A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E. E. Braz Sinigáglia alunos:Heitor e Gustavo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E. E. Braz Sinigáglia alunos:Heitor e Gustavo"— Transcrição da apresentação:

1 E. E. Braz Sinigáglia alunos:Heitor e Gustavo
Evolução dos modelos atômicos

2 Modelo de Dalton John Dalton foi um quimico ingles e viveu de a Dalton afirmava que o átomo era a partícula elementar, a menor das partículas que constituíam a matéria. John Dalton apresentou seu modelo atômico em 1808.Ele comparava o átomo com uma minúscula esfera maciça,impenetrável,indestrutível,indivisível e sem carga.Todos os átomos de um mesmo elemento químico são idênticos. Este modelo atômico ficou conhecido como"Modelo Da Bola De Bilhar".

3 Segundo Dalton: • Átomos de elementos diferentes possuem propriedades diferentes entre si. • Átomos de um mesmo elemento possuem propriedades iguais e de peso invariável. • Átomos são partículas maciças, indivisíveis e esféricas formadoras da matéria. • Nas reações químicas, os átomos permanecem inalterados. • Na formação dos compostos, os átomos entram em proporções numéricas fixas 1:1,1:2,1:3,2:3,2:5 etc. • O peso total de um composto é igual à soma dos pesos dos átomos dos elementos que o constituem. Em 1810 foi publicada a obra New System of Chemical Philosophy (Novo sistema de filosofia química), nesse trabalho havia testes que provavam suas observações, como a lei das pressões parciais, chamada de Lei de Dalton, entre outras relativas à constituição da matéria. • Os átomos são indivisíveis e indestrutíveis; • Existe um número pequeno de elementos químicos diferentes na natureza; • Reunindo átomos iguais ou diferentes nas variadas proporções, podemos formar todas as matérias do universo conhecidas; Para Dalton o átomo era um sistema contínuo. Apesar de um modelo simples, Dalton deu um grande passo na elaboração de um modelo atômico, pois foi o que instigou na busca por algumas respostas e proposição de futuros modelos. Modelo de Dalton: A matéria é constituída de diminutas partículas amontoadas como laranjas. Modelo Conhecido como "Bola de Bilhar". È Uma Esfera maciça indivisível e eletricamente neutra.

4 Modelo Atômico de Thomson
J.J. Thomson foi um físico inglês que ao pesquisar os raios catódicos demonstrou que estes podem ser interpretados como um feixe de partículas de carga negativa.E então os deu o nome de elétrons. Após varias experiências utilizando campos magnéticos e elétricos(Ampola De Cocker), Thomson, determinou a relação entre carga e massa do elétron. Assim Thomson conclui que os elétrons deveriam ser constituintes de todos os tipos de matéria. Com base em suas conclusões J.J. Thomson derrubou o modelo do átomo indivisível e apresentou o seu modelo, denominado de "modelo do pudim de passas", pois tratava-se de uma massa contínua positiva, onde nela incrustavam-se as particulas negativas, os elétrons.

5 Modelo de Rutherford Rutherford baseia seu modelo atômico na experiência realizada junto com seus colaboradores.Onde uma lamina de ouro, muito fina , foi bombardeada por partículas alfa(que eram positivas) Assim, ele observou que para cada partículas que incidiam na lamina, aproximadamente uma era desviada, refletida ou algo do gênero. Com isso, puderam concluir que o raio do átomo era vezes maior que o do núcleo. Então em 1911 surgiu, o modelo do átomo nucleado. Segundo este modelo o átomo era composto de um núcleo central de carga positiva e este era muito pequeno, mas com grande concentração de massa, e uma eletrosfera muito maior do que o núcleo porem com uma massa muito pequena.Na eletrosfera ficavam os elétrons (carga negativa). ' baseado na descoberta de sua radiotividade, sugerio que o atomo deveria ser formado por uma esfera positiva, não maciça e "incrustada" de elétrons(carga negativa), de modo que a carga total fosse nula.

6 Modelo de Bohr No modelo de Rutherford notam-se dois equívocos:
= >uma carga negativa, faz um movimento ao redor de uma carga positiva parada,este movimento torna-se espiralado em direção a carga positiva e elas chocam-se. = >uma carga negativa está em movimento, irradiando ou seja perdendo energia, que é nada mais nada menos do que emitir radiação,porém sabe-se que um átomo em estado normal não emite nenhuma radiação. Niels Bohr, físico dinamarquês conseguiu corrigir esses equívocos tendo como base a seguinte idéia: Um elétron adquire somente determinadas energias.E cada energia tem sua órbita particular, portanto quando um elétron ganha energia ele pula de órbita e vai se afastando cada vez mais do núcleo.E quando este elétron perde energia ele pula de órbita se aproximando do núcleo.Não podendo então ficar entre duas órbitas definidas.

7 Assim pode-se concluir que quanto maior é a energia do elétron, mais afastado do núcleo ele deve estar. Portanto as órbitas permitidas constituem os níveis de energia do átomo(K,L,M,N,O,P e Q).

8 Modelo de Rutherford-Bohr
Bohr, baseando-se nos estudos feitos em relação ao espectro do átomo de hidrogênio e na teoria proposta em 1900 por Planck (Teoria Quântica), segundo a qual a energia não é emitida em forma contínua, mas em ”blocos”, denominados quanta de energia, propôs os seguintes postulados: 1. Os elétrons nos átomos descrevem sempre órbitas circulares ao redor do núcleo, chamadas de camadas ou níveis de energia. 2. Cada um desses níveis possui um valor determinado de energia (estados estacionários). 3. Os elétrons só podem ocupar os níveis que tenham uma determinada quantidade de energia. 4. Os elétrons podem saltar de um nível para outro mais externo, desde que absorvam uma quantidade bem definida de energia (quantum de energia).

9 5. Ao voltar ao nível mais interno, o elétron emite um quantum de energia, na forma de luz de cor bem definida ou outra radiação eletromagnética (fóton). 6. Cada órbita é denominada de estado estacionário e pode ser designada por letras K, L, M, N, O, P, Q. As camadas podem,apresentar. K = 02 elétrons L = 08 elétrons M = 18 elétrons N = 32 elétrons O = 32 elétrons P = 18 elétrons Q = = elétrons

10 7. Cada nível de energia é caracterizado por um número quântico (n), que pode assumir valores inteiros: 1, 2, 3, etc.


Carregar ppt "E. E. Braz Sinigáglia alunos:Heitor e Gustavo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google