A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula: Processos de separação de misturas; Atomística. Professor: Júlio César Química.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula: Processos de separação de misturas; Atomística. Professor: Júlio César Química."— Transcrição da apresentação:

1 Aula: Processos de separação de misturas; Atomística. Professor: Júlio César Química

2 Análise Imediata Conjunto de processos físicos utilizados para separar cada uma das substâncias que compõe uma mistura. Para se escolher o método mais adequado para se separar a mistura, é necessário conhecer algumas propriedades de seus componentes.

3 Processos de separação de misturas Misturas heterogêneas Catação Peneiração Flotação Levigação Decantação Dissolução fracionada Separação magnética Centrifugação

4 Catação Peneiração Flotação Usando a mão ou a pinça, separam-se os componentes sólidos. Usada para separar sólidos constituintes de partículas de dimensões diferentes. São usadas peneiras com malhas diferentes. Trata-se a mistura com um líquido com densidade intermediária em relação às dos componentes. O componente menos denso que o líquido flutuará A figura ao lado mostra diferentes diâmetros de telas, para peneiras.

5 Levigação Decantação Dissolução fracionada É um método que se utiliza uma corrente de água para separar os componentes da mistura. A fase mais densa sedimenta-se, ou seja, deposita-se no fundo do recipiente Um dos componentes sólidos da mistura é dissolvido em um líquido.

6 Separação magnética Centrifugação Estes materiais são extraídos pelos ímas. Usa-se uma centrífuga. a fase mais densa sedimenta.

7 Destilação fracionada Usa-se para líquidos miscíveis entre si. Misturas homogêneas

8 Destilação simples A solução contida no balão de destilação é aquecida

9 Atomística – Evolução dos modelos atômicos Constituição da matéria V a.c quatro elementos Filósofo grego Fogo ar Água Terra

10 400 a.c Filósofos gregos Representação dos elementos químicos ElementoSímbolo AlquímicoDalton Nome / Símbolo Berzelius Nome / Símbolo OuroGold /Aurum / Au PrataSilver /Argentum / Ag FerroIron /Ferrum / Fe CobreCopper /Cuprum / Cu G S I C

11 Evolução dos modelos atômicos Dalton Hipóteses Tudo que existe na natureza é composto por diminutas partículas denominadas átomos; Os átomos são indivisíveis e indestrutíveis; Existe um número pequeno de elementos químicos diferentes na natureza; Reunindo átomos iguais ou diferentes nas variadas proporções, podemos formar todas as matérias do universo conhecidos Como a matéria é constituída? Modelo

12 Thomson Descoberta da primeira partícula subatômica Experimento Como a matéria era constituída? Modelo

13 Rutheford Descoberta da segunda partícula subatômica Experimento Como a matéria era constituída? Modelo

14 Chadwick Descoberta da terceira partícula subatômica Bohr Sommerfeld

15 A = Z + n Número atômico(z): Indica a quantidade de prótons existentes no núcleo de um átomo. Número de nêutrons(n): Indica a quantidade de nêutrons existentes no núcleo. Massa atômica(A):É soma do número atômico com o número de nêutrons.

16 Representação de um átomo genérico X em cima fica localizado a massa, em baixo fica localizado o número atômico e no meio fica localizado o número de nêutrons (Convenção mundial segundo a IUPAC) OBS: Antes de começar a resolver qualquer questão, consultar a legenda da tabela periódica.

17 Semelhanças atômicas Isótopos Isóbaros Isótonos Isoeletrônicos

18 Distribuição eletrônica Diagrama de Linus Pauling

19 Números Quânticos Número quântico principal(n) Número quântico secundário(l) Número quântico magnético(m l ) Número quântico spin(m S )


Carregar ppt "Aula: Processos de separação de misturas; Atomística. Professor: Júlio César Química."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google