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MODELO ATÔMICO DE BOHR Profª. NORILDA

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Apresentação em tema: "MODELO ATÔMICO DE BOHR Profª. NORILDA"— Transcrição da apresentação:

1 MODELO ATÔMICO DE BOHR Profª. NORILDA

2 Niels Henrik David Bohr

3 Niels Bohr Propôs esse modelo em Para completar o modelo de Rutherford Descreve o átomo como um núcleo pequeno e carregado positivamente cercado por elétrons em órbita circular.

4 Postulados de Bohr Os ē nos átomos movimentam-se ao redor do núcleo em trajetórias circulares. São as camadas ou níveis de energia. Cada nível possui um valor de energia. Um ē não permanece entre dois níveis de energia. Um ē passa de um nível para outro quando absorve energia externa (ultravioleta, luz vís., infravermelho). Esse ē ficou excitado e ocorreu uma transição eletrônica. A transição de retorno do ē libera energia na forma de ondas eletromagnéticas. (luz vis. ou ultrav.)

5 Transição eletrônica

6 Exemplos

7 Teste de chama Procedimento utilizado para detectar a presença de alguns íons metálicos. Baseado no espectro de emissão característico para cada elemento. Fogos de artifícios. Pólvora misturada com um elemento característico.

8 Cores emitidas pelos átomos ElementoCor SódioLaranja PotássioVioleta CálcioVermelho-tijolo EstrôncioVermelho-carmim BárioVerde CobreAzul-esverdeado CésioAzul-clara

9 Teste de chama

10 Modelo de Subnível de Energia

11 Princípio da incerteza de Heisenberg Para encontrar a posição de um elétron, é necessário fazê-lo interagir com algum instrumento de medida (radiação). Para determinar a posição do elétron, é necessário que a radiação tenha comprimento de onda da ordem da incerteza com que se quer determinar a posição.

12 O ato de medir afeta a grandeza de medida. Ou se sabe a posição do elétrons ou sua energia, nunca os dois ao mesmo tempo. O elétron é mais bem caracterizado por sua energia do que por sua posição.

13 Camadas eletrônicas ou níveis de energia

14 Diagrama de Pauling ou Diagrama das Diagonais

15 1 - Distribuir os elétrons do átomo normal de manganês (Z=25) em ordem de camada. K - 1s 2 L - 2s 2 2p 6 M - 3s 2 3p 6 3d 5 N - 4s 2 4p 4d 4f O - 5s 5p 5d 5f P - 6s 6p 6d Q - 7s 7p Resposta: K=2; L=8; M=13; N=2

16 Ga Z= 31 K - 1s 2 L - 2s 2 2p 6 M - 3s 2 3p 6 3d 10 N - 4s 2 4p 1 4d 4f O - 5s 5p 5d 5f P - 6s 6p 6d Q - 7s 7p Resposta: K=2; L=8; M= 18; N=3

17

18 Bibliografia Peruzzo, Francisco Miragaia. Química na abordagem do cotidiano: volume 3, ensino médio. São Paulo: Moderna, Google. Disponível em acesso em 04/05/2009. Google. Disponível em acesso em 04/05/2009http://www.mundovestibular.com.br


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