A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A DATA DO ÊXODO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A DATA DO ÊXODO."— Transcrição da apresentação:

1 A DATA DO ÊXODO

2 INTRODUÇÃO A questão da data do êxodo continua sendo assunto de debate. Não existem evidências extra-bíblicas claras (se existem!) do evento. A única referência clara se encontra no texto bíblico. As evidências apontam duas possibilidades principais—em meados do séc.15 aC (±1440 aC) e no início do séc.13 aC (±1290 aC).

3 O ÊXODO NO SÉC.15 aC (±1.440 aC) 1Rs. 6.1 indica que o Êxodo aconteceu 480 anos antes do início da construção do templo de Salomão (960 aC) As cartas de Tel el-Amarna relatam a presença de um povo chamado Apirú (Habirú) em Palestina durante o séc. 15 Evidências arqueológicas de Jericó apontam uma destruição durante o séc. 15 aC.

4 AMARNA Amarna foi a antiga cidade capital do Faraó Akhenaton
Abandonada em 1332 aC Uma das cidades egípcias antigas mais escavadas

5 SÍTIO

6 TEMPLO

7 RECONSTRUÇÃO ARTÍSTICA

8 FARAÓ AKHENATON Tentou estabelecer uma religião monoteísta dedicada ao deus solar Aton. A cidade de Amarna foi construída para tentar quebrar o poder dos templos tradicionais. Sua “revolução” religiosa não sobreviveu depois a sua morte.

9

10 AS CARTAS DE AMARNA Tabuletas de barro escritas em cuneiformes durante o século 14aC Contem principalmente correspondência diplomática e cartas de reis de Babilônia, Assíria, e Sírio-Palestina. As cartas de Palestina falam de invasões dos habirú (hapirú) que tomaram as terras do rei.

11 O ÊXODO NO SÉC.13 aC (±1.290 aC) Êx indica que o período de escravidão no Egito foi 430 anos. Se Jacó entrou no Egito durante a época dos Hicsos ( aC), o povo saiu  aC. Êx indica que os hebreus construíram a cidade de Ramses. Ramses I começou a reinar em aC. Se a cidade foi nomeado por ele, os hebreus ainda estavam no Egito. Evidência da conquista de algumas cidades de Canaã durante o séc. 13 aC. A estela de Mernepta indica que o faraó Mernepta ( aC) “conquistou” um povo chamado “hebreu” na terra de Canaã durante o seu reinado. A cidade capital de Egito era Avaris (Tanis) no delta perto de Gósen, que facilitaria as visitas de Moisés e Arão.

12 A ESTELA DE MERNEPTA

13

14 MERNEPTA HOJE

15 OS FARAÓS DO ÊXODO: 15o Séc.aC
Tutmose III (1504?-1450? aC) Amenotep II ( aC)

16 OS FARAÓS DO ÊXODO: 13o SÉC.aC
Seti I ( aC) Ramses II ( aC)


Carregar ppt "A DATA DO ÊXODO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google