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1 Profª. NORILDA http://norildasiqueira.wikispaces.com
MODELO ATÔMICO DE BOHR Profª. NORILDA

2 Niels Henrik David Bohr

3 Niels Bohr Propôs esse modelo em 1.913
Para completar o modelo de Rutherford Descreve o átomo como um núcleo pequeno e carregado positivamente cercado por elétrons em órbita circular.

4 Postulados de Bohr Os ē nos átomos movimentam-se ao redor do núcleo em trajetórias circulares. São as camadas ou níveis de energia. Cada nível possui um valor de energia. Um ē não permanece entre dois níveis de energia. Um ē passa de um nível para outro quando absorve energia externa (ultravioleta, luz vís., infravermelho). Esse ē ficou excitado e ocorreu uma transição eletrônica. A transição de retorno do ē libera energia na forma de ondas eletromagnéticas. (luz vis. ou ultrav.)

5 Transição eletrônica

6 Exemplos

7 Teste de chama Procedimento utilizado para detectar a presença de alguns íons metálicos. Baseado no espectro de emissão característico para cada elemento. Fogos de artifícios. Pólvora misturada com um elemento característico.

8 Cores emitidas pelos átomos
Elemento Cor Sódio Laranja Potássio Violeta Cálcio Vermelho-tijolo Estrôncio Vermelho-carmim Bário Verde Cobre Azul-esverdeado Césio Azul-clara

9 Teste de chama

10 Modelo de Subnível de Energia

11 Princípio da incerteza de Heisenberg
Para encontrar a posição de um elétron, é necessário fazê-lo interagir com algum instrumento de medida (radiação). Para determinar a posição do elétron, é necessário que a radiação tenha comprimento de onda da ordem da incerteza com que se quer determinar a posição.

12 O ato de medir afeta a grandeza de medida.
Ou se sabe a posição do elétrons ou sua energia, nunca os dois ao mesmo tempo. O elétron é mais bem caracterizado por sua energia do que por sua posição.

13 Camadas eletrônicas ou níveis de energia

14 Diagrama de Pauling ou Diagrama das Diagonais

15 1 - Distribuir os elétrons do átomo normal de manganês (Z=25) em ordem de camada.
K - 1s2 L - 2s2 2p6 M - 3s2 3p6 3d5 N - 4s2 4p 4d 4f O - 5s 5p 5d 5f P - 6s 6p 6d Q - 7s 7p Resposta: K=2; L=8; M=13; N=2

16 Ga Z= 31 K - 1s2 L - 2s2 2p6 M - 3s2 3p6 3d10 N - 4s2 4p1 4d 4f O - 5s 5p 5d 5f P - 6s 6p 6d Q - 7s 7p Resposta: K=2; L=8; M= 18; N=3

17

18 Bibliografia Peruzzo, Francisco Miragaia. Química na abordagem do cotidiano: volume 3, ensino médio. São Paulo: Moderna, 2003. Google. Disponível em <http://images.google.com.br/images> acesso em 04/05/2009. Google. Disponível em <http://www.mundovestibular.com.br> acesso em 04/05/2009


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