A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASPECTOS FÍSICOS DO CONTINENTE AMERICANO Professor: Arnaldo trilobita.org.br/arnaldo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASPECTOS FÍSICOS DO CONTINENTE AMERICANO Professor: Arnaldo trilobita.org.br/arnaldo."— Transcrição da apresentação:

1 ASPECTOS FÍSICOS DO CONTINENTE AMERICANO Professor: Arnaldo trilobita.org.br/arnaldo

2 COSTA OESTE A oeste do continente, predominam um relevo montanhoso jovem, pois sua formação é de idade geológica recente. Essa cadeia de montanha estende-se por mais de quarenta mil km, desde o Alasca até o extremo sul do Chile. Apesar disso, recebe diferentes denominações locais: Montanhas Rochosas, no Canadá e nos Estados Unidos; Serra Madre, no México; Cordilheira dos Andes na América do Sul.

3 REGIÃO CENTRAL Na região do centro encontramos grandes planícies e depressões, como por exemplo a planície e depressão da Amazônia, a planície do Pantanal e a depressão de Chaco, na América do sul.

4 COSTA LESTE A costa do oceano Atlântico, a leste do continente americano, é constituída por planaltos e montanhas muito antigos, bastante desgastados pelos agentes erosivos.

5 CLIMAS E VEGETAÇÃO DA AMÉRICA

6 Canadá e o Alasca, bem como a Groenlândia, são caracterizados por climas polar e subpolar, onde o rigor dos longos invernos sombrios alterna com os curtos verões. Estas regiões, às chuvas relativamente raras, são abrangidas de neve e gelo durante uma grande parte do ano. Clima boreal ao centro do Canadá; Frio de montanha entre o Canadá,e os Estados Unidos; Clima temperado no sul do Canadá, norte, leste e centro do Estados Unidos.

7 Interior ocidental dos Estados Unidos e uma grande parte do norte do México. Zona principalmente montanhosa e desértica, às chuvas raras. Clima mediterrâneo na Califórnia e clima subtropical na Flórida; Por último, a parte meridional do México apresenta um clima tropical e quente ao longo de todo o ano, com fortes precipitações, em especial no verão.

8 O clima equatorial encontrado na faixa Amazônica apresenta temperaturas altas e um regime pluviométrico abundante. Ao norte e ao sul da bacia amazônica estende-se uma zona de clima tropical quente, com estação úmida no verão e seca no inverno. As zonas desérticas da América do Sul, muito secas e com grandes diferenças diárias de temperatura, localizam-se no litoral norte do Chile e a noroeste e sudeste da Argentina, onde os desertos são frios.

9 No litoral peruano o clima é tropical e subtropical. O clima subtropical temperado, com inverno seco e verão chuvoso, predomina nas partes central e oriental da Argentina, no Paraguai, no Uruguai e no sul do Brasil. Predomina o clima mediterrâneo no centro do Chile, que se transforma em clima oceânico temperado-frio na área sul e na Terra do Fogo.

10 Principais características dos climas Clima Polar: Aparece nas altas latitudes e tem como principal característica as temperaturas baixíssimas. As médias anuais de temperatura estão sempre abaixo de 0° e as precipitações inferiores a 250 mm. Clima Frio Continental: No verão as temperaturas alcançam 10°e no inverno -10°. As precipitações variam de 250 a 1000 mm anuais. Vegetação predominante é a floresta boreal. Clima Temperado ou Mesotérmico: Apresenta as quatro estações do ano bem definidas. As temperaturas médias anuais variam de -3°C a 18°C. Predomina na América do Norte, na América do Sul aparece apenas em um pequeno trecho.

11 Clima Equatorial: ocorre na maior parte das terras banhadas pelos rios da Bacia Amazônica e nas terras mais baixas do Istmo. As temperaturas médias anuais são superiores a 25°C e as precipitações ultrapassam 2000 mm. A vegetação predominante é a floresta equatorial. Clima tropical: Sul dos EUA, México, América Central e grande parte da América do Sul, principalmente o Brasil. Diferencia-se do clima equatorial por apresentar duas estações bem definidas: a das secas (inverno) e chuvosa (verão). As temperaturas oscilam entre 19°C e 28°C e as precipitações variam de 1000 a 2000 mm. A vegetação típica é a floresta tropical (Mata Atlântica e Cerrado). Clima Desértico ou Árido: Sudoeste dos EUA, norte do México, norte do Chile (deserto do Atacama) e sul do Argentina (deserto da Patagônia). Grande variação de temperaturas. Vegetação típica: ervas e pequenos arbustos.

12 Clima Semiárido: Apresenta temperaturas elevadas acima de 25°C. As médias anuais das chuvas variam entre 500 e 700 mm e são muito irregulares. Encontra- se no nordeste brasileiro, sudoeste dos EUA e México. Tipo de vegetação: caatinga e vegetação esparsa (tufos de grama). Clima Subtropical: encontrado em zonas de transição (climas temperado e tropical). América do Norte sul e sudeste e América do Sul na região sul. Temperaturas oscilam entre 17°C e 19ºC e a pluviosidade entre 1300 e 2000 mm. Vegetação típica é a mata de Araucária.

13 HIDROGRAFIA DA AMÉRICA

14 O Canadá apresenta numerosos lagos de origem glacial e rios que ficam congelados durante vários meses do ano. No Canadá destacam-se os rios Mackenzie e São Lourenço. Nascem no lago Ontário e deságuam no Oceano Atlântico.

15 Nas Montanhas Rochosas nos Estados Unidos destacam-se os rios Sacramento e Colorado; Nas planícies dos EUA destaca-se o rio Mississipi, que tem como principal afluente o rio Missouri e o rio Ohio, que nasce nos Montes Apalaches; O rio Mississipi nasce nos lago Itasca, região dos Grandes Lagos, e corre para o sul em direção ao Golfo do México; O Rio Grande, faz divisa entre os EUA e o México; Entre os lagos Eriê e Ontário, encontra-se a Cataratas do Niágara.

16 Os cinco grandes lagos (EUA-Canadá)

17 América do Sul Encontra-se nesta região as duas maiores bacias hidrográficas no planeta: Amazônica e Platina. Ao norte da América do Sul está a Bacia do Orenoco, que nasce na Cordilheira dos Andes e deságua no Atlântico. Na América do Sul encontra-se ainda o maior rio do Mundo: o Amazonas. Seus principais afluentes são: o Purus, o Madeira, o Xingu e o Tapajós. Na margem esquerda, com menor expressão, encontra-se o rio Negro.

18 Hidrografia da América do Sul

19 Bacia Amazônica

20 Rio Amazonas Comprimento: 6992 km Nascente: Nevado Mismi, Peru Altitude da nascente: m Foz:Oceano Atlântico Área da bacia: km² Afluentes principais: Rio Purus, Rio Negro, Rio Madeira, Rio Uatumã, Rio Tapajós, Rio Curuá, Rio Xingu. Países: Peru, Colômbia e Brasil Países da bacia hidrográfica: Peru Colômbia Brasil Venezuela Bolívia Equador Guiana

21 Lagos Sul-americanos Maracaibo, na Venezuela; Localização PaísVenezuela Características Área * km² É o maior lago da América Latina e o vigésimo terceiro lago em extensão do mundo. Grandes reservas de petróleo.

22 Lagos Sul-americanos Titicaca, nos Andes. Características Altitude:3.821 m Área:8.300 km² Profundidade média:140 m Profundidade máxima:280 m


Carregar ppt "ASPECTOS FÍSICOS DO CONTINENTE AMERICANO Professor: Arnaldo trilobita.org.br/arnaldo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google