A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÍNDICE Química: Matéria, Energia e Átomo Cap 2 – O átomo * Teorias sobre o átomo * Modelos atômicos * Organização dos elétrons no átomo * Íons (cátions.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÍNDICE Química: Matéria, Energia e Átomo Cap 2 – O átomo * Teorias sobre o átomo * Modelos atômicos * Organização dos elétrons no átomo * Íons (cátions."— Transcrição da apresentação:

1

2 ÍNDICE Química: Matéria, Energia e Átomo Cap 2 – O átomo * Teorias sobre o átomo * Modelos atômicos * Organização dos elétrons no átomo * Íons (cátions e ânions) * Número atômico (Z) e Número de massa (A)

3 O ÁTOMO Você o papel desta página, a tinta das letras, a cadeira, o ar, as rochas, todos os seres vivos, os corpos celestes – toda a matéria do universo é feita de átomos. Existem pouco mais de 110 tipos de átomo. Então, como podemos explicar a existência de tantos materiais diferentes na natureza e mais os que são fabricados a cada ano? Com um número pequenos de letras fomos capazes de criar uma infinidade de palavras, frases e textos. Da mesma maneira, os diversos materiais que você conhece são formados por combinações diferentes de átomos. Quais são as partículas que formam o átomo? Como essas partículas estão organizadas?

4 1 grama de Ferro (Fe) = 10 sextilhões de átomos ou 1x1022
O ÁTOMO Teoria sobre o átomo Os átomos são muito, muito pequenos. Só pra ter uma ideia de como o átomo é pequeno: 1 grama de Ferro (Fe) = 10 sextilhões de átomos ou 1x1022 ou átomos de Ferro O conhecimento sobre o átomo é resultado de observação e experimentos realizados por cientistas ao longo do tempo. E a visão que a ciência tem do átomo também foi se modificando, conforme se descobriam novos fatos. Novos modelos de átomos começaram a ser construídos.

5 O ÁTOMO A ideia do átomo A palavra ÁTOMO foi usada na Grécia Antiga (400 aC.) pelos filósofos Leucipo e Demócrito para se referir às menores partículas constituintes da matéria. Á TOMO NÃO DIVISÃO não divisível Demócrito postulou que todas as variedades de matéria resultam da combinação de átomos de quatro elementos: Terra; Ar; Fogo; Água.

6 As Primeiras Teorias sobre o Átomos
Modelo Atômico de Dalton (1803) A teoria proposta pelo físico e químico inglês John Dalton afirmava: a indivisibilidade e a indestrutibilidade dos átomos (os átomos não podem ser divididos em partes menores e se preservam nas transformações químicas); que há vários tipos de átomos e cada tipo constitui um elemento químico, o qual é caracterizada por seu peso atômico; um composto químico resulta da combinação de átomos de mais de um elemento, nas reações químicas. Esquema de uma reação química pela teoria de Dalton

7 O ÁTOMO Modelo Atômico de Thomson – 1898
Os estudos relativos à natureza elétrica da matéria no século XVIII levaram o cientista inglês Joseph John Thomson, em 1898, a propor um novo modelo para o átomo, baseado na descoberta do elétron. O modelo atômico de Thomson era semelhante a uma bolha gelatinosa carregada positivamente, tendo cargas negativas – denominadas elétrons – incrustadas em sua superfície, o que o tornava eletricamente neutro. No modelo de Thomson (“pudim de passas”) o átomo era uma partícula dotada de carga positiva com pequenas partículas negativas (elétrons) incrustadas. OBS: Em 1904 Rutherford realizou o experimento onde descobriu o próton.

8 O ÁTOMO Modelo Atômico de Rutherford - Bohr Descoberta do próton.
Descoberta de elementos radioativos. Realizou um experimento baseado na dispersão da radiação alfa por uma lâmina fina de ouro. O núcleo contém partículas positivas – prótons – e também partículas sem carga elétrica – nêutrons. O núcleo tem quase toda a massa do átomo. A eletrosfera tem diâmetro muito maior que o núcleo e tem sua carga negativa – elétron. O átomo tem sua carga final ZERO, pois a quantidade de prótons e elétrons deve ser igual *Os nêutrons só foram descobertos em 1932, pelo físico inglês James Chadwick.

9 A organização dos elétrons na eletrosfera
O ÁTOMO A organização dos elétrons na eletrosfera No modelo de Rutherford – Bohr, os elétrons giram na eletrosfera. Esta eletrosfera foi dividida em órbitas por Bohr, cada uma mais distante do núcleo que a outra, sendo chamadas de CAMADAS ELETRÔNICAS. As camadas eletrônicas são identificadas pelas letras K, L, M, N, O, P e Q. Uma camada pode ter mais de um elétron, mas existe um número máximo de elétrons que a camada suporta. CAMADA ELÉTRONS K 2 L 8 M 18 N 32 O P Q

10 O ÁTOMO Em certas situações, o átomo pode ganhar ou perder elétrons, deixando de ser neutro. Nesse caso, passa a ser chamado de íon, e sua carga deixa de ser zero. Perde 1 elétron +11 prótons - 11 elétrons carga zero +11 prótons - 10 elétrons carga positiva Átomo de sódio Na Átomo de sódio Na+ CÁTION Ganha 1 elétron +17 prótons - 17 elétrons carga zero Átomo de Cloro Cl +17 prótons - 18 elétrons carga negativa Átomo de Cloro Cl - ÂNION

11 Representação de um elemento químico:
O ÁTOMO Partículas Subatômicas PRÓTONS ELÉTRONS NÊUTRONS CARGA Positiva Negativa Nula MASSA 1,673x10-27 Kg 9,109x10-31 Kg 1,675x10-27 Kg Número atômico (Z): é o total de prótons de um átomo. O número atômico é a propriedade que identifica o elemento químico. Átomos do mesmo elemento químico têm o mesmo número atômico. Número de Massa (A): é total de prótons e nêutrons de um átomo. (A = Z + n) Representação de um elemento químico: A X = símbolo do elemento químico A = nº de massa do elemento Z = nº atômico do elemento X 31 P Exemplo: Z 15

12 EXERCÍCIOS Capitulo 2 – O átomo:
Trabalhando as ideias do capítulo: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10. Pense um pouco mais: 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.

13


Carregar ppt "ÍNDICE Química: Matéria, Energia e Átomo Cap 2 – O átomo * Teorias sobre o átomo * Modelos atômicos * Organização dos elétrons no átomo * Íons (cátions."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google