A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação na gestão de Recursos Hídricos Propriedades Da Água Regina Teresa Rosim Monteiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação na gestão de Recursos Hídricos Propriedades Da Água Regina Teresa Rosim Monteiro"— Transcrição da apresentação:

1 Educação na gestão de Recursos Hídricos Propriedades Da Água Regina Teresa Rosim Monteiro

2 Propriedades da Água Solvente: A dissolução dos compostos ocorre através das várias taxas de solubilidade dos compostos e dos diferentes componentes da água: a solubilidade varia com a temperatura, pH, quantidade de sais, etc Água doce Água salobra Água do mar

3 Classificação das Águas Água DoceApresenta teor de sólidos totais dissolvidos (STD) inferior a mg/L Água SalobraSTD entre a mg/L Água SalgadaSTD maior mg/L

4 Oxigênio Dissolvido: Varia com a temperatura e condições do ambiente. O oxigênio é fornecido pelo ar atmosférico à superfície líquida (lentamente) e por atividade fotossintética. Pode-se aumentar a aeração por: turbulência: como cachoeiras, quedas dáguas, obstáculos, ou por processos como borbulhamento com ar comprimido, rotação com escovas, rotores, etc.

5 Partículas Sólidas: partículas em suspensão oriundas de erosão de solos, efluentes industriais, esgoto urbano, atividades de mineração, etc. Causam turbidez ou cor inibindo a fotossíntese através do impedimento da entrada da luz, deposição de partículas na superfície das folhas e caules das plantas aquáticas. Os organismos de fundo podem ser enterrados devido a deposição de partículas ou sofrerem adsorção na superfície.

6 Temperatura: O efeito indireto da elevação da temperatura da água é a perda de oxigênio. A solubilidade dos gases na água é inversamente proporcional a sua temperatura. Ex. Ao nível do mar a 10ºC a água pode conter 11,3 mg/l de oxigênio, a 37°C desce para 7 mg/l. Certos tipos de industrias como: metalúrgicas, lacticínio, usinas utilizam água corrente para refrigeração de máquinas térmicas. As usinas termoelétricas utilizam vapor para acionar as turbinas, este vapor condensa e forma grande quantidade de líquido quente.

7 A temperatura é um dos fatores que determina a distribuição de espécies; A temperatura é importante para os animais psilotermos; A temperatura é essencial para o funcionamento das proteínas (enzimas).

8 Valor Osmótico: Os seres vivos são conhecidos por possuírem o fenômeno de osmose, o qual é seletivo devido as propriedades de semi- permeabilidade das membranas. Se a concentração interna for maior que a concentração externa a célula pode absorver líquidos e inchar. Se a concentração interna for menor que a externa pode perder líquidos para o meio e murchar. As plantas, animais e microrganismos aquáticos sofrem a força da pressão osmótica. O aumento da salinidade de um rio provocada por despejos de esgoto, ou a diluição por desvios e canais, alteram o ambiente de rios e oceanos.

9 Pressão Osmótica Pressão de Turgor

10 pH: O pH da água é neutro ou levemente alcalino ou ácido. As substâncias nela dissolvidas é que lhe vão dar a propriedade, dependendo da concentração relativa de íons de hidrogênio ou oxidrilas nela existentes. O rio geralmente tem pH neutro porque absorve o CO 2 da atmosfera (é mais solúvel que o O 2 ou é proveniente da respiração dos organismos aquáticos, formando ácido carbônico na combinação com carbonatos (principalmente de Ca) oriundos das rochas. Limpeza de máquinas com soda caústica em industrias são causas de elevação do pH da água.

11 Potencial Hidrogeniônico: O potencial hidrogeniônico também é importante. A água de um rio geralmente tem pH neutro, o que significa que os íons de hidrogênio e oxidrilas estão em equilíbrio. Adições de ácidos como sulfúrico, clorídrico ou ácidos orgânicos como o cítrico, o ascórbico entre outros, podem tornar a água rica em íons hidrogênio em relação à oxidrilas. As substâncias como soda cáustica, amoníaco e potassa, ao contrário dos ácidos possuem alta concentração de oxidrilas, tornando a água alcalina. A solubilidade de vários elementos químicos é dependente do pH, havendo desorção ou sorção de metais por exemplo de material sólido

12

13 Tensão Superficial: As moléculas de um líquido tem força de coesão superior a dos gases e inferior que dos sólidos. A força de coesão é dada pela força de atração entre as moléculas vizinhas. Na superfície esta atração é unilateral, pois é maior na parte inferior líquida do que na parte superior em contato com a atmosfera. Fazendo com que as moléculas da superfície fiquem mais coesas entre si originando o fenômeno de tensão superficial.

14 Tensão SuperficialBolha de Ar

15

16

17 Os compostos que se adsorvem à partículas são os mais pesados e são os que apresentam maior problema de toxicidade. Partículas sólidas menores adsorvem mais e têm um tempo maior de residência. Partículas Sólidas


Carregar ppt "Educação na gestão de Recursos Hídricos Propriedades Da Água Regina Teresa Rosim Monteiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google