A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A RELIGIÃO DE ISRAEL 1) Terminologia: Hebreus= descendentes de Heber, antepassado de Abraão; Israelitas= descendentes dos 12 filhos de Israel,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A RELIGIÃO DE ISRAEL 1) Terminologia: Hebreus= descendentes de Heber, antepassado de Abraão; Israelitas= descendentes dos 12 filhos de Israel,"— Transcrição da apresentação:

1 A RELIGIÃO DE ISRAEL 1) Terminologia: Hebreus= descendentes de Heber, antepassado de Abraão; Israelitas= descendentes dos 12 filhos de Israel, apelido de Jacó (neto de Abraão); Judeus= descendentes de Judá, o 4º filho de Jacó, patriarca de Davi. 2) História: -Patriarcas: Abraão, Isaac, Jacó e descendentes (séc. XIX-XIII a. C.); -Lei e Aliança: Moisés (séc. XIII a. C.); -Josué e Juízes (séc. XIII-XI a. C.); -Reis: Saul, Davi e sucessores (séc. XI-VI a. C.); -Cativeiro de Babilônia (séc. VI a. C.); -Fase do Judaísmo: depois da volta para Jerusalém, numa sucessiva dependência dos Persas, de Alexandre Magno, dos Egípcios e dos Sírios (séc. VI-II a. C.); -Macabeus: fase de independência política (séc. II-I a. C.); -Domínio de Roma: a partir do ano 63 a. C.; -Destruição de Jerusalém e sucessiva diáspora: 70 d. C.; Reconstituição do Estado de Israel: 1948.

2 1) Doutrina (Fé): Monoteísmo, Aliança, Messianismo.
2) Texto Sagrado: “Os Escritos Sagrados” (= Bíblia) -Torah (= a Lei): o Pentatêuco (os primeiros 5 livros); -Nebiim (= Profetas): “anteriores” (Js, Jz, Sam, Reis) e “posteriores”(Is, Jer, Ez, e os doze menores); -Ketubim (= Agiógrafos): Sal, Jó, Prov, os “Cinco Rolos Festivos” (Rut, Can, Ecle, Lam e Est), Dan, Esd e Crôn. Na Bíblia traduzida para o grego (a dos LXX) no II séc. a. C. aparecem 7 novas composições: Tob, Jud, Mac I-II, Sab, Eclo e Bar. Hoje estas não se encontram nas Bíblias dos Judeus e dos Evangélicos.

3 1) Festas: Sábado, Rosh Há-Shaná (começo do ano religioso – 2007= ano 5767 da criação do mundo - Termina com Yom Kipur, o dia da expiação), Pesach (Páscoa: celebra a saída do Egito), Shavuót (Pentecostes: celebra a aliança no Monte Sinai), Sukkot (festa dos Tabernáculos: lembra a estadia do povo no deserto). 2) Ética: consiste na prática dos mandamentos da Torah, que se baseia no total amor a Deus. Pressupõe a liberdade humana, a retribuição divina, e também o perdão de Deus.


Carregar ppt "A RELIGIÃO DE ISRAEL 1) Terminologia: Hebreus= descendentes de Heber, antepassado de Abraão; Israelitas= descendentes dos 12 filhos de Israel,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google