A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Chuvas ácidas: impacto em alguns materiais. Chuvas ácidas Sobre os carbonatos CaCO 3 (s) + H 2 SO 4 (aq) CaSO 4 (s)+CO 2 (g)+H 2 O(l) Pouco solúvel em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Chuvas ácidas: impacto em alguns materiais. Chuvas ácidas Sobre os carbonatos CaCO 3 (s) + H 2 SO 4 (aq) CaSO 4 (s)+CO 2 (g)+H 2 O(l) Pouco solúvel em."— Transcrição da apresentação:

1 Chuvas ácidas: impacto em alguns materiais

2 Chuvas ácidas Sobre os carbonatos CaCO 3 (s) + H 2 SO 4 (aq) CaSO 4 (s)+CO 2 (g)+H 2 O(l) Pouco solúvel em água Depósitos sólidos nas fendas e poros da pedra Lepra da pedra Os ácidos reagem com os carbonatos, por reacção ácido - base, sendo um dos produtos dióxido de carbono.

3 Chuvas ácidas Sobre alguns metais Fe(s) + H 2 SO 4 (aq) FeSO 4 (aq)+H 2 (g) Os ácidos reagem com alguns metais, por reacção oxidação - redução, provocando a sua corrosão. Cobre Influenciam a velocidade de corrosão de estruturas metálicas Bronze Aço galvanizado Ferro Pinturas e vernizes M(s) + n H + (aq) M n+ (aq)+n/2 H 2 (g) Equação geral

4 O que são Reacções de Oxidação - redução Reacções de Oxidação - redução? Nas Reacções oxidação – redução… há transferência de electrões entre a espécie redutora e a espécie oxidante. ?

5 Georg Ernst Stahl ( ) Médico e químico alemão, conhecido como chefe da doutrina flogística. Estabeleceu uma relação para a queima dos metais: Metal calcinado + flogisto e para a situação inversa: calcinado + flogisto Metal Mais tarde, outros cientistas provaram que a teoria do flogisto estava incorrecta mas reconheceram que foi o início para a descoberta do mistério da combustão. Evolução dos conceitos deOxidação e Redução Evolução dos conceitos de Oxidação e Redução

6 Antoine Lavoisier ( ) Realizou as primeiras experiências bem interpretadas de oxidação de metais. Realizou as primeiras experiências bem interpretadas de oxidação de metais. Em 1772, queimando metais (e não-metais) com ar, notou que esse processo era acompanhado de um aumento de peso, tendo sugeriu o nome de oxigénio (gerador de ácido) para a substância que era absorvida pelo ar aquando de uma combustão. Em 1772, queimando metais (e não-metais) com ar, notou que esse processo era acompanhado de um aumento de peso, tendo sugeriu o nome de oxigénio (gerador de ácido) para a substância que era absorvida pelo ar aquando de uma combustão.

7 Desde que a teoria de Lavoisier foi aceite, os químicos começaram a escrever qualquer reacção entre o oxigénio e um elemento ou um composto como uma oxidação. Exemplo: a reacção entre o magnésio metálico e o dioxigénio para formar o óxido de magnésio envolve a oxidação do magnésio. 2 Mg (s) + O 2 (g) 2 MgO (s) Oxidação O termo redução vem do latim que significa voltar atrás. Depois da descoberta dos electrões, os químicos chegaram à conclusão de que as reacções de oxidação-redução envolvem a transferência de electrões de um átomo para o outro.

8 OxidaçãoRedução Conceitos de Oxidação e Redução Algumas reacções químicas acontecem com a alteração do valor da carga das espécies químicas. São as reacções de oxidação - redução onde: Oxidação é o processo que envolve perda de electrões. Redução é o processo que envolve ganho de electrões.

9 OxidaçãoRedução Conceitos de Oxidação e Redução CORROSÃO DO FERRO

10 OxidaçãoRedução Conceitos de Oxidação e Redução 2Fe(s) + H 2 O (l)+ O 2 (g) 2Fe(HO) 2 (s) CORROSÃO DO FERRO Peça metálica oxidada Chuva ácida Fe(s) + 2H + (aq) Fe 2+ (aq)+H 2 (g) 2Fe(HO) 2 (s) + H 2 O (l)+ O 2 (g) 2Fe(HO) 3 (s)

11 Formação da ferrugem 2 Fe + 2 H 2 O, O 2 4 OH - 2 Fe (OH) 2 H 2 O, O 2 Ferrugem Fe 2 O 3. xH 2 O A oxidação do Fe forma um buraco e liberta electrões que atravessam o metal. 2 Fe 2+ 4 e -

12 Oxidação Número de Oxidação O n.o. das substâncias elementares é zero; O n.o. do ião monoatómico é igual á carga do ião; A soma dos números de oxidação dos átomos de uma molécula é igual a zero; A soma dos números de oxidação de um ião poliatómico é igual à carga do ião; O n.o. do hidrogénio é +1 quando combinado com um elemento mais electronegativo; O n.o. do hidrogénio é -1 quando combinado com um elemento menos electronegativo; O n.o. do hidrogénio é +1 quando combinado com um elemento mais electronegativo; O n.o. do oxigénio é -2; O n.o. do oxigénio é -1 nos peróxidos; O n.o. do oxigénio é -(1/2) nos superóxidos; O n.o. do oxigénio é +1 ou +2 quando combinado com o flúor. n. o. Relaciona-se com a carga das espécies químicas. Esta carga pode ser real, caso das espécies monoatómicas, ou pode ser atribuídas com determinadas REGRAS REGRAS:

13 OxidaçãoRedução Conceitos de Oxidação e Redução diminuição da carga ( redução) Fe 2 O 3 (s) + 3C (g) 4Fe(s) + 3CO 2 (g) Aumento da carga (oxidação) Produção Industrial Fe - hematite

14 Semi-reacções Conceitos de Semi-reacções de oxidação-redução OXIDAÇÃO: Fe (s) Fe 2+ (aq)+ 2 electrões REDUÇÃO:2H + (aq) + 2 electrões H 2 (g) Fe(s) + 2H + (aq) Fe 2+ (aq)+H 2 (g) O metal Fe foi oxidado O ião H+ foi reduzido Chuva ácida

15 Conclusão Uma espécie química oxida-se quando aumenta o seu nº oxidação. Uma espécie química oxida-se quando aumenta o seu nº oxidação. A espécie foi oxidada cedeu electrões A espécie foi oxidada cedeu electrões ( sofreu Oxidação) Uma espécie química reduz-se quando diminui o seu nº oxidação. Uma espécie química reduz-se quando diminui o seu nº oxidação. A espécie foi reduzida recebeu electrões A espécie foi reduzida recebeu electrões ( sofreu Redução)

16 Espécie Redutora e Espécie Oxidante espécie química que se oxida chama-se espécie redutora. Ao oxidar-se permite que outra se reduza. A espécie química que se oxida chama-se espécie redutora. Ao oxidar-se permite que outra se reduza. A espécie química que se reduz chama-se espécie oxidante. A espécie química que se reduz chama-se espécie oxidante.

17 Reacções entre ácidos e metais Reacção entre o ácido clorídrico e o zinco: Zn (s) + 2 HCl (aq) ZnCl 2 (aq) + H 2 (g) OXIDAÇÃO REDUÇÃO Redutor Oxidante

18 Reacção entre o ácido clorídrico e o magnésio: Mg (s) + 2 HCl (aq) MgCl 2 (aq) + H 2 (g) OXIDAÇÃO REDUÇÃO Redutor Oxidante


Carregar ppt "Chuvas ácidas: impacto em alguns materiais. Chuvas ácidas Sobre os carbonatos CaCO 3 (s) + H 2 SO 4 (aq) CaSO 4 (s)+CO 2 (g)+H 2 O(l) Pouco solúvel em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google