A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jessica Resende Joana Alves João Pinto Juliana Simão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jessica Resende Joana Alves João Pinto Juliana Simão"— Transcrição da apresentação:

1 Jessica Resende Joana Alves João Pinto Juliana Simão
Modelos Atómicos Jessica Resende Joana Alves João Pinto Juliana Simão

2 Escola Secundária Inês de Castro
Modelo Atómico de Bohr Ciências Físico e Química 10ºC Mª Glória Côrte-real Jessica Resende, nº19 Joana Alves, nº20 João Pinto, nº21 Juliana Simão, nº /Novembro/2008

3 Índice Introdução Niels Bohr ( biografia )
Do átomo de hidrogénio ao modelo atómico Imagens Os postulados de Bohr Conclusão Bibliografia

4 Introdução No âmbito da disciplina de química foi-nos pedido a realização de um trabalho de pesquisa que terá bastante utilidade para esta, para além de ser um objecto importante na história da Ciência. Falaremos de Niels Bohr e do seu conhecido modelo atómico e, tentaremos, sucintamente, explicar a importância que este físico teve para o Mundo da Ciência. Esperemos que esteja do agrado de todos.

5 Niels Bohr Niels Henrick David Bohr foi um físico notável do século XX, cujos trabalhos contribuíram para a compreensão da estrutura atómica. Nasceu a 7 de Outubro de 1885, na capital da Dinamarca. Licenciou-se, na sua cidade natal em física. Em 1911, Bohr mudou-se para Cambridge, onde trabalhou no laboratório Cavendish sob a orientação de J.J Thomson e, em 1912 passou a trabalhar no laboratório do professor Rutherford, em Manchester. Neste laboratório, Bohr realizou um trabalho sobre a absorção de raios alfa. Entretanto, este físico passou a dedicar-se ao estudo da estrutura do átomo, baseando-se na descoberta do núcleo atómico, realizada por Rutherford. Para além deste trabalho, Bohr dedicou-se também ao estudo do núcleo atómico e à interpretação do fenómeno de fissão do urânio – 235, que abriu caminho para a utilização de energia nuclear De 1914 a 1916 foi professor de Física Teórica na universidade de Victoria, em Manchester. Mais tarde, voltou para Copenhaga, onde foi nomeado director do instituto de física teórica em Em 1922, a sua contribuição para o mundo da Física foi internacionalmente reconhecida aquando a atribuição do prémio Nobel da Física. Bohr morreu a 18 de Novembro de 1962, vítima de trombose aos 77 anos de idade.

6 Do átomo de hidrogénio ao Modelo Atómico
Bohr começou por estudar o átomo de hidrogénio, sendo este o mais simples que existe. Ao estudá-lo concluiu que o electrão deste não emitia radiações enquanto permanecesse na mesma órbita, emitindo-as apenas quando se desloca de um nível de maior energia ( órbita mais distante do núcleo ) para outro de menor energia ( órbita mais perto do núcleo ). Concluiu assim que as órbitas não se localizariam a quaisquer distâncias do núcleo, pelo contrário apenas algumas órbitas seriam possíveis, cada uma delas correspondendo a um nível bem definido de energia do electrão – Teoria Quântica. A transição de uma órbita para a outra seria feita por saltos uma vez que, ao absorver energia (excitação), o electrão saltaria para uma órbita mais externa, e ao emitir (dexexcitação), depois, essa mesma energia passaria para outra mais interna. Cada uma dessas emissões apareceria no espectro como linhas de luz com localizações especificas, separadas por áreas escuras, ou seja, um espectro de riscas. Niels Bohr pode observar que o mesmo acontecia com os outros átomos, conseguindo, assim, formular o seu tão conhecido modelo atómico.

7 Imagens A – Estados Estacionários;
Interpretação do espectro de emissão do hidrogénio. A – Estados Estacionários; B – Transição entre níveis de energia.

8 Imagens Níveis e respectivas energias. Modelo Atómico de Bohr

9 Os postulados de Niels Bohr
1º Postulado: Os electrões descrevem órbitas circulares estacionárias em redor do núcleo sem emitirem nem absorverem energia. 2º Postulado: Ao fornecer energia a um átomo, um ou mais electrões absorvem-na e saltam para níveis mais afastados do núcleo. Ao voltarem às suas órbitas originais, emitem a energia anteriormente recebida em forma de radiação.

10 Conclusão Com este trabalho podemos concluir que Niels Bohr foi entidade importante para o mundo da física e da química, uma vez que formulou as ideias de que os electrões movem-se à volta do núcleo em órbitas circulares, que a cada órbita corresponde um determinado valor de energia, e que os electrões de maior energia movem-se em órbitas mais afastadas do núcleo, enquanto que os de menor energia movem-se em órbitas mais próximas do núcleo. Esperemos que tenham gostado e aprendido mais com este trabalho.

11 Bibliografia PAIVA, João, e outros, 10Q . Física e Química A, Lisboa, Texto Editores, 2007 M. Neli G. C. Cavaleiro e M. Domingas Beleza, FQ Viver melhor na Terra, s/l, Edições Asa, 2007


Carregar ppt "Jessica Resende Joana Alves João Pinto Juliana Simão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google