A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Renascimento Movimento artístico que é comumente aplicado a civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Movimento artístico que é comumente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Renascimento Movimento artístico que é comumente aplicado a civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Movimento artístico que é comumente."— Transcrição da apresentação:

1 O Renascimento Movimento artístico que é comumente aplicado a civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e Movimento artístico que é comumente aplicado a civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e Sugere que a partir do século XIV teria ocorrido na Europa um súbito reviver dos ideais da cultura greco-romana. Porém ao examinarmos a Idade Média podemos notar que o estudo dos autores clássicos nunca foi abandonado, um exemplo disso, são os chamados Monges Copistas, que viviam enclausurados e dedicavam-se exclusivamente às orações e a copiar manualmente obras da literatura clássica. Sugere que a partir do século XIV teria ocorrido na Europa um súbito reviver dos ideais da cultura greco-romana. Porém ao examinarmos a Idade Média podemos notar que o estudo dos autores clássicos nunca foi abandonado, um exemplo disso, são os chamados Monges Copistas, que viviam enclausurados e dedicavam-se exclusivamente às orações e a copiar manualmente obras da literatura clássica. Ocorreram nesse período inúmeros avanços nos mais variados campos do conhecimento. Ocorreram nesse período inúmeros avanços nos mais variados campos do conhecimento. É nesse período que ocorre o surgimento do ideal Humanista, sentimento que valoriza o homem e a natureza. É nesse período que ocorre o surgimento do ideal Humanista, sentimento que valoriza o homem e a natureza.

2 Teto da Capela Sistina – Vaticano – Da Vinci

3 Davi e a Pietà de Michelangelo Davi e a Pietà de Michelangelo

4 Arquitetura Renascentista

5 Principais Nomes do Renascimento: Pintura e Escultura: Pintura e Escultura: As Tartarugas Ninja Da Vinci Da Vinci Michelangelo Michelangelo Donatello Donatello Rafael Rafael

6 Principais Nomes do Renascimento Literatura: Camões – Os Lusíadas Camões – Os Lusíadas Thomas Morus – Utopia Thomas Morus – Utopia William Shakespeare – Otelo William Shakespeare – Otelo Miguel de Cervantes – Don Quixote Miguel de Cervantes – Don Quixote

7 Principais Nomes do Renascimento Arquitetura: Filippo Brunelleschi – Igreja de Santa Maria del Fiore Filippo Brunelleschi – Igreja de Santa Maria del Fiore Donato Bramante – Planta inicial da Basílica de São Pedro Donato Bramante – Planta inicial da Basílica de São Pedro

8 Principais Nomes do Renascimento Renascimento Científico Nicolau Copérnico- Teoria do Heliocentrismo Nicolau Copérnico- Teoria do Heliocentrismo Johannes Kepler e Galileu Galilei- difundiram as teses de Copérnico Johannes Kepler e Galileu Galilei- difundiram as teses de Copérnico André Vesálio, William Harvey e Migel Servet – criadores da Anatomia Moderna, graças a dissecação de cadáveres André Vesálio, William Harvey e Migel Servet – criadores da Anatomia Moderna, graças a dissecação de cadáveres

9 Mudanças Geradas pelo Renascimento Deslocamento do eixo econômico do Mar Mediterrâneo para o Oceano Atlântico Deslocamento do eixo econômico do Mar Mediterrâneo para o Oceano Atlântico Reforma e Contra Reforma Reforma e Contra Reforma Guerras e Conflitos Religiosos ocasionados pela Reforma Guerras e Conflitos Religiosos ocasionados pela Reforma

10 Relação Renascimento e Arte Brasileira Graças aos ideais pregados com o início do renascimento, ocorreu uma mudança nos rumos da economia européia que levou ao descobrimento de novas terras, na verdade um continente ainda inexplorado. Graças aos ideais pregados com o início do renascimento, ocorreu uma mudança nos rumos da economia européia que levou ao descobrimento de novas terras, na verdade um continente ainda inexplorado. Na verdade as Grandes Navegações do Século XV, são impulsionadas pela ânsia da burguesia em buscar novas fontes de enriquecimento, auxiliada pelos avanços tecnológicos provenientes da revolução cultural que iniciou-se na Europa no Século XIV. Na verdade as Grandes Navegações do Século XV, são impulsionadas pela ânsia da burguesia em buscar novas fontes de enriquecimento, auxiliada pelos avanços tecnológicos provenientes da revolução cultural que iniciou-se na Europa no Século XIV.

11 A Arte brasileira é resultado do processo iniciado na Europa ainda no século XIV A Arte brasileira é resultado do processo iniciado na Europa ainda no século XIV

12 Arte Pré-Cabralina ou Arte Pré- Colombiana Brasileira Arte Pré-Cabralina ou Arte Pré- Colombiana Brasileira O Brasil possui inúmeros e valiosos sítios arqueológicos em seu território, porém não recebem das autoridades o devido valor. O Brasil possui inúmeros e valiosos sítios arqueológicos em seu território, porém não recebem das autoridades o devido valor. O Estado que possui o maior número de cavernas com vestígios de Arte Rupestre é Minas Gerais, porém somente uma das grutas com sinais dos povos que viviam na região é tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), é a Gruta chamada de Cerca Grande. O Estado que possui o maior número de cavernas com vestígios de Arte Rupestre é Minas Gerais, porém somente uma das grutas com sinais dos povos que viviam na região é tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), é a Gruta chamada de Cerca Grande.

13 No Sudoeste do estado do Piauí, no município de São Raimundo Nonato, está localizado o mais importante sítio arqueológico do Brasil, onde em 1978 uma equipe franco-brasileira encontrou vest´gios arqueológicos datando de aproximadamente a.C. – provavelmente viveram na região caçadores-coletores nômades que deixaram nas paredes das cavernas seus vestígios. No Sudoeste do estado do Piauí, no município de São Raimundo Nonato, está localizado o mais importante sítio arqueológico do Brasil, onde em 1978 uma equipe franco-brasileira encontrou vest´gios arqueológicos datando de aproximadamente a.C. – provavelmente viveram na região caçadores-coletores nômades que deixaram nas paredes das cavernas seus vestígios.

14 Os pesquisadores classificam as pinturas encontradas em cavernas brasileiras em dois grupos: Os pesquisadores classificam as pinturas encontradas em cavernas brasileiras em dois grupos: Obras com motivos Naturalistas Obras com motivos Naturalistas Obras com motivos Geométricos. Obras com motivos Geométricos.

15 Porém a arte Pré-Cabralina não se restringe somente às pinturas rupestres encontradas em cavernas nas mais diversas regiões do país. Porém a arte Pré-Cabralina não se restringe somente às pinturas rupestres encontradas em cavernas nas mais diversas regiões do país. Na época do descobrimento havia no Brasil cerca de de Índios ou Ameríndios, hoje existem cerca de Na época do descobrimento havia no Brasil cerca de de Índios ou Ameríndios, hoje existem cerca de Esses povos possuem suas manifestações artísticas, porém sempre ligadas a religião e ao cotidiano. Esses povos possuem suas manifestações artísticas, porém sempre ligadas a religião e ao cotidiano.

16 A Fase Marajoara Os povos considerados da fase Marajoara, vindos do noroeste da América do Sul, chegaram a Ilha de Marajó por volta do ano 400 da nossa era. Os povos considerados da fase Marajoara, vindos do noroeste da América do Sul, chegaram a Ilha de Marajó por volta do ano 400 da nossa era. Sua principal contribuição foi a cerâmica para uso doméstico, funeral e cerimonial. Sua principal contribuição foi a cerâmica para uso doméstico, funeral e cerimonial.

17 Cultura de Santarém Todos os vestígios culturais encontrados na região da junção do Rio Tapajós com o Amazonas recebem o denominação de Cultura de Santarém. Todos os vestígios culturais encontrados na região da junção do Rio Tapajós com o Amazonas recebem o denominação de Cultura de Santarém. Sua principal manifestação está relacionada a cerâmica ornamental e cerimonial. Sua principal manifestação está relacionada a cerâmica ornamental e cerimonial.

18


Carregar ppt "O Renascimento Movimento artístico que é comumente aplicado a civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Movimento artístico que é comumente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google