A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Est. QUÍMICA GERAL Estudos Introdutórios É a ciência que estuda a matéria, sua composição e suas propriedades. O químico analisa substâncias e compostos,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Est. QUÍMICA GERAL Estudos Introdutórios É a ciência que estuda a matéria, sua composição e suas propriedades. O químico analisa substâncias e compostos,"— Transcrição da apresentação:

1 est

2

3

4 QUÍMICA GERAL Estudos Introdutórios

5 É a ciência que estuda a matéria, sua composição e suas propriedades. O químico analisa substâncias e compostos, identifica suas características físico-químicas, como elasticidade ou toxicidade. Investiga como os compostos reagem às variações de pressão e temperatura, entre outros fatores.

6

7 PARTÍCULAS ATÔMICAS NÚCLEO ELETROSFERA NÚCLEO: Contém Prótons e Nêutrons. ELÉTROSFERA: Contém Elétrons. PartículasCarga RelativaMassa Relativa Prótons+ 11 Nêutrons01 Elétrons- 11/1840

8

9

10 Demócrito Átomo Demócrito (460 – 370 A.C.) Defendeu a idéia de que a matéria era composta por pequeníssimas partículas. Modelo baseado apenas na intuição e na lógica.

11 Modelo proposto por Demócrito: Toda a matéria é constituída por átomos e vazio (não era compacta); O átomo é uma partícula pequeníssima, invisível,e que não pode ser dividida; Os átomos encontram-se em constante movimento; Universo constituído por um número infinito de átomos, indivisíveis e eternos;

12 Aristóteles (384 a.C a.C.) Modelo de Demócrito foi rejeitado por um dos maiores filósofos de todos os tempos – Aristóteles. O Modelo de Demócrito permaneceu na sombra durante mais de 20 séculos... Ar Água Terra Fogo Aristóteles acreditava que a matéria era contínua e composta por quatro elementos:

13 Dalton (1807) Séc. XIX – Dalton ressuscita A Teoria Atômica. John Dalton (1776 – 1844) *Na segunda metade do séc. XVIII, a Química sofreu uma grande evolução. *Certos fatos não podiam ser explicados pela teoria de Aristóteles, como a Lei de Lavoisier: A massa dos reagentes é igual à massa dos produtos. * Para explicar estes fatos Jonh Dalton propôs, em 1807, o seu modelo atômico.

14 Modelo proposto por Dalton: O átomo era uma esfera rígida e indivisível (modelo da Bola de Bilhar) Os átomos do mesmo elemento são iguais entre si – têm a mesma massa

15 A descoberta da primeira partícula subatômica: o elétron J. J. Thomson ( ) Thomson Thomson realizou uma série de experiências utilizando um tubo de raios catódicos (tubo semelhante aos tubos existentes no interior dos televisores). Neste tubo, eram efetuadas descargas elétricas através de um gás rarefeito. Tubo de raios catódicos

16 Em 1897 Thomson propõe novo modelo: Ao estudar as descargas no interior deste aparelho, Thomson, descobriu o elétron. A descarga emitida tinha carga elétrica negativa Thomson provou que os elétrons eram corpúsculos, dotados de carga elétrica e de massa, que fazem parte de toda a matéria. Observava-se uma fluorescência esverdeada devido à existência de partículas de carga negativa que saem dos átomos do cátodo.

17 Elétrons : partículas com carga elétrica negativa Esfera com carga elétrica positiva Modelo proposto por Thomson (1904): O átomo era uma esfera maciça de carga elétrica positiva, estando os elétrons distribuídos em seu interior. O número de elétrons seria tal que a carga total do átomo seria zero.

18 Modelo de Pudim de Passas Esfera com carga elétrica positiva Elétrons : partículas com carga elétrica negativa

19 A descoberta da segunda partícula subatômica: o próton Ernest Rutherford ( ) Cientista neozelandês, estudou com J.J. Thomson. Em 1908 realizou uma experiência que lhe permitiu propor um novo modelo atômico.

20 Experiência de Rutherford

21

22 Modelo Atômico de Rutherford (1911) Rutherford verificou que muitas partículas "alfa" atravessavam a lâmina de ouro, sem sofrerem desvio, e poucas partículas "alfa" sofriam desvio. Como as partículas "alfa" têm carga elétrica positiva, o desvio seria provocado por um choque com outra carga positiva, isto é, com o núcleo do átomo, constituído por prótons.

23 Resultados da experiência de Rutherford Partículas α Existe, no interior do átomo, uma região central positiva – o núcleo, que exerce fortes forças repulsivas sobre as partículas alfa.

24 Modelo Atômico de Rutherford (1911) Assim, o átomo seria um imenso vazio, no qual o núcleo ocuparia uma pequena parte e neste existiam partes positivas e neutra, enquanto que os elétrons o circundariam numa região negativa chamada de eletrosfera, modificando assim, o modelo atômico proposto por Thomson.

25 Niels Bohr (1913) Niels Bohr ( ) Niels Bohr trabalhou com Thomson, e posteriormente com Rutherford. Tendo continuado o trabalho destes dois físicos, aperfeiçoou, em 1913, o modelo atômico de Rutherford.

26 1º Postulado: A eletrosfera do átomo está dividida em regiões denominadas níveis ou camadas, onde os elétrons descrevem órbitas circulares estacionárias, de modo a ter uma energia constante, ou seja, sem emitirem nem absorverem energia. Modelo Atômico de Bohr

27 Átomo de Bohr


Carregar ppt "Est. QUÍMICA GERAL Estudos Introdutórios É a ciência que estuda a matéria, sua composição e suas propriedades. O químico analisa substâncias e compostos,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google