A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Judaísmo A mais antiga religião monoteísta

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Judaísmo A mais antiga religião monoteísta"— Transcrição da apresentação:

1 Judaísmo A mais antiga religião monoteísta
Ana Paula N. Guimarães

2 O que é o judaísmo? A mais antiga religião das três principais e maiores religiões monoteístas Judaísmo Cristianismo (maior em quantidade de fiéis) Islamismo Problema de definição Religião Civilização Historicamente, o judaísmo tornou-se pluralista

3 História Judaica A história judaica começou quando o patriarca Abraão, vivendo num lugar hoje chamado de Iraque, recebeu um chamado divino que está descrito na Bíblia. “O Senhor disse a Abraão: Deixa tua terra, teus parentes e a casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei e farei de ti uma grande nação e te abençoarei, engrandecerei teu nome e serás uma bendição.”

4 Mais da história.. A civilização hebraica, formada por pastores nômades vivia na cidade de Ur, na Mesopotâmia. Partiram de Ur e se estabeleceram na Palestina. Cativeiro (escravidão) do Egito Liderança de Moisés na marcha em direção à Canaã (Terra Prometida) Êxodo No Monte Sinai, Moisés recebeu de Deus um código de leis e de ética em cujo cerne estavam os Dez Mandamentos Permaneceram 40 anos no deserto Foi fundada a monarquia (Saul, Davi, Salomão) Cisma Cativeiro da Babilônia Diáspora Movimento sionista 1948: Criação do Estado de Israel pela ONU (sob impacto do Holocausto)

5 1. Saída do hebreus de Ur  Permaneceram 3 séculos na Palestina 2
1 . Saída do hebreus de Ur  Permaneceram 3 séculos na Palestina 2 . Depois da seca migraram em direção ao Egito  Cativeiro do Egito 3 . Liderança de Moisés  Marcha dos hebreus em direção a Terra de Canaã 4 . Povos que habitavam Canaã  Cananeus e Filisteus 5 . Formas de governo para conquistar a Terra Prometida  Juízes, Monarquia 6 . Morte de Salomão  Cisma (divisão entre o Reino de Israel e o Reino de Judá) 7 . Reino de Israel foi conquistado pelos assírios e desapareceu da História 8 . Reino de Judá  Conquistado pelos babilônios  Cativeiro da Babilônia 9 . Ciro, Imperador Persa conquista a Babilônia e liberta os judeus 10. Resistência aos romanos e início da Diáspora  Dispersão pelo mundo 11. Movimento Sionista  Criação do Estado de Israel

6 Código Mosaico Torá (significado)
Torá refere-se aos cinco primeiros livros da Bíblia Hebraica Gênesis Êxodo Levítico Números Deuteronômio (Velho Testamento Cristão) Talmude É uma biblioteca completa, contendo um código vasto e detalhado que cobre toda a gama da vida civil e religiosa dos judeus.

7 Novas Formas de Judaísmo
Duas vertentes principais (diferentes interpretações da Torá) Judaísmo Ortodoxo Judaísmo Reformista Embora os judeus sempre tenham sabido no que acreditavam, eles levaram milhares de anos para organizar sua teologia e credo de modo sistemático. Ao contrário do cristianismo, o judaísmo nunca teve um dogma estipulado pelas autoridades.

8 Dias, Feriados e Costumes
Sabá Páscoa Festa das Semanas ou Festa da Entrega da Lei Festa das Tendas ou do Tabernáculo Rosh Hashaná Yom Kippur A liberdade é um tema que entra em todos os feriados importantes. O anseio de ser livre, de venerar o único Deus e de viver em paz com a comunidade.

9 Sobre os Judeus.. O casamento entre os judeus tem duas finalidades:
Procriação Companheirismo Um judeu que deixe de praticar o judaísmo e se transforme em um judeu não praticante continua a ser considerado judeu. Um judeu que não aceite os princípios de fé judaicos e se torne agnóstico ou ateu também continua a ser considerado judeu. Um judeu que se converte a outra religião perde lugar como membro da comunidade judaica e torna-se um apóstata. Família e amigos tomam luto por ele, pois para um judeu abandonar a religião é como se morresse. Só três proibições são maiores do que a preservação da vida: Incesto, assassinato e idolatria.

10 Bibliografia http://www.visaojudaica.com.br/

11 DÚVIDAS??

12 OBRIGADO!


Carregar ppt "Judaísmo A mais antiga religião monoteísta"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google