruturas carregadas positivamente e incrustadas de cargas negativas.

13 O Modelo de Thomson Em um tubo de gás, Thomson observou a passagem de raios catódicos (os elétrons).

14 Thomson concluiu que as partículas negativas saiam do átomo e que, portanto, EXISTEM partículas menores que o átomo. LOGO, O ÁTOMO É DIVISÍVEL !!! Como as partículas negativas neutralizavam a carga positiva, Thomson determinou que o ÁTOMO É NEUTRO

15 O Experimento de Rutherford
Em 1908, Rutherford fez um experimento usando uma fina lâmina de ouro e cargas positivas, chamadas partículas alfa.

16 O Experimento A maior parte das partículas passa direto pela lâmina de ouro (A). Algumas eram rebatidas como se tocassem em algo sólido, levando Ruherford à conclusão de que uma parte do átomo é positiva (C).

17

18

19 Conclusões de Rutherford:
A maior parte do átomo é uma região vazia, por onde passavam as partículas alfa ; O átomo tem duas regiões: um núcleo muito pequeno e de grande massa (denso) onde estão as cargas positivas (prótons); Uma região externa chamada eletrosfera, onde estão os elétrons (negativos); O núcleo pode ser entre e vezes menor que o átomo.

20 Os elétrons giram ao redor do núcleo.
MODELO PLANETÁRIO

21 Rutherford

22 O Modelo de Bohr Em 1913, o cientista Niels Bohr propôs um avanço: Em seu modelo, colocou cada elétron em um nível específico de energia em volta do núcleo.

23 O Modelo de Bohr De acordo com Bohr, os elétrons se movem em órbitas definidas ao redor do núcleo. Essas órbitas, ou níveis de energia, estão localizadas a certa distância do núcleo.

24 Os Níveis (ou camadas) K L M N O P Q ) ) ) ) ) ) ) Núcleo Eletrosfera

25 A Energia do Elétron

26 A Troca de Energia ) ) ) Fóton

27 Ainda o Modelo de Bohr O salto quântico

28 O Modelo de Onda

29 O Modelo Atômico Atual É baseado no princípio de ondas mecânicas, onde os elétrons não se movem em algum local definido.

30 De fato, é impossível localizar a exata posição de um elétron
De fato, é impossível localizar a exata posição de um elétron. Sua localização está baseada em quanta energia ele possui.

31 A Nuvem de Elétrons É um espaço no qual os elétrons são facilmente encontrados. Os elétrons movimentam-se próximo ao núcleo bilhões de vezes por segundo.

32

33 Demócrito X Dalton Thomson Rutherford Bohr Onda Indivisibilidade
Elétron Núcleo Órbita Nuvem de elétrons Demócrito X Dalton Thomson Rutherford Bohr Onda

34 CONCLUINDO ... NÚCLEO POSITIVA 1 NULA ELETROSFERA NEGATIVA 1  1836
PARTÍCULA REGIÃO CARGA MASSA PRÓTON NÚCLEO POSITIVA 1 NÊUTRON NULA ELÉTRON ELETROSFERA NEGATIVA 1  1836

35 Informações Sobre o Átomo
Número Atômico (Z): é o número de prótons (p) no núcleo do átomo. z = p = e Número de Massa (A): é a soma do número de prótons com o de nêutrons no núcleo atômico. A = p + n p = A – n n = A - p

36 Notação Química do Átomo:
Número Atômico (Z): n° prótons (p) Número de Massa (A): A = p + n zXA N° de massa Símbolo do elemento N° atômico

37 Observe: Na Este átomo de sódio tem: 11 prótons 11 elétrons
12 nêutrons (= 23 – 11) 23 11

38 Um Exercício: (UFRGS) Um átomo de cálcio tem massa 40. Informe quantos prótons, elétrons e nêutrons há no núcleo deste átomo. A = 40 Z = 20 No núcleo: prótons: 20 nêutrons: 20 elétrons: zerinho


Carregar ppt "MODELOS ATÔMICOS Prof. Marcus Ribeiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google