A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Evolução dos Modelos Atómicos. Modelo Atómico de Dalton John Dalton (químico inglês) propôs o primeiro Modelo Atómico, em 1807. O átomo era rígido, maciso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Evolução dos Modelos Atómicos. Modelo Atómico de Dalton John Dalton (químico inglês) propôs o primeiro Modelo Atómico, em 1807. O átomo era rígido, maciso."— Transcrição da apresentação:

1 Evolução dos Modelos Atómicos

2 Modelo Atómico de Dalton John Dalton (químico inglês) propôs o primeiro Modelo Atómico, em O átomo era rígido, maciso indivisível, indestrutível e tinha uma forma esférica. Atomo de Dalton não tinha Carga elétrica. John Dalton ( )

3 Modelo Atómico de Thomson Em 1904, Thomson, propôs um novo modelo (Modelo Atómico de Thomson). Admitiu que o átomo era uma esfera maciça de carga positiva, estando os electrões dispersos no seu interior. (tal como as passas num pudim). Modelo do Pudim de passas. Joseph Thomson ( )

4 Modelo Atómico de Rutherford Rutherford ( ) 1.A grande maioria dos raios α passou pela lâmina. 2. Foram poucos os raios α reflectidos pela lâmina. 3. Pouquíssimos raios α passaram pela lâmina sofrendo desvio.

5 Modelo Atômico de Rutherford Legenda Partícula alfa 2 4 α Próton Nêutron

6 Representação macroscópica Lâmina de ouro Representação microscópica Legenda + Partícula alfa 2 4 α Próton Nêutron + +

7 A maior parte do espaço do átomo é espaço vazio. No seu interior, existe uma pequena região central positiva (núcleo). No núcleo encontra-se a maior parte da massa do átomo. Os electrões giram à volta do núcleo em órbitas circulares. Também conhecido como o modelo Planetário.

8 Conclusões Não é maciço. Possui espaços vazios. A maior parte da massa está em uma pequena região (núcleo) dotada de carga positiva (prótons). Os elétrons estão girando ao redor do núcleo (eletrosfera).

9 Como o modelo atômico de Rutherford não explicava o efeito eletromagnético, ou seja uma carga elétrica em movimento gera corrente eletromagnética.

10 Modelo Atómico de Bohr Concebido, em 1913, por Bohr. (físico dinamarquês) O átomo possuí um núcleo central. Os electrões descrevem órbitas circulares em torno do núcleo. Os electrões só podem ocupar determinados níveis de energia. A cada órbita corresponde um valor de energia. Niels Bohr ( )

11

12

13 Identificação de átomos

14 Química Rutherford (1911) Rutherford (1911) PartículaMassaCarga elétrica Próton1+1 Nêutron10 Elétron0 Rutherford não explicou o movimento dos elétrons ao redor do núcleo. MODELOS ATÔMICOS

15 IDENTIFICAÇÃO DOS ÁTOMOS Química Número atômico (Z) – é o número de prótons existentes no núcleo de um átomo. Número atômico (Z) – é o número de prótons existentes no núcleo de um átomo. Representa a identidade do átomo. Exemplo: Z = 1 (Hidrogênio contendo 1 próton) Z = 11 (Sódio contendo 11 prótons)

16 IDENTIFICAÇÃO DOS ÁTOMOS Química Número de massa (A) – é a soma do número de prótons (Z) e de nêutrons (N) existentes num átomo. Número de massa (A) – é a soma do número de prótons (Z) e de nêutrons (N) existentes num átomo. A = Z + N Observação: os elétrons não são considerados na fórmula, uma vez que a massa dos elétrons é desprezível, se comparada as massas dos prótons e nêutrons. Exemplo: O átomo de Na tem 11 prótons, 12 nêutrons e 11 elétrons. A = = 23

17 IDENTIFICAÇÃO DOS ÁTOMOS Química Elemento químico – é o conjunto de átomos com o mesmo número atômico (Z). Elemento químico – é o conjunto de átomos com o mesmo número atômico (Z). Exemplo: o elemento químico potássio (K), ou seja, todos os átomos que apresentam o número atômico 19. Representação das partículas em um átomo: 19 K 39 temos: Z = 19, A = 39 e N = 20 Observação: vale ressaltar que o número atômico (Z) é a identidade do átomo, é a partir dele que caracterizamos o elemento.

18 IDENTIFICAÇÃO DOS ÁTOMOS Química Isótopos, isóbaros e isótonos Isótopos, isóbaros e isótonos Com base no número atômico (Z), número de massa (A) e número de nêutrons (N) de diferentes átomos, podemos encontrar conjuntos de átomos que apresentam algum número em comum. Para tanto, surgiram alguns conceitos que definem estas igualdades: Com base no número atômico (Z), número de massa (A) e número de nêutrons (N) de diferentes átomos, podemos encontrar conjuntos de átomos que apresentam algum número em comum. Para tanto, surgiram alguns conceitos que definem estas igualdades:

19 IDENTIFICAÇÃO DOS ÁTOMOS Química Isótonos - são átomos com mesmo número de nêutrons que apresentam diferentes números de massa e números atômicos (elementos diferentes). Isótonos - são átomos com mesmo número de nêutrons que apresentam diferentes números de massa e números atômicos (elementos diferentes).Exemplo: 17 Cl Ca 40 ambos apresentam N = 20

20 IDENTIFICAÇÃO DOS ÁTOMOS Química Isóbaros - são átomos com mesmo número de massa (A) e diferentes números de prótons (elementos diferentes). Isóbaros - são átomos com mesmo número de massa (A) e diferentes números de prótons (elementos diferentes).Exemplo: 19 K Ca 40 ambos apresentam A = 40

21 IDENTIFICAÇÃO DOS ÁTOMOS Química Isótopos são átomos com mesmo número de prótons (Z) e diferente número de massa (A). Isótopos são átomos com mesmo número de prótons (Z) e diferente número de massa (A). Portanto, isótopos são átomos do mesmo elemento químico que apresentam diferentes números de nêutrons. Exemplo: 6 C 12 6 C 14 ambos apresentam Z = 6

22 IDENTIFICAÇÃO DOS ÁTOMOS Química Íons – são átomos que ganharam ou perderam elétrons. Íons – são átomos que ganharam ou perderam elétrons. Cátion – quando um átomo perde elétron(s), ele se torna um íon positivo. Exemplo: Na (sódio) no estado normal apresenta 11 prótons, 12 nêutrons e 11 elétrons. Na 1+ (cátion sódio) com a perda de 1 elétron passa a apresentar 11 prótons, 12 nêutrons e 10 elétrons.

23 IDENTIFICAÇÃO DOS ÁTOMOS Química Ânios – quando um átomo ganha elétron(s), ele se torna um íon negativo. Exemplo: Cl (cloro) no estado normal apresenta 17 prótons, 18 nêutrons e 17 elétrons. Cl 1- (ânion cloreto) com o ganho de 1 elétron passa a apresentar 17 prótons, 18 nêutrons e 18 elétrons.


Carregar ppt "Evolução dos Modelos Atómicos. Modelo Atómico de Dalton John Dalton (químico inglês) propôs o primeiro Modelo Atómico, em 1807. O átomo era rígido, maciso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google