A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA Leucipo Dem ó crito Epicuro (de 400- 250 a.C): A mat é ria seria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA Leucipo Dem ó crito Epicuro (de 400- 250 a.C): A mat é ria seria."— Transcrição da apresentação:

1 MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA Leucipo Dem ó crito Epicuro (de a.C): A mat é ria seria constitu í da de á tomos e espa ç os vazios; Arist ó teles ( a.C.): A mat é ria seria cont í nua. Negava a existência de espa ç os vazios na mat é ria. As menores part í culas seriam grãos de mat é ria, que exibiriam todas as suas propriedades. Por mais de 2000 anos prevaleceu a teoria aristot é lica... Stahl, s é c. XVIII: Flogistico, um outro elemento?

2 De que é constiuída a matéria? Modelo Atômico de Dalton 1. A matéria é constituída de pequenas partículas esféricas maciças e indivisíveis denominadas átomos. 2. Um conjunto de átomos com as mesmas massas e tamanhos apresenta as mesmas propriedades e constitui um elemento químico. 3. Elementos químicos diferentes apresentam átomos com massas,tamanhos e propriedades diferentes. 4. A combinação de átomos de elementos diferentes, numa proporção de números inteiros origina substâncias diferentes. 5. No curso de reações químicas, os átomos não são criados nem destruídos, são simplesmente rearranjados originando novas substâncias. Teoria filosófica de Demócrito e Leucipo. Teorias propostas por Lavoisier. Século XIX

3 1803 (?) : Dalton retomou a hipótese atômica para explicar as Leis Ponderais, o comportamento dos diversos gases da atmosfera e das misturas gasosas; 1833: Faraday estabelece uma rela ç ão entre a eletricidade e a id é ia de part í culas; Segunda metade do século: Willian Crookes desenvolve a ampola de raios catódicos.

4 1897: J. J. Thomson comprovou a natureza corpuscular dos raios catódicos e mediu não só a velocidade das partículas, mas também a relação entre sua carga e sua massa (Em 1911, Millikan determina a carga do elétron). 1900: A partir dos resultados de suas experiências, Thomson propõe um novo modelo para o á tomo...

5 Modelo Atômico de Thomson (1898) Thomson propôs um modelo de átomo no qual os elétrons, estariam uniformemente distribuídos, garantindo o equilíbrio.

6 Porém, antes do modelo atômico de Thomson, outros experimentos marcaram o final do século XIX e provocaram conseqüências profundas no século XX: a descoberta do raio X por Rötngen (1895), a descoberta e os estudos sobre a radioatividade realizados por Henri Becquerel (1896) e o casal Curie e a descoberta das radiações a, b e g por Rutherford (1898);

7 Experimento I de Rutherford:

8 PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX Experimento II de Rutherford (orientador): Resultado esperado: de acordo com os c á lculos de Geiger e Marsden a partir dos Conhecimentos j á dispon í veis sobre a for ç a de intera ç ão coulombiana que ocorre entre part í culas carregadas:

9

10 Modelo Atômico de Rutherford (1911) Observando as cintilações na tela de ZnS, Rutherford verificou que muitas partículas "alfa" atravessavam a lâmina de ouro, sem sofrerem desvio, e poucas partículas "alfa" sofriam desvio. Como as partículas "alfa" têm carga elétrica positiva, o desvio seria provocado por um choque com outra carga positiva, isto é, com o núcleo do átomo, constituído por prótons.

11 Rutherford propõe um novo modelo atômico: O átomo é constituído por duas regiões: a eletrosfera e o núcleo; No núcleo estaria concentrada toda a massa do átomo. Esse núcleo seria ainda formado por prótons (de carga + e m = 1,6 · ) e nêutrons (sem carga e m = 1,672x10 - ). Esta última partícula foi verificada experimentalmente por Chadwick em 1932; A eletrosfera seria povoada por elétrons (de carga – e m = 9.10 × g) ;


Carregar ppt "MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA Leucipo Dem ó crito Epicuro (de 400- 250 a.C): A mat é ria seria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google