A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Densidade é a relação da massa deste corpo e o volume que ele ocupa (g/cm³). Determinação da densidade Substâncias sólidas A massa é facilmente determinada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Densidade é a relação da massa deste corpo e o volume que ele ocupa (g/cm³). Determinação da densidade Substâncias sólidas A massa é facilmente determinada."— Transcrição da apresentação:

1 Densidade é a relação da massa deste corpo e o volume que ele ocupa (g/cm³). Determinação da densidade Substâncias sólidas A massa é facilmente determinada através de uma balança. Se o sólido apresentar forma geométrica perfeita, o volume é determinado através da multiplicação das suas dimensões: V = Altura x Largura x Profundidade

2 Átomo Teoria Atômica de Dalton Toda matéria é formada por entidades extremamente pequenas, os átomos. Os átomos são indivisíveis. O nº de átomos existentes na natureza é relativamente pequeno. A formação dos materiais se dá pela associações entre átomos iguais ou não (moléculas). Elemento químico: é o conjunto de átomos quimicamente iguais. Berzelius (1814) Enxofre: S. Nome oficial: Sulfur Ouro: AuAurum Chumbo: PbPlumbum Molécula: é a associação de átomos de um mesmo elemento químico ou não. Caracterizando uma substância. Simples: formadas por átomos do mesmo elemento. Composta: formadas por átomos de dois ou mais elementos.

3 Experimento de Rutherford Conclusões O átomo não é maciço, apresentando mais espaço vazio do que preenchido; A maior parte do átomo se encontra numa pequena região central; Ao redor do núcleo estão os elétrons (eletrosfera). Muito mais leves que os prótons; O raio atômico do ouro (núcleo e eletrosfera) é cerca de dez mil vezes maior que o raio do núcleo.

4 Modelo de Rutherford Número Atômico (Z) e Número de massa (A) Z=pA=Z+N Obs.: Símbolo Fórmula Elemento químico Substância pura representa Símbolo Índice de atomicidade

5 Modelo de Rutherford-Bohr Postulados Os elétrons descrevem órbitas circulares ao redor do núcleo, com energia fixa e determinada, chamadas órbitas estacionárias (níveis ou camadas de energia). O movimento dos elétrons não emitem energia espontaneamente. O elétron salta para outra órbita quando recebe energia externa suficiente. Após receber essa energia, volta à sua órbita original e libera a energia recebida (na forma de luz ou calor).


Carregar ppt "Densidade é a relação da massa deste corpo e o volume que ele ocupa (g/cm³). Determinação da densidade Substâncias sólidas A massa é facilmente determinada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google