A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hidrografia do Brasil O Brasil é dotado de uma vasta e densa rede hidrográfica, sendo que muitos de seus rios destacam-se pela extensão, largura e profundidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hidrografia do Brasil O Brasil é dotado de uma vasta e densa rede hidrográfica, sendo que muitos de seus rios destacam-se pela extensão, largura e profundidade."— Transcrição da apresentação:

1 Hidrografia do Brasil O Brasil é dotado de uma vasta e densa rede hidrográfica, sendo que muitos de seus rios destacam-se pela extensão, largura e profundidade. Em decorrência da natureza do relevo, predominam os rios de planalto que apresentam em seu leito rupturas de declive, vales encaixados, entre outras características, que lhes conferem um alto potencial para a geração de energia elétrica. Quanto à navegabilidade, esses rios, dado o seu perfil não regularizado, ficam um tanto prejudicados.

2

3 Importância da água dos rios
É um dos principais agentes modeladores do relevo terrestre; É um recurso natural básico na alimentação das populações; Abastecimento de água; Produção de hidroeletricidade; Navegação fluvial

4 Bacias hidrográficas do Brasil

5 Bacias hidrográficas do Brasil
Principais Secundárias Amazônica; Tocantins Araguaia; São Francisco; Platina ( formada pelas bacias Paraguaia, Paranáica e Uruguaia). Norte-Nordeste Do Leste Sul-Sudeste.

6

7 Bacia Amazônica.

8 Bacia Amazônica Maior bacia do planeta;
Países – Brasil, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru e Suriname; Denominações do Amazônas- Apurimac, Ucayali, Solimões e Amazônas. Escoamento de 108 m³/s. Trecho de km para navegação.

9 Rio Amazônas

10 Características do rio Amazônas.
Maior rio do mundo; Rio perene Possui regime misto ( pluvial e nival); Possui foz mista ( em Delta e em Estuário ).

11 Principais afluentes do rio Amazônas.
Margem esquerda. Margem direita Xingú; Madeira; Tapajós. Trombetas; Negro; Jupurá.

12 Principais hidroelétricas
Balbina – rio Uatumã (AM); Samuel – rio Jameri (RO); Curuá-Uma – rio Curuá-Uma (PA).

13 Usina de Balbina.

14 Bacia do Tocantins-Araguaia

15 Característica da bacia do Tocantins-Araguaia
Possui km; Apresenta o escoamento de grãos ( com destaque para soja). Abastecimento hidroelétrico de Grande Carajás; Destaque para a usina de Tucuruí. Possui a maior ilha fluvial do mundo – Ilha do Bananal ( rio Araguaia ).

16

17 Desvantagens da construção de Tucuruí.
Deslocamento do povo a Gavião para a reserva Mãe Maria. Comprometimento da flora e fauna aquática. Elevados custos de manutenção. Grande endividamento econômico.

18 É formada pelas Bacias do Paraná, do Paraguai e do Uruguai.
Bacia platina É formada pelas Bacias do Paraná, do Paraguai e do Uruguai.

19 Bacia do Paraná Formada pela junção dos rios Grande e Paranaíba.
É aproveitada tanto para a navegação quanto para a produção de energia hidroelétrica. Principais eclusas – Jupiá e Três Irmãos. Destaque para a hidrovia – Tietê-Paraná.

20 Hidrovia Tietê-Paraná.
Integração dos estados MG, SP, MS, PR, SC e GO; Liga a região de Anhebi ( Sorocaba SP), até Foz do Iguaçu. Possibilita maior integração do Brasil com os países do Mercosul.

21 Principais usinas hidroelétricas
Itaipú Porto Primavera Marimbondo Furnas

22 Eclusas

23 Bacia do Paraguai Drena uma grande área de planície
Países – Bolívia, Paraguai, Argentina e Brasil. O rio Paraguai nasce na chapada dos Perecis (MT). Principais afluentes – rio Cuiabá, rio Taquarí e rio Miranda. Principais atividades econômicas – pecuária bovina, expansão da soja e escoamento do manganês.

24 Bacia do Uruguai O rio Uruguai é formado pela junção dos rios Canoas (SC) e Pelotas (RS); Deságua no estuário da Prata; Alto curso – pequena produção de hidroeletricidade. (16% do seu potencial); Baixo curso – rizicultura de inundação.


Carregar ppt "Hidrografia do Brasil O Brasil é dotado de uma vasta e densa rede hidrográfica, sendo que muitos de seus rios destacam-se pela extensão, largura e profundidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google