A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

6º encontro Aliança A historia da salvação resume os gestos libertadores de Deus com relação a humanidade. De modo particular estes atos se fazem sentir.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "6º encontro Aliança A historia da salvação resume os gestos libertadores de Deus com relação a humanidade. De modo particular estes atos se fazem sentir."— Transcrição da apresentação:

1 6º encontro Aliança A historia da salvação resume os gestos libertadores de Deus com relação a humanidade. De modo particular estes atos se fazem sentir na história de Israel, o povo eleito.

2 6º encontro Aliança Como vimos no final da história de Abraão/Isaac/Jacó, os filhos deste último deram origem às doze tribos de Israel (o novo nome de Jacó) Moisés, descende da tribo de Levi e Deus o escolhe como líder para este povo, firmando uma Aliança.

3 6º encontro Aliança RUBEM SIMEÃO LEVI JUDÁ ISSACAR ZABULÃO JOSÉ BENJAMIN DÃ NEFTALI GAD ASER a.C ÊXODO SAÍDA DO EGITO 40ANOS DE DESERTO INÍCIO DO POVO DE ISRAEL ABRAÃO SARA ISAAC (JACÓ) ISRAEL MOISÉS ENTRADA NA TERRA PROMETIDA COM JOSUÉ ANTIGA ALIANÇA

4 6º encontro Aliança No Antigo Testamento, a libertação constitui um tema central, chave de leitura para compreender a Aliança entre Javé e Israel. O acontecimento da saída do Egito é fundamental e se situa na origem da fundação do povo eleito.

5 6º encontro Aliança Libertado da escravidão do faraó, Israel passa ao serviço de Javé. Precisamente quando os hebreus estavam na absoluta impossibilidade de se salvarem por si próprios, os poderes de Deus se manifestam, e o que é impossível ao ser humano, torna- se realidade por obra de Deus: a libertação.

6 6º encontro Aliança Israel vê o poder de Javé e crê nele e em Moisés, seu servo. (Ex 14,15-31). Às margens do mar Vermelho nasce a primeira liturgia pascal. Do princípio ao fim da história da salvação, Deus faz Aliança com o ser humano. Israel tem consciência de ser o povo eleito por Deus, O POVO DA ALIANÇA, baseado na fidelidade de Javé.

7 6º encontro Aliança A encarnação do Filho de Deus constitui o fundamento da NOVA E ETERNA ALIANÇA.

8 6º encontro Aliança Aliança é uma palavra que nos acompanha desde o primeiro livro da Bíblia. Quer dizer contrato, casamento, testamento. É algo dinâmico que vai se aprofundando até o N.T.. O Senhor exige de Israel um culto exclusivo; é a condição da Aliança. Pacto que implica em direitos e deveres.

9 6º encontro Aliança A lei de Deus é a expressão de sua Aliança para conosco. Ela faz parte de sua fidelidade Ex 20,2-17 Lei – Aliança – Decálogo Dt 5,6-21 Dois Caminhos Dt 30,15-20

10 6º encontro Aliança Os dez mandamentos 1º - Amar a Deus sobre todas as coisas. 2º - Não chamar seu santo nome em vão. 3º - Guardar domingos e festas 4º - Honrar pai e mãe. 5º - Não matar. 6º - Não pecar contra a castidade. 7º - Não furtar. 8º - Não levantar falso testemunho. 9º - Não desejar a mulher do próximo. 10º - Não cobiçar as coisas alheias

11 6º encontro Aliança Esta lei foi pedida a Deus por Moisés que estava preocupado com a insatisfação do povo e queria leis que os diferenciassem dos povos pagãos. As leis dadas por Deus: os mandamentos, vão orientar e permitir ao povo ser feliz caso eles o sigam.

12 6º encontro Aliança Deus faz a lei dentro da lógica da criação. Ele nos propõe aquilo que mais convém à natureza humana. Deve ser olhada como fruto do amor e misericórdia de Deus.

13 6º encontro Aliança Toda a história de Israel está baseada na Aliança do povo com Javé, daí se tornou sua religião nacional. Adão Gn 1,3,2-30,3,9-19 Noé Gn 6,18,9,8-17 Abrão Gn 12,1-3 13,14-17 Abraão.... Gn ,9-14 Jacó Gn 46,2-4 Moisés.... Ex 6,2-9 Moisés.... Dt 7,7-14

14 6º encontro Aliança Torah – Lei – Pentateuco Livro das Alianças: 5 livros que regulavam a vida moral, social e religiosa do povo. 1º Livro – Gênesis história dos antepassados. 2º Livro – Êxodo libertação do Egito – Aliança do Sinai 3º Livro – Levítico legislativo – leis 4º Livro – Números retorna a marcha pelo deserto recenseando o povo 5º Livro – Deuteronômio.... leis civis e religiosas (exortam a fidelidade) discursos de Moisés; morte de Moisés, e missão de Josué.

15 6º encontro Aliança Oração Final Cântico de Moisés (Dt 32)


Carregar ppt "6º encontro Aliança A historia da salvação resume os gestos libertadores de Deus com relação a humanidade. De modo particular estes atos se fazem sentir."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google