A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUÍMICA INORGÂNICA ESTRUTURA ATÔMICA. DALTON: Postulados de Dalton: 1- Toda matéria é formada por entidades extremamente pequenas, os átomos. 2- Os átomos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUÍMICA INORGÂNICA ESTRUTURA ATÔMICA. DALTON: Postulados de Dalton: 1- Toda matéria é formada por entidades extremamente pequenas, os átomos. 2- Os átomos."— Transcrição da apresentação:

1 QUÍMICA INORGÂNICA ESTRUTURA ATÔMICA

2 DALTON: Postulados de Dalton: 1- Toda matéria é formada por entidades extremamente pequenas, os átomos. 2- Os átomos são indivisíveis. 3- O número de átomos diferentes que existe na natureza é relativamente pequeno. 4- A formação de materiais se dá por meio de diferentes associações entre átomos iguais ou não. Essas associações são os átomos-compostos ( molécula).

3 THONSON: Pudim de ameixas. * Conseguiu mostrar a existência de cargas elétricas (positivas e negativas) em um átomo.

4 RUTHERFORD: Sistema Planetário *O átomo estaria dividido em duas regiões: Núcleo (prótons e nêutrons) Eletrosfera (elétrons).

5 CONCEITOS SOBRE O ÁTOMO Número Atômico (Z): quantidades de prótons. Z = p = e Número de Massa (A): a soma das partículas que constitui o átomo. A = Z + n + e A = Z + n REPRESENTAÇÃO DE UM ÁTOMO

6 SEMELHANÇA ATÔMICA ISÓTOPOS: mesmo número de prótons. ISÓBAROS: mesmo número de massa. ISÓTONOS: mesmo número de nêutrons.

7 ISOELETRONICOS: mesmo número de elétrons. ÍONS: são átomos que ganharam ou perderam elétrons

8 BOHR * Explicação do átomo baseado na luz emitida por alguns elementos quando aquecidos.

9 * O átomo é formado por um núcleo e níveis de energia quantizada ( onde estão os elétrons ), num total de sete.

10 DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA

11 EVOLUÇÃO DO MODELO ATÔMICO LOUIS DE BROGLIE: demonstrou matematicamente o comportamento dualísta do elétron (partícula e onda). HEISEMBERG: demonstrou que é impossível determinar ao mesmo tempo a posição e a velocidade do elétron (PRINCÍPIO DA INCERTEZA). OBS: desta forma os elétrons passam a ocupar regiões, onde é máxima a probabilidade de estarem (ORBITAIS)

12

13 DISTRIBUIÇÃO ELETRONICA EM ORBITAIS: PRINCIPIO DA EXCLUSÃO DE PAULIN: um orbital comporta no máximo dois elétrons com spins contrários. REGRA DE HUND: em um mesmo subnível os orbitais são preenchidos de forma a obter o maior número de elétrons desemparelhados.


Carregar ppt "QUÍMICA INORGÂNICA ESTRUTURA ATÔMICA. DALTON: Postulados de Dalton: 1- Toda matéria é formada por entidades extremamente pequenas, os átomos. 2- Os átomos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google