A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História da Arte do Brasil A arte destaca-se no processo da educação escolar como um agente transformador social. Por meio desta, o homem se identifica,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História da Arte do Brasil A arte destaca-se no processo da educação escolar como um agente transformador social. Por meio desta, o homem se identifica,"— Transcrição da apresentação:

1 História da Arte do Brasil A arte destaca-se no processo da educação escolar como um agente transformador social. Por meio desta, o homem se identifica, cria valores, usa sua imaginação e define sua essência. Objetivos gerais Apresentar a história da arte no Brasil e em Santa Catarina desde a Pré-História até os dias atuais. Conhecer, apreciar e valorizar as artes brasileira e catarinense e a identificar características trazidas por outras nações.

2 Arte do Período Pré-Colonial Artefatos líticos Há lascas que podem ser datadas de a anos atrás (em Minas Gerais, Góias, São Paulo, Rio Grande do Sul). Ídolo de Iguape. Estatueta antropomorfa esculpida em pedra gnaisse, datada de c. 500 a.C.. Encontrada pelo pesquisador alemão, Ricardo Krone em um sambaqui em Iguape em Acervo do MAE-USP.

3 Zoólitos (zoo- “animal”; litos-“pedra”) Arte Rupestre Os motivos são diversificados, geométricos e orgânicos.

4 Parque Nacional Serra da Capivara Sudeste do Estado do Piauí, ocupando áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. Nessa região encontra-se uma densa concentração de sítios arqueológicos, a maioria com pinturas e gravuras rupestres.

5 Serra da Capivara

6

7

8 Arte rupestre de Santa Catarina Praia do Santinho

9 Praia do Santinho. Grafismo constituído por longas linhas paralelas.

10 Painel de arte rupestre com monumento rochoso ao fundo

11 Grafismos SI-4, Santinho Norte - Lindo painel formado por linhas onduladas paralelas verticais. Conservação boa. Tamanho 166 x 69 cm. Frente sudoeste. Foto de Agosto de 1986.

12 Sinalação SII-9 e SII-10, Santinho Norte - Painel no chão constituído por uma máscara com 54 x 40 cm, conservação ruim, e uma ampulheta com 23 x 39 cm, conservação boa. Frente leste. Foto de Janeiro de 1988.

13 Ingleses. Grafismo constituído por linhas paralelas que formam o losango sagrado no meio e os princípios feminino e masculino nos triângulos superior e inferior da gravura.

14 Sinalação SI-2, Ponta das Canas - Semivestígio de um conjunto de círculos com divisões internas. Conservação: vestígio. Tamanho 60 x 30 cm. Frente oeste. Foto de Maio de Sítio descoberto por Edmar Hoerhan.

15 Sinalação SV-A-2, Ilha do Campeche, lado esquerdo do painel do letreiro - enorme figura, parcialmente destruída, constituída por uma dupla máscara, circundada por 2 linhas paralelas. Conservação ruim. Tamanho 168 x 142 cm. Frente sudeste. Foto de Maio de 1993.

16 Ilha do Marajó A ilha de Marajó é uma ilha brasileira do estado do Pará, localizada na foz do rio Amazonas no arquipélago do Marajó. É a maior ilha fluviomarítima do mundo. A cidade de Belém situa-se à sudeste do canal que separa a ilha do continente.

17 Tanga marajoara, cêramica, MAE-USP

18 Santarém Grupo de elevado grau de tecnologia, que reflete na variedade de formas e decoração e na perfeita representação de alguns animais da fauna regional.pg.07

19 As estatuetas, em sua maioria, representam formas humanas. Na coleção do Museu Goeldi, analisada por Conceição Corrêa (1965), e que possui no total 119, apenas 2 são zoomorfas. As 62 estatuetas analisadas por Guapindaia (1993), pertencentes à coleção Frederico Barata, também sob a guarda do Museu Goeldi, são antropomorfas. Outro aspecto relevante é que a maioria é feminina (Corrêa,1965; Guapindaia,1993 e Gomes, 2001).

20 Estatueta antropomorfa, cultura santarém, altura 20,5 cm, largura 12 cm.

21 Vaso cariátide da cultura Santarém (cerâmica tapajônica). Acervo do MAE-USP.

22 Urna antropomorfa Tapajós-Konduri S/n


Carregar ppt "História da Arte do Brasil A arte destaca-se no processo da educação escolar como um agente transformador social. Por meio desta, o homem se identifica,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google