A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Judaísmo Linha do tempo Principais características EADE – Programa I – Religião à Luz do Espiritismo Cristianismo e Espiritismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Judaísmo Linha do tempo Principais características EADE – Programa I – Religião à Luz do Espiritismo Cristianismo e Espiritismo."— Transcrição da apresentação:

1 Judaísmo Linha do tempo Principais características EADE – Programa I – Religião à Luz do Espiritismo Cristianismo e Espiritismo

2 1700 a.C 1700 a.C 960 a.C 960 a.C 1300 a.C 1300 a.C 538 a.C 538 a.C 63 a.C 63 a.C 135 d.C 135 d.C 70 d.C 70 d.C 1948 d.C 1948 d.C 1020 a.C 1020 a.C 722 a.C 722 a.C 1000 a.C 1000 a.C 930 a.C 930 a.C 586 a.C 586 a.C Linha do Tempo

3 Abraão, Isaac e Jacob, patriarcas do povo judeu e crentes num Deus único, estabelecem-se na Terra de Israel. Abraão, Isaac e Jacob, patriarcas do povo judeu e crentes num Deus único, estabelecem-se na Terra de Israel. A fome força os Israelitas a migrar para o Egito, onde são escravizados por aproximadamente 400 anos. A fome força os Israelitas a migrar para o Egito, onde são escravizados por aproximadamente 400 anos a. C.

4 Israelitas saem da escravidão do Egito conduzidos por Moisés. Israelitas saem da escravidão do Egito conduzidos por Moisés. Atravessam o mar Vermelho. Vagam 40 anos pelo deserto. Atravessam o mar Vermelho. Vagam 40 anos pelo deserto. Moisés recebe o Decálogo, fundando a religião judaica. Moisés recebe o Decálogo, fundando a religião judaica. Josué, sucessor de Moisés, cumpriu a promessa de encontrar Canaã. Josué, sucessor de Moisés, cumpriu a promessa de encontrar Canaã. Os israelitas se instalam na Terra de Israel. Os israelitas se instalam na Terra de Israel. Josué distribui as terras conquistadas entre as 12 tribos judaicas. Josué distribui as terras conquistadas entre as 12 tribos judaicas a. C.

5 ROTA de MOISÉS

6 Imagem de satélite da região percorrida por Moisés

7 Mapa atual

8 Depois de Josué as tribos passam a ser governadas por juízes e mais tarde por reis como Saul, David e Salomão. Depois de Josué as tribos passam a ser governadas por juízes e mais tarde por reis como Saul, David e Salomão a. C.

9 O Rei David instala sua capital em Jerusalém. O Rei David instala sua capital em Jerusalém a. C.

10 O primeiro Templo, centro nacional e espiritual do povo judeu é construído em Jerusalém, pelo Rei Salomão. O primeiro Templo, centro nacional e espiritual do povo judeu é construído em Jerusalém, pelo Rei Salomão. 960 a. C.

11 O Reino de Israel é destruído pelos Assírios. O Reino de Israel é destruído pelos Assírios. 772 a. C.

12 O Reino de Judá é conquistado pela Babilônia. O Reino de Judá é conquistado pela Babilônia. Jerusalém e o primeiro Templo são destruídos. Jerusalém e o primeiro Templo são destruídos. A maioria da população judaica é exilada. A maioria da população judaica é exilada. 586 a. C.

13 Muitos judeus retornam do exílio babilônico. Muitos judeus retornam do exílio babilônico. O Templo de Jerusalém é reconstruído. O Templo de Jerusalém é reconstruído. 538 a. C.

14 Jerusalém é capturada pelo general romano Pompeu. Jerusalém é capturada pelo general romano Pompeu. Início do domínio Romano. Início do domínio Romano. O Rei Herodes, vassalo de Roma, governa a Terra de Israel. O Rei Herodes, vassalo de Roma, governa a Terra de Israel. O Templo de Jerusalém é reformado. O Templo de Jerusalém é reformado. 63 a. C.

15 Os exércitos do General Tito destroem o Segundo Templo. Os exércitos do General Tito destroem o Segundo Templo. 70 d. C.

16 Período de dispersão dos Judeus Diáspora Período de dispersão dos Judeus Diáspora 135 d. C.

17 Termina a Diáspora com a criação do Estado de Israel. Termina a Diáspora com a criação do Estado de Israel d. C.

18 13 milhões de judeus em todo o mundo. 13 milhões de judeus em todo o mundo. 4,5 milhões vivem no Estado de Israel. 4,5 milhões vivem no Estado de Israel. Atualmente

19 Vamos trocar idéias sobre o assunto? Em grupo, destaque as principais características do Judaísmo: Em grupo, destaque as principais características do Judaísmo: 1. Item 2 – a religião Judaíca 2. Item 3 – os Livros Sagrados do Judaísmo 3. Item 4 – a Cabala Judaíca e o calendário religioso


Carregar ppt "Judaísmo Linha do tempo Principais características EADE – Programa I – Religião à Luz do Espiritismo Cristianismo e Espiritismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google