A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Sociedades Orientais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Sociedades Orientais"— Transcrição da apresentação:

1 As Sociedades Orientais
Prof. Alexandre Neto e Marcos Bezerra

2 As primeiras comunidades
Formação do Crescente Fértil e o Modo de Produção Asiático.

3 O Egito Antigo Localizado no nordeste da África
Aspectos Geográficos. Localizado no nordeste da África Limites: Norte Mar mediterrâneo, sul Sudão, leste mar vermelho e oeste deserto da Líbia. O Egito é uma Dádiva do Nilo.

4 Formação Política Dos Nomos a unificação com Menés.
O Estado é personificado no Faraó. O Rei-Deus. Os Sacerdotes. Os Nomarcas . Os Escribas. Artesãos. Camponeses ou Felás. Escravos.

5 Formação Política Antigo Império – 3000 – 2300
Grande poder dos faraós. O Egito não era Estado militarista. Construção das grandes pirâmides. Revoltas de escravos e camponeses contra a aristocracia. Fim do período com problemas urbanos.

6 Formação Política Médio Império – 2050 – 1750 a.C
Enfraquecimento do poder do faraó. Aumento do poder dos nomarcas. Desorganização administrativa – descentralização do poder com os Nomos. Invasão dos Hicsos – 1750 a.C

7 Formação Política Novo Império – 1580 – 1080 a.C Expulsão dos Hicsos.
Formação de um exército organizado. Imperialismo e expansionismo egípcio, domínio até o rio Eufrates. Assimilação de cultura com os mesopotâmicos. Culto monoteísta de Amenófis IV Enfraquecimento e domínio dos Assírios. Renascimento Saíta. Domínio Persa na Batalha de Pelusa.

8 Economia e Religião Basicamente agrária
Comércio com os fenícios ou outros povos mediterrâneos. Religião: Politeísta Antropozoomórfica Zoolátrica Culto no retorno da alma ao corpo. Mumificação.

9 Pirâmides e Mumificações

10 Pirâmides e Mumificações

11

12 As Sociedades Orientais
Mesopotâmia Prof. Alexandre Neto

13 A Mesopotâmia Aspectos Geográficos. Localizado no atual Iraque, entre os rios Tigre e Eufrates. Limites: Norte montanhas da Armênia, sul desertos da Arábia, leste Planalto Persa e oeste deserto da Síria.

14 Formação Política Sumérios e Acádios Formação das cidades-estados.
Cada cidade possui um chefe – Patesi. Sumérios excelentes agricultores. Elaboração da escrita cuneiforme Criaram as primeiras escolas. Invento do trabalho com Argila – tijolos, construções, zigurates e etc.

15 Formação Política O primeiro Império Babilônico. (2000 a.C – 1650a.C)
Domínio sociopolítico dos (Amoritas) Caldeus. Sede na Babilônia. Código de Hamurabi. Domínio dos Hititas e depois dos Assírios.

16 Formação Política O Império Assírio (1875 a.C. – 612 a.C.)
Violência por estar em uma região de acesso. Primeiro exército organizado do mundo. Domínios e massacres. Nabopalassar(Caldeu) e Ciáxeres (Medo) conquistaram os Assírios.

17 Mosaico assírio

18 Formação Política Segundo Império Babilônico (621 – 539 a.C.)
Nabucodonosor e o império expansionista. Domínio dos territórios Fenícios e Judeus. Cativeiro Babilônico. Invasão do Egito. Criação dos Jardins Suspensos da Babilônia. Torre de Babel – 215 metros de altura. Fim com a conquista pelos persas (Ciro).

19 Economia e Religião Basicamente agrária
Trabalhavam também com a mineração, principalmente no sul. Trabalhavam também com a criação de rebanhos bovinos para o fornecimento de carne e leite. Religião: Politeísta. Crença em sacrifícios. Uso de Amuletos. Roda dos Signos. Os Zigurates

20 Zigurates

21 As Sociedades Orientais
Hebreus Prof. Alexandre Neto

22 Os Hebreus Aspectos Geográficos. Localizado as margens do rio Jordão na atual região de Israel. Limites: Rodeada pela Síria, Fenícia e pelo deserto da Arábia e o mar Mediterrâneo. “Terra que emana leite e mel”.

23 Formação Política Governo dos Patriarcas.
Comunidade de pastores nômades. Organizados em comunidades tribais os Hebreus eram chefiados por PATRIARCAS. Patriarcas: Abraão, Issac e Jacó. Grande seca de 1750 a.C. Migração para o Egito. Escravidão por 400 anos. Êxodo (1250 a.C.) – Moisés. Dez Mandamentos. Retorno para a Palestina sob o comando de Josué – divisão em 12 tribos.

24 Formação Política Governo dos Juízes.
Chegada a Palestina e luta contra os Cananeus e Filisteus. Crises e liderança dos Juizes – Gedeão, Sansão e Samuel.

25 Formação Política Monarquia:
De Saul a Davi – controle completo das terras. Estado Hebraico, governo centralizado, exército permanente e organização burocrática. Salomão: Apogeu do Estado Hebraico. Construção do Templo de Jerusalém. Muita ostentação de riquezas. Morte: divisão das tribos por seus filhos. Reino de Israel: Norte, 10 tribos, sob a liderança de Jeroboão. Reino de Judá: Sul, 02 tribos, sob a liderança de Roboão.

26 Formação Política Da divisão a decadência. Domínio dos Caldeus.
Cativeiro Babilônico. Domínio dos Romanos. Diáspora (70 d.c) sob o governo de Tito. Em 135 – Adriano destruiu os últimos focos de resistência. Em 1948 – Criação do Estado de Israel.

27 Economia e Religião Basicamente pecuarista Religião:
Do Politeísmo ao Monoteísmo. Escrito do Torá. Crença na vida eterna após a morte.

28 Fenícios As Sociedades Orientais As Sociedades Orientais
Prof. Alexandre Neto

29 Os Fenícios Localizado atualmente na região do Líbano.
Aspectos Geográficos. Localizado atualmente na região do Líbano. Sendo uma estreita faixa de terra de 40km de largura entre o mar Mediterrâneo e as montanhas do Líbano.

30 Formação Política Formada por um conjunto de cidades-estados autônomas. Cada cidade tinha um rei que era controlado por um conselho de comerciantes e armadores – Sufetas. As organizações Talassocráticas.

31 Formação Social

32 Economia e Religião Basicamente comercial. Religião e Cultura.
Politeísta. Cultos violentos e sacrifícios humanos – Baal. Desenvolvimento do alfabeto fonético.

33 Persas As Sociedades Orientais As Sociedades Orientais
Prof. Alexandre Neto

34 Os Persas Localizado atualmente na região do Irã.
Aspectos Geográficos. Localizado atualmente na região do Irã. Desenvolveram-se ao sul do planalto do Irã, em uma terra sem muita fertilidade.

35 Formação Política Unificação dos Medos e dos Persas.
Ciro I – Norte agrícola e sul comercial. Em 550 a.C. Projeto expansionista de Ciro. Dominação dos Mesopotâmia e libertação dos Hebreus do cativeiro babilônico. Domínio do Egito com Cambises Batalha de Pelusa. Batalhas dos Persas contra os Gregos. Guerras Médicas – Dario I e Xerxes.

36 Formação Política Administração de Dário I – Apogeu.
Divisão do Império em satrapias. Não existia uma cidade administrativa. Construção das estradas – 2400 km Criação da moeda e dos correios Adoção da língua aramaica para manter a unidade do império.

37 Economia e Religião Basicamente comercial. Religião e Cultura.
Zoroastro ou Zaratrusta. Livro Sagrado de Zend-Avesta. Deuses Dualistas – Ahura-Mazda x Arimã. Acreditavam em um messias, vida após a morte, paraíso e sofrimento.


Carregar ppt "As Sociedades Orientais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google