A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bacias Hidrográficas do Brasil Prof. Eduardo Marinho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bacias Hidrográficas do Brasil Prof. Eduardo Marinho."— Transcrição da apresentação:

1 Bacias Hidrográficas do Brasil Prof. Eduardo Marinho

2 FATORES CLIMÁTICOS

3 FATORES GEOMORFOLÓGICOS PROVÍNCIAS HIDROGEOLÓGICAS

4 PRINCIPAIS AQÜÍFEROS TIPOS DE AQÜÍFEROS

5 BACIAS HIDROGRÁFICAS BRASILEIRAS

6 O Brasil é dotado de uma vasta e densa rede hidrográfica, sendo que muitos de seus rios destacam-se pela extensão, largura e profundidade. Em decorrência da natureza do relevo, predominam os rios de planalto que apresentam em seu leito rupturas de declive, vales encaixados, entre outras características, que lhes conferem um alto potencial para a geração de energia elétrica. Quanto à navegabilidade, esses rios, dado o seu perfil não regularizado, ficam um tanto prejudicados. BACIAS HIDROGRÁFICAS BRASILEIRAS

7 BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO AMAZONAS Este rio, com uma extensão de aproximadamente km, ou superior conforme recentes descobertas, disputa com o rio Nilo o título de mais extenso no planeta. Porém, em todas as possíveis outras avaliações é, disparado, o maior. O volume de água do rio Amazonas é extremamente elevado, descarregando no Oceano Atlântico aproximadamente 20% do total que chega aos oceanos em todo o planeta. O rio Amazonas se apresenta como um rio de planície. Por ser atravessado pela linha do Equador, esse rio apresenta afluentes nos dois hemisférios do planeta.

8 BACIA HIDROGRÁFICA DOS RIOS TOCANTINS-ARAGUAIA Se constitui na maior bacia hidrográfica inteiramente situada em território brasileiro. Seu principal rio formador é o Tocantins, cuja nascente localiza-se no estado de Goiás, ao norte da cidade de Brasília. O rio Tocantins desemboca no delta amazônico e embora possua, ao longo do seu curso, vários rápidos e cascatas, também permite alguma navegação fluvial. O rio Araguaia nasce na serra das Araras, no estado de Mato Grosso.

9 BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO A bacia do rio São Francisco, nasce em Minas Gerais, na serra da Canastra, e atravessa os estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. De grande importância política, econômica e social, principalmente para a região nordeste do país, é navegável por cerca de km.

10 BACIA HIDROGRÁFICA PLATINA A bacia platina possui um destaque financeiro por percorrer áreas densamente povoadas e urbanizadas, além de ter um elevado índice de desenvolvimento nacional. A bacia do Prata ocupa uma área de 4,3 milhões de km² e possui porções das áreas argentinas, bolivianas, brasileiras, paraguaias e uruguaias.

11 Rio Paraguai O rio Paraguai tem aproximadamente quilômetros de extensão. É um rio próprio para navegações, constituindo-se em uma importante via de transporte e comunicação para o Paraguai, e também, para o Brasil.

12 Rio Paraná A região abrange uma área de km², distribuídos em sete Unidades da Federação: Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e o Distrito Federal. A maior capacidade instalada de energia elétrica do país e também a de maior demanda. Destacam-se as usinas de Itaipu e Furnas. A região mais industrializada e urbanizada do país. Nela reside quase um terço da população brasileira.

13 Rio Uruguai São importantes fontes de contaminação das águas superficiais e subterrâneas na região os efluentes da suinocultura e avicultura no oeste catarinense e os agrotóxicos. Apresenta um grande potencial hidrelétrico, com uma capacidade total de produção de 40,5 KW/km², considerando os lados brasileiro e argentino.

14 Bacias Secundárias Trecho Norte-Nordeste Vários rios de grande porte e significado regional podem ser citados como componentes dessa bacia. Em especial, o rio Parnaíba é o formador da fronteira dos estados do Piauí e Maranhão, por seus 970 km de extensão, desde suas nascentes na serra da Tabatinga até o oceano Atlântico

15 Bacias Secundárias Trecho Leste F ormado pelas bacias dos rios que correm entre a foz do São Francisco e a divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Seu rio mais importante é o Paraíba do Sul, localizado entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Possui, ao longo de seu curso, grande aproveitamento hidrelétrico, bem como indústrias importantes como a Companhia Siderúrgica Nacional.

16 Bacias Secundárias Trecho Sudeste Formado pelas bacias dos rios que estão ao sul da divisa dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Eles possuem importância regional pela participação em atividades como transporte hidroviário, abastecimento de água e geração de energia elétrica.

17

18

19 Relevo, Bacias e Localização da Região de Goiânia em GO

20 Pirenópolis


Carregar ppt "Bacias Hidrográficas do Brasil Prof. Eduardo Marinho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google