A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leis Ponderais e o Modelo Atômico de Dalton

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leis Ponderais e o Modelo Atômico de Dalton"— Transcrição da apresentação:

1 Leis Ponderais e o Modelo Atômico de Dalton
Professor: Bruno Santana Lima Alub – Ensino Médio

2 Leis Ponderais das Reações
Leis ponderais são leis que falam das massas das substâncias que participam das reações químicas. As principais leis ponderais são: Lei da Conservação das Massas (ou lei de Lavoisier); Lei das Proporções de Massa (ou Lei de Proust).

3 Lei da Conservação da Massa
O químico francês Antoine Lavoisier ( ) realizou muitas experiências que levaram à seguinte conclusão: a massa antes e depois de qualquer reação é sempre a mesma.

4 Lei de Lavoisier Experiência Conclusão
Carbono + Oxigênio  Gás Carbônico 3g g  g Veja que: 3g + 8g = 11g “A soma das massas antes da reação é igual à soma das massas após a reação”

5 Foi observado, porém, que a queima de algumas substâncias havia aumento da massa, enquanto na queima de outras havia diminuição. O grande mérito de Lavoisier foi ter descoberto que essas diferenças de massa se davam por causa da absorção ou liberação de gases durante as reações. Por exemplo, a queima da palha de aço ocorre consumo de oxigênio do ar, o que produz uma substância composta de ferro e oxigênio com massa maior do que a massa da palha de aço.

6 Medindo a massa de palha de aço antes e depois de sua queima, observa-se o aumento da massa do material sólido.

7 Ferro + Oxigênio  Óxido de ferro
Para compreender melhor essa lei podemos esquematizar: Ferro + Oxigênio  Óxido de ferro m m = m3 Segundo os dados acima a soma da massa das substâncias reagentes é igual à massa das substâncias dos produtos. A Lei de Lavoisier pode ser resumida pela frase: “Na natureza nada se cria, nada se perde; tudo se transforma”.

8 Lei das Proporções de Massa
“Uma substância pode ser proveniente de diferentes fontes naturais ou ser obtida por diversos processos. No entanto, seja qual for o método de obtenção, a substância terá sempre a mesma composição química fixa”. Essa foi a conclusão que chegou o químico francês Joseph Louis Proust ( ).

9 Em 1797, Proust enunciou a lei das Proporções Definidas (ou Lei de Proust):
“As substâncias reagem sempre na mesma proporção para formarem outra substância.”

10 Lei de Proust Experiência Conclusão Carbono + Oxigênio  Gás Carbônico
3g g  g ou 6g g  g ou 9g g  g “A proporção das massas que reagem permanece sempre constante”

11 Modelo Atômico de Dalton
Em 1808, John Dalton publicou o livro Novo Sistema de Filosofia química, no qual apresentava sua teoria para a constituição da matéria; Dalton defendia que a matéria era formada por pequenas partículas que ele denominou átomo.

12 Teoria Atômica de Dalton
A matéria é constituída por partículas denominadas átomos; As substâncias simples são constituídas por apenas um tipo de átomo (elemento químico) e as substâncias compostas por mais de um tipo de átomo (diferentes elementos químicos); As substâncias compostas são constituídas pela combinação de átomos de diferentes elementos químicos em proporções fixas.

13 Entendendo a relação entre a teoria atômica de Dalton e as leis ponderais.
A Lei de Lavoisier é explicada do seguinte modo: Carbono + oxigênio  gás carbônico C O  CO2 (3g+4g+4g=11g)  (4g+3g+4g=11g) Considerando que as partículas (átomos) iniciais e as finais são as mesmas, concluímos que a massa deve permanecer inalterada.

14 A Lei de Proust seria explicada da seguinte maneira: Carbono + oxigênio  gás carbônico
1ª Experiência: 2ª Experiência:

15 Da 1ª experiência para a 2ª, a quantidade de átomos dobrou; como conseqüência, todas as massas duplicaram. Substância simples é um tipo de substância formada por átomos de apenas um tipo de elemento químico. Exemplo: H2, O2, N2, He, etc.

16 Substância Composta é um tipo de substância formada por átomos de mais um tipo de elemento químico.
Exemplos: H2O, CO2, NaCl, etc.


Carregar ppt "Leis Ponderais e o Modelo Atômico de Dalton"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google