A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Na linguagem química, podemos associar as sentenças às equações químicas. Elas expressam por escrito o que ocorre em uma reação química; portanto elas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Na linguagem química, podemos associar as sentenças às equações químicas. Elas expressam por escrito o que ocorre em uma reação química; portanto elas."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Na linguagem química, podemos associar as sentenças às equações químicas. Elas expressam por escrito o que ocorre em uma reação química; portanto elas devem representar o que ocorre antes e depois da reação.

4

5 As substância que estão a esquerda da seta, (H 2 e O 2 ) são denominados reagentes e às que estão a direita (H 2 O), de produtos. A seta indica o sentido em que ocorre a reação. Escrevendo na forma de equação química: H2H2 +O2O2 H2OH2O

6

7 LEI DA CONSERVAÇÃO DA MASSA Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. LAVOSIER

8 Podemos observar que existem dois átomos de oxigênio do lado dos reagentes e um só no lado dos produtos, ou seja, um oxigênio ficou perdido. Isso significa que a equação não está completa, pois, não obedece a Lei de Lavoisier.

9 Como podemos solucionar esses problema???

10

11 Nós podemos multiplicar o hidrogênio por dois, e, depois, multiplicarmos a água também por dois.

12 Agora podemos dizer que essa equação está balanceada, porque contém o mesmo número de átomos de cada elemento em ambos os lados da equação. 2 H 2 + O2O2 2 H2O2 H2O

13

14 SEMPRE DEVEMOS VERIFICAR SE A EQUAÇÃO ESTÁ BALANCEADA!

15

16 IMPORTANTE!!!!!! Devemos lembrar que para ajustar uma equação química usamos unicamente os coeficientes. Os coeficientes usados no balanceamento de uma equação química devem ser sempre os menores números inteiros possíveis.

17 MÉTODO DAS TENTATIVAS

18

19

20

21

22 As reações químicas costumam ocorrer acompanhadas de alguns efeitos que podem dar uma dica de que elas estão acontecendo: QUAIS SÃO ESSES EFEITOS? ???????????????????????????

23 SAÍDA DE GASES. FORMAÇÃO DE PRECIPITADO. MUDANÇA DE COR. ALTERAÇÕES DE CALOR.

24

25 Neste tipo de reação um único composto é obtido a partir de dois compostos. Vamos ver uma ilustração deste tipo de reação!

26 VEJA ALGUNS EXEMPLOS

27

28 Como o próprio nome diz, este tipo de reação é o inverso da anterior (composição), ou seja, ocorrem quando a partir de um único composto são obtidos outros compostos. Estas reações também são conhecidas como reações de análise.

29

30 Que tal dar uma olhadinha em uma ilustração e em alguns exemplos?

31

32 Estas reações ocorrem quando uma substância simples reage com uma substância composta para formar outra substância simples e outra composta. Estas reações são também conhecidas como reações de deslocamento ou reações de substituição.

33 Como será que isto ocorre?

34

35

36 Estas reações ocorrem quando duas substâncias compostas resolvem fazer uma troca e formam-se duas novas substâncias compostas. Vamos aos exemplos?

37


Carregar ppt "Na linguagem química, podemos associar as sentenças às equações químicas. Elas expressam por escrito o que ocorre em uma reação química; portanto elas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google