A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade 5 Fenícios e Hebreus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade 5 Fenícios e Hebreus."— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 5 Fenícios e Hebreus

2 Fenícia Os fenícios ocupavam uma estreita faixa de terra situada entre o litoral do mar Mediterrâneo e as montanhas do atual Líbano. Parte do território era muito fértil, onde a população cultivava oliveiras, trigo e extraía madeira nobres. Outra parte do território era muito seca. Os fenícios tornaram-se os grandes navegadores do mundo antigo.

3 O território da civilização fenícia

4 As cidades- estado Templo dos Obeliscos - Biblos
A cidade de Beirute- capital do Líbano Templo dos Obeliscos - Biblos

5 Cidades-Estado Devido ao isolamento pelas montanhas, as cidades fenícias se desenvolveram de modo independente umas das outras. Não existiu um reino unificado, nem um império, mas um grupo de cidades Estado. As principais cidades foram Biblos, Sídon e Tiro. Cada cidade tinha seu próprio rei, que era auxiliado por uma assembléia composta, em geral, por ricos comerciantes.

6 Comércio Eram excelentes artesãos, produziam tecidos, jóias cerâmica decorada, vidro, armas e objetos de marfim. Compravam lã da Mesopotâmia e linho, marfim e pedras preciosas no Egito. Inicialmente o comércio era feito por meio de caravanas que atravessavam o deserto, depois dominaram os mares. Também realizavam pirataria. Fundaram colônias, na costa da África e da Espanha, voltadas para comercio e troca de mercadorias.

7 Um povo de navegantes Embarcação fenícia Cedro do Líbano

8 O alfabeto Fenício

9 Alfabeto Utilizado no comércio Sofreu influência de vários povos,
Possuía 22 caracteres, Símbolos representavam sons e consoantes, diferentes dos sumérios e egípcios que representavam idéias e objetos.

10 A religião dos Fenícios
Politeístas Cada cidade tinha seus próprios deuses. Principais: Baal (Senhor, e era também o nome de vários deuses) e Baalat (deusa da fertilidade)

11 A Fenícia e os Impérios

12 Tema 2 Os hebreus e a Terra Prometida:
A origem dos hebreus: fonte histórica (séc. XVIII a. C.) Patriarcas: Abraão, Isaac e Jacó A transferência para o Egito: migração dos hebreus em busca de terras férteis A posse da terra: “Êxodo” Fuga dos hebreus do Egito (de volta para Canaã) As Doze tribos de Israel O período dos juízes (Sansão e Samuel) A Bíblia

13

14 Tema 3 Um rei para Israel : Saul
A centralização política : Davi (Jerusalém – Capital do reino) O reinado glorioso de Salomão (filho de Davi) , Construção do Templo de Jerusalém (Roboão) - Divisão do reino: Israel e Judá Cativeiro da Babilônia: Reino de Judá conquistado por Nabucodonosor

15

16 O ministério dos profetas: Advertir os hebreus sobre seus pecados.
Os assírios dominam Israel: tomada da Samaria, capital de Israel Deportação da população para territórios assírios O fim do cativeiro da Babilônia e Diáspora judaica

17

18 Tema 4 A Vida em Israel Um território diversificado O trabalho
A vida familiar A vida religiosa

19 Atividades para casa Exercícios da página 144 e 145 (de 1 à 7) Data de Entrega: sexta-feira,
dia 06 de agosto.


Carregar ppt "Unidade 5 Fenícios e Hebreus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google