A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INDUSTRIA DE CLORO. Características Nome: Cloro Nome: Cloro Número Atômico: 17 Número Atômico: 17 Símbolo Químico: Cl Símbolo Químico: Cl Configuração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INDUSTRIA DE CLORO. Características Nome: Cloro Nome: Cloro Número Atômico: 17 Número Atômico: 17 Símbolo Químico: Cl Símbolo Químico: Cl Configuração."— Transcrição da apresentação:

1 INDUSTRIA DE CLORO

2 Características Nome: Cloro Nome: Cloro Número Atômico: 17 Número Atômico: 17 Símbolo Químico: Cl Símbolo Químico: Cl Configuração Eletrônica: [Ne]3s13p5 Configuração Eletrônica: [Ne]3s13p5 Abundância: Terra: 130 PPM Abundância: Terra: 130 PPM Substância Elementar mais comum : Cl2 Substância Elementar mais comum : Cl2 Classe de Substâncias Elementares : Não Metal Classe de Substâncias Elementares : Não Metal Origem : Natural Origem : Natural Estado Físico : Gás Estado Físico : Gás Ponto de Fusão : 172 K Ponto de Fusão : 172 K Ponto de Ebulição : 239 K Ponto de Ebulição : 239 K

3 História No ano de 1774 por Scheele foi a primeira vez que o gás cloro foi preparado. No ano de 1774 por Scheele foi a primeira vez que o gás cloro foi preparado. Ácido oximuriático Ácido oximuriático Davy em 1810 provou que o gás era uma substância elementar. Davy em 1810 provou que o gás era uma substância elementar.

4 Na onde é encontrado Na natureza não é encontrado em estado puro. A obtenção mais abundante é através do eletrólise no Cloreto de Sódio (NaCl)

5 Fluxograma da Eletrólise do Cloreto de Sódio

6 Ação Biológica O cloro tem um odor característico que o torna facilmente detectável a partir de uma concentração mínima no ar. O cloro tem um odor característico que o torna facilmente detectável a partir de uma concentração mínima no ar. Ele provoca irritação no sistema respiratório, especialmente em crianças. No estado gasoso irrita as mucosas e no estado líquido queima a pele. Ele provoca irritação no sistema respiratório, especialmente em crianças. No estado gasoso irrita as mucosas e no estado líquido queima a pele.

7 Ação Biológica Pode ser detectado no ar pelo seu odor a partir de 3,5 ppm, sendo mortal a partir de ppm. Pode ser detectado no ar pelo seu odor a partir de 3,5 ppm, sendo mortal a partir de ppm. Foi usado como arma química a partir da Primeira Guerra Mundial. Foi usado como arma química a partir da Primeira Guerra Mundial.

8 Efeitos Adversos a saúde humana Inalação: Tosse, irritação das mucosas, dor de cabeça, inquietação e sensação de sufocamento. Inalação: Tosse, irritação das mucosas, dor de cabeça, inquietação e sensação de sufocamento. Pele: Contato pode causar queimaduras e destruição de tecidos. Pele: Contato pode causar queimaduras e destruição de tecidos. Olhos: Altas concentrações no ar ou contato direto, podem causar queimaduras. Olhos: Altas concentrações no ar ou contato direto, podem causar queimaduras.

9 Aplicações Fins sanitários. Fins sanitários. Indispensável para a potabilização da água. Indispensável para a potabilização da água. desinfecção de resíduos industriais e de piscinas. desinfecção de resíduos industriais e de piscinas. Branqueamento de fibras vegetais como algodão, linho, etc. Branqueamento de fibras vegetais como algodão, linho, etc.

10

11 Compostos: Hipoclorito de Sódio Hipoclorito de sódio pode ser preparado pela absorção do gás cloro em solução de hidróxido de sódio mantida em resfriamento (abaixo dos 40 °C): Portanto, o NaClO é produzido industrialmente pela eletrólise de uma solução de cloreto de sódio sem nenhuma separação entre o cátodo e o ânodo.

12 Compostos: Hipoclorito de Sódio Encontra-se o Hipoclorito de sódio na industria como Alvejantes. Encontra-se o Hipoclorito de sódio na industria como Alvejantes. É usada uma solução alcalina (pH 11,0) de hipoclorito de sódio para tratar água efluente da indústria da galvanoplastia contendo diluições de cianetos. É usada uma solução alcalina (pH 11,0) de hipoclorito de sódio para tratar água efluente da indústria da galvanoplastia contendo diluições de cianetos. É usado também na Odontologia, durante o tratamento de canal, para desinfetar o canal e dissolver qualquer resto de tecido da polpa do dente; etc. É usado também na Odontologia, durante o tratamento de canal, para desinfetar o canal e dissolver qualquer resto de tecido da polpa do dente; etc.

13 Processo Produtivo do Hipoclorito de Sódio Processo mais moderno existente nas indústrias de cloro-ácali: a eletrolise com células de membrana. As membranas Nafion Dupont são projetadas exclusivamente para promover a separação do cloreto de sódio (NaCl). As reações que ocorrem na eletrólise são: Ânodo: 2NaCl(aq) 2Na + + Cl2 (g) + 2e Cátodo: 2H2O + 2e- H2 (g) + 2OH- Global: 2NaCl + 2H2O Cl2 (g) +H2 (g) + 2NaOH

14 Compostos: PVC É o único material plástico que não é 100% originário do petróleo. O PVC contém, em peso, 57% de cloro (derivado do cloreto de sódio - sal de cozinha) e 43% de eteno (derivado do petróleo). É o único material plástico que não é 100% originário do petróleo. O PVC contém, em peso, 57% de cloro (derivado do cloreto de sódio - sal de cozinha) e 43% de eteno (derivado do petróleo). A principal matéria-prima do PVC é o sal marinho, um recurso natural renovável. Veja abaixo o fluxograma de fabricação do PVC e sua fórmula química: A principal matéria-prima do PVC é o sal marinho, um recurso natural renovável. Veja abaixo o fluxograma de fabricação do PVC e sua fórmula química:

15 Fluxograma de fabricação do PVC

16 O Cloro em Piscinas Urina e suor dos banhistas. Urina e suor dos banhistas. Odor e a irritação nos olhos e na pele. Odor e a irritação nos olhos e na pele. Urina e suor liberam amônia na água, e a amônia reage com o cloro, formando cloroaminas. (NH2Cl) Urina e suor liberam amônia na água, e a amônia reage com o cloro, formando cloroaminas. (NH2Cl) É importante que o teor de cloro seja mantido entre 1 e 3 ppm É importante que o teor de cloro seja mantido entre 1 e 3 ppm

17 Fluxograma de Cloro Residual em Água Cloro Aplicado Demanda de CloroCloro Residual Cloro Residual Livre HOClOCl Cloro Residual Combinado NH2Cl NHCl2 NCl3

18 Presença na natureza O cloro é o 11º elemento mais abundante; O cloro é o 11º elemento mais abundante; responde por 2,9% da composição da água do mar, o que significa 50 trilhões de toneladas da substância; responde por 2,9% da composição da água do mar, o que significa 50 trilhões de toneladas da substância; 10 bilhões de toneladas anuais do produto são liberadas na atmosfera na forma de sal ; 10 bilhões de toneladas anuais do produto são liberadas na atmosfera na forma de sal ; 2 mil compostos organoclorados (combinados de cloro com elementos como carbono, hidrogênio, entre outros) são produzidos por processos vitais de plantas e animais, terrestres e marinhos; 2 mil compostos organoclorados (combinados de cloro com elementos como carbono, hidrogênio, entre outros) são produzidos por processos vitais de plantas e animais, terrestres e marinhos;

19 Conclusão Todo processo industrial está caracterizado pelo uso de insumos (matérias- prima, água, energia, etc.) que, submetidos a uma transformação, dão lugar a produtos, subprodutos e resíduos. Todo processo industrial está caracterizado pelo uso de insumos (matérias- prima, água, energia, etc.) que, submetidos a uma transformação, dão lugar a produtos, subprodutos e resíduos. Quando se fala em meio ambiente, no entanto, o empresário imediatamente pensa em custo adicional. Dessa maneira passam despercebidas as oportunidades de uma redução de custos. Sendo o meio ambiente um potencial de recursos ociosos ou mal aproveitados, sua inclusão no horizonte de negócios pode resultar em atividades que proporcionam lucro ou pelo menos se paguem com a poupança de energia ou de outros recursos naturais. Quando se fala em meio ambiente, no entanto, o empresário imediatamente pensa em custo adicional. Dessa maneira passam despercebidas as oportunidades de uma redução de custos. Sendo o meio ambiente um potencial de recursos ociosos ou mal aproveitados, sua inclusão no horizonte de negócios pode resultar em atividades que proporcionam lucro ou pelo menos se paguem com a poupança de energia ou de outros recursos naturais. Neste sentido, para proporcionar o bem -estar da população, as empresas necessitam empenhar-se na: manutenção de condições saudáveis de trabalho; segurança, treinamento e lazer para seus funcionários e familiares; contenção ou eliminação dos níveis de resíduos tóxicos, decorrentes de seu processo produtivo e do uso ou consumo de seus produtos, de forma a não agredir o meio ambiente de forma geral; elaboração e entrega de produtos ou serviços, de acordo com as condições de qualidade e segurança desejadas pelos consumidores Neste sentido, para proporcionar o bem -estar da população, as empresas necessitam empenhar-se na: manutenção de condições saudáveis de trabalho; segurança, treinamento e lazer para seus funcionários e familiares; contenção ou eliminação dos níveis de resíduos tóxicos, decorrentes de seu processo produtivo e do uso ou consumo de seus produtos, de forma a não agredir o meio ambiente de forma geral; elaboração e entrega de produtos ou serviços, de acordo com as condições de qualidade e segurança desejadas pelos consumidores


Carregar ppt "INDUSTRIA DE CLORO. Características Nome: Cloro Nome: Cloro Número Atômico: 17 Número Atômico: 17 Símbolo Químico: Cl Símbolo Químico: Cl Configuração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google