A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Localização: Atual Líbano Economia: Comércio Tiveram grande lucro com o comércio de madeira e desenvolveram a construção naval, a metalurgia e a produção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Localização: Atual Líbano Economia: Comércio Tiveram grande lucro com o comércio de madeira e desenvolveram a construção naval, a metalurgia e a produção."— Transcrição da apresentação:

1 Localização: Atual Líbano Economia: Comércio Tiveram grande lucro com o comércio de madeira e desenvolveram a construção naval, a metalurgia e a produção têxtil. Os fenícios dominaram outros territórios e estabeleceram entrepostos comerciais estratégicos: Cartago, Sicília e Cádiz.

2

3 Política: República Plutocrática Não existiu um Estado unificado, nos moldes que se desenvolveu no Egito. Cada estado era um estado independente governado por dois sufetas Principais cidades: Biblos, Sidon, Tiro e Ugarit

4 Sociedade: Artesãos, comerciantes e mercadores Fabricavam armas, jóias, objetos de vidro transparente e colorido. Usavam metais, madeira e marfim como material. Dominavam a técnica da tinturaria de tecidos, utilizando a púrpura, espécie de corante vermelho- escuro. Importavam tecidos, vestimentas e tapetes da Mesopotâmia Marfim, ébano, ouro e essências da Arábia Cavalos da Ásia Menor

5 VIII a.C.- Foi sucessivamente anexada pelos assírios, babilônicos, persas e macedônicos. Religião: Animista (atribuía poderes sagrados às montanhas, árvores e as manifestações da natureza) * Cada cidade tinha seu Deus principal

6 Inventando o alfabeto: A necessidade de organizar e controlar melhor as atividades comerciais levou os fenícios a desenvolverem símbolos para facilitar a comunicação. A escrita desenvolvida por eles deu origem ao alfabeto, posteriormente adaptado pelos gregos e romanos.

7 Localização: Atual Irã Origem: Medos+Persas Unificador (550 a. C): Ciro, o Grande

8 Política: Ciro ampliou as fronteiras (Lídia e cidades gregas da Ásia Menor, Babilônia, Síria, Fenícia e Palestina) Manteve seus territórios porque mantinha uma política de respeito às diferenças culturais e religiosas dos povos conquistados. 552 a. C. Assume o trono Dário I (apogeu do Império persa)

9 Administração Para administrar tão vasto império de populações das mais diversas origens... O Império foi dividido em Províncias chamadas satrapias, dirigidas por governadores (sátrapas), que pagavam ao Estado impostos. Para fiscalizar a ação dos sátrapas e prestar contas dos tributos, Dário criou um serviço de informações Olhos e ouvidos do rei Unificou o sistema de impostos criando o dárico Para efetivar o contato entre as províncias organizou um sistema de correios e pavimentou uma ampla redes de estradas ligando as principais cidades como Pasárgada, Susa e Persépolis. Declínio: Guerras Greco-Pérsicas Xerxés

10

11 Religião: Zoroastrismo (bem X mal) Profeta Zoroastro Zend Avesta (livro sagrado) Negava a magia, o politeísmo e os sacrifícios de sangue Ahura-Mazda: deus do bem, da justiça e da sabedoria Arimã: deus das trevas As pessoas tinham liberdade de escolha (religião ética e dualista)


Carregar ppt "Localização: Atual Líbano Economia: Comércio Tiveram grande lucro com o comércio de madeira e desenvolveram a construção naval, a metalurgia e a produção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google