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Química MODELOS ATÔMICOS Prof. Franco.

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Apresentação em tema: "Química MODELOS ATÔMICOS Prof. Franco."— Transcrição da apresentação:

1 Química MODELOS ATÔMICOS Prof. Franco

2 Professor Franco de Oliveira QUÍMICA
Prof. Franco

3 Modelo Grego Leucipo e Demócrito (450 a.C):
Química Leucipo e Demócrito (450 a.C): A matéria é formada por partícula fundamentais os átomos. (A = não ; tomo = parte). Robert Boyle: Livro: “O químico cético”; Elemento químico. Prof. Franco

4 Modelo de Dalton Baseado nas “Leis Ponderais”. Postulados.
Química Baseado nas “Leis Ponderais”. Postulados. ® Esfera maciça; ® Indivisível; ® Não criados; ® Indestrutível; ® Sem carga elétrica; “Bola De Bilhar” John Dalton Prof. Franco

5 Modelo de Dalton Química JOHN DALTON 1803 “Bola de bilhar Prof. Franco

6 Modelo de Thomson Química Fenômenos elétricos: Tales de Mileto;
Benjamin Franklin; Alessandro Volta; Michael Faraday. Stoney: Sugere o nome do elétron. Crookes: Estudo de descargas elétricas em ampolas (ampolas de Crookes) Prof. Franco

7 (Joseph John Thomson) Modelo de Thomson Descoberta do elétron 1887
Química Descoberta do elétron (Joseph John Thomson) 1887 Prof. Franco

8 Modelo de Thomson Química Ampola de Crookes Prof. Franco

9 Modelo de Thomson Química Prof. Franco

10 Modelo de Thomson Química Prof. Franco

11 Do cátodo parte um fluxo de elétrons denominado raios catódicos, que se dirige à parede oposta do tubo, produzindo uma fluorescência.

12 Experiências com raios catódicos (Thomson)
Química Prof. Franco

13 Experiências com raios catódicos (Thomson)
Química Prof. Franco

14 Experiências com raios catódicos (Thomson)
Química Prof. Franco

15 Experiências com raios catódicos (Thomson)
Química Conclusões:     Os raios se propagam em linha reta; O feixe possuem massa (são corpusculares/partículas), pois movimentam o molinete; O feixe apresenta carga elétrica de natureza negativa; A relação entre carga/massa (q/m ou e/m) da partícula pode ser determinada; A relação carga/massa, é a mesma para qualquer que seja o gás na ampola; A partícula em questão está presente em toda a matéria; Foi chamado de elétron (Stoney). Prof. Franco

16 Descoberta do próton (Eugen Goldstein)
Experiências com raios canais (Goldstein) Química Descoberta do próton (Eugen Goldstein)    Prof. Franco

17 Experiências com raios canais (Goldstein)
Química No interior da ampola de descarga em gases rarefeitos é colocado um cátodo perfurado.     Prof. Franco

18 Experiências com raios canais (Goldstein)
Química Do cátodo perfurado partem os elétrons catódicos (representados em vermelho), que se chocam com as moléculas do gás (em azul claro) no interior do tubo. Prof. Franco

19 Experiências com raios canais (Goldstein)
Química Com o choque, as moléculas do gás perdem um ou mais elétrons, originando íons positivos (em azul escuro), que repelidos pelo ânodo, são atraídos pelo cátodo. Prof. Franco

20 Experiências com raios canais (Goldstein)
Química Os íons positivos atravessam os furos e colidem com a parede do tubo de vidro, enquanto os elétrons são atraídos pelo ânodo e ao colidirem com a parede de vidro do tubo produzem fluorescência. Prof. Franco

21 Experiências com raios canais (Goldstein)
Química Conclusões:     Os raios canais são positivos; Também são partículas; Diferentemente dos elétrons, suas cargas variam conforme o gás na ampola; A massa dessas partículas é muito maior que a do elétron. Para o gás mais leve (hidrogênio) é 1836 vezes mais pesado que o elétron; Átomo constituído por uma grande massa de carga positiva impregnada com os elétrons, como um “pudim com passas. Prof. Franco

22 Modelo de Thomson Modelo de Thomson
Química Experiências com “Raios Catódicos” (1903) Esfera positiva ® Esfera fluida posit.; ® Divisível; ® Indestrutível; ® Não criado; ® Com carga elétrica; J.J.Thomson “Pudim com passas” Prof. Franco

23 Modelo de Thomson Química Thomson “PUDIM COM PASSAS” Prof. Franco

24 Radioatividade Química Radioatividade Prof. Franco

25 Modelo de Rutherford Experiência da “Lâmina de ouro” (1911) Química
Prof. Franco

26 Modelo de Rutherford Modelo de Rutherford Conclusões:
Química Conclusões:     A matéria é descontínua; O átomo é constituído de uma região central carregada positivamente, e com grande massa; O elétron ocupa uma região extranuclear; O raio do átomo é aproximadamente vezes maior que o raio do núcleo; Prof. Franco

27 Modelo de Rutherford Modelo de Rutherford
Química Modelo Planetário (Modelo nuclear):     Toda massa do átomo, localizada no núcleo, que possui carga positiva; Elétrons ocupam a região extra nuclear em movimento constante, como um sistema de gravitação; Equilíbrio de forças: Força centrífuga = Força elétrica; Ernest Rutherford Prof. Franco

28 Modelo de Rutherford Problemas com o modelo:
Química Problemas com o modelo: A massa medida do núcleo era sempre maior que a massa de prótons previstas; Carga elétrica em movimento deve perder energia (lei de Maxwell); Não explicava os espectros atômicos. Prof. Franco

29 Modelo de Bohr Modelo de Bohr Estudo de ondas. V = Í . f Onde,
Química Estudo de ondas. V = Í . f Onde, v = velocidade de propagação da onda; Obs.: Ondas Eletromagnéticas v = c = velocidade da luz. Í = Comprimento de onda; f = Frequência. Obs.: Luz visível: 400 nm (violeta) até 700 nm (vermelho). Espectroscopia. Prof. Franco

30 Modelo de Bohr Modelo de Bohr Espectroscopia. Química
Luz composta por todos os comprimentos de onda Algumas linhas espectrais apenas Prof. Franco

31 Modelo de Bohr Modelo de Bohr Estudo do espectro do hidrogênio.
Química Estudo do espectro do hidrogênio. Espectro Descontínuo Prof. Franco

32 Modelo de Bohr Modelo de Bohr Mecânica Quântica. Química
E2 –E1 = E = h . f (Planck) Prof. Franco

33 Modelo de Bohr Modelo de Bohr
Química Conclusões. Elétrons possuem orbitas circulares ao redor do núcleo e possuem apenas alguns níveis onde sua permanência é permitida, não sendo possível o elétron permanecer numa posição intermediária; Ao receber energia, o elétron passa a ocupar os níveis superiores de energia (estado excitado), e depois retornam a posição de menor energia (estado fundamental); Ao retornar ao nível de menor energia, o elétron perde energia em forma de onda eletromagnética que irá compor o espectro de luz característica. Prof. Franco

34 Modelo de Bohr Química Niels Bohr 1913 Prof. Franco

35 Modelo de Sommerfeld Sommerfeld, propôs:
Química Espectroscopia de multieletrônicos. Sommerfeld, propôs: Os elétrons apresentam órbitas circulares e elípticas; Para cada nível “n” existia uma órbita circular e “n – 1” órbitas elípticas. Prof. Franco

36 Modelo atômico da mecânica quântica (modelo atual)
Química Dualismo partícula-onda do elétron. Prof. Franco

37 Louis de Broglie propôs a mesma dualidade de luz para o elétron
Modelo atômico da mecânica quântica (modelo atual) Química Caráter partícula-onda do elétron. Louis de Broglie propôs a mesma dualidade de luz para o elétron Prof. Franco


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