A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Judaísmo A mais antiga religião monoteísta Ana Paula N. Guimarães.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Judaísmo A mais antiga religião monoteísta Ana Paula N. Guimarães."— Transcrição da apresentação:

1 Judaísmo A mais antiga religião monoteísta Ana Paula N. Guimarães

2 O que é o judaísmo? A mais antiga religião das três principais e maiores religiões monoteístas – Judaísmo – Cristianismo (maior em quantidade de fiéis) – Islamismo Problema de definição – Religião – Civilização Historicamente, o judaísmo tornou-se pluralista

3 História Judaica A história judaica começou quando o patriarca Abraão, vivendo num lugar hoje chamado de Iraque, recebeu um chamado divino que está descrito na Bíblia. O Senhor disse a Abraão: Deixa tua terra, teus parentes e a casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei e farei de ti uma grande nação e te abençoarei, engrandecerei teu nome e serás uma bendição.

4 Mais da história.. A civilização hebraica, formada por pastores nômades vivia na cidade de Ur, na Mesopotâmia. Partiram de Ur e se estabeleceram na Palestina. Cativeiro (escravidão) do Egito Liderança de Moisés na marcha em direção à Canaã (Terra Prometida) – Êxodo – No Monte Sinai, Moisés recebeu de Deus um código de leis e de ética em cujo cerne estavam os Dez Mandamentos – Permaneceram 40 anos no deserto Foi fundada a monarquia (Saul, Davi, Salomão) Cisma Cativeiro da Babilônia Diáspora Movimento sionista – 1948: Criação do Estado de Israel pela ONU (sob impacto do Holocausto)

5 1. Saída do hebreus de Ur Permaneceram 3 séculos na Palestina 2. Depois da seca migraram em direção ao Egito Cativeiro do Egito 3. Liderança de Moisés Marcha dos hebreus em direção a Terra de Canaã 4. Povos que habitavam Canaã Cananeus e Filisteus 5. Formas de governo para conquistar a Terra Prometida Juízes, Monarquia 6. Morte de Salomão Cisma (divisão entre o Reino de Israel e o Reino de Judá) 7. Reino de Israel foi conquistado pelos assírios e desapareceu da História 8. Reino de Judá Conquistado pelos babilônios Cativeiro da Babilônia 9. Ciro, Imperador Persa conquista a Babilônia e liberta os judeus 10. Resistência aos romanos e início da Diáspora Dispersão pelo mundo 11. Movimento Sionista Criação do Estado de Israel

6 Código Mosaico Torá (significado) Torá refere-se aos cinco primeiros livros da Bíblia Hebraica – Gênesis – Êxodo – Levítico – Números – Deuteronômio (Velho Testamento Cristão) Talmude – É uma biblioteca completa, contendo um código vasto e detalhado que cobre toda a gama da vida civil e religiosa dos judeus.

7 Novas Formas de Judaísmo Duas vertentes principais (diferentes interpretações da Torá) – Judaísmo Ortodoxo – Judaísmo Reformista Embora os judeus sempre tenham sabido no que acreditavam, eles levaram milhares de anos para organizar sua teologia e credo de modo sistemático. Ao contrário do cristianismo, o judaísmo nunca teve um dogma estipulado pelas autoridades.

8 Dias, Feriados e Costumes Sabá Páscoa Festa das Semanas ou Festa da Entrega da Lei Festa das Tendas ou do Tabernáculo Rosh Hashaná Yom Kippur A liberdade é um tema que entra em todos os feriados importantes. O anseio de ser livre, de venerar o único Deus e de viver em paz com a comunidade.

9 Sobre os Judeus.. O casamento entre os judeus tem duas finalidades: – Procriação – Companheirismo Um judeu que deixe de praticar o judaísmo e se transforme em um judeu não praticante continua a ser considerado judeu. Um judeu que não aceite os princípios de fé judaicos e se torne agnóstico ou ateu também continua a ser considerado judeu. Um judeu que se converte a outra religião perde lugar como membro da comunidade judaica e torna-se um apóstata. Família e amigos tomam luto por ele, pois para um judeu abandonar a religião é como se morresse. Só três proibições são maiores do que a preservação da vida: Incesto, assassinato e idolatria.

10 Bibliografia

11 DÚVIDAS??

12 OBRIGADO!


Carregar ppt "Judaísmo A mais antiga religião monoteísta Ana Paula N. Guimarães."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google