A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os 5 livros da LEI A TORAH ou PENTATEUCO PENTATEUCO Formação literária.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os 5 livros da LEI A TORAH ou PENTATEUCO PENTATEUCO Formação literária."— Transcrição da apresentação:

1 Os 5 livros da LEI A TORAH ou PENTATEUCO PENTATEUCO Formação literária

2 Antes de David e Salomão existia uma tradição oral e alguns textos escritos: o código da Aliança e o Decálogo (Ex 20-23) …. Segundo alguns estudiosos o texto dos primeiros livros da Bíblia (Toráh) seria o resultado de 4 fontes ou documentos conhecidos com o nome de Javista (J), Eloista (E), Sacerdotal (P) e Deuteronomista (D) Os livros da Bíblia não foram escritos de uma só vez, nem são obra de um único escritor. Foi escrita por etapas, a partir de tradições orais e escritas (documentos) que se foram juntando progressivamente. Formação literária do PENTATEUCO A IPÓTESI DOCUMENTÁRIA

3 Durante o reinado de David-Salomão (séc IX-X) aparece a fonte Javista, assim chamada porque chama a Deus com o nome de Javé. Os Livros de Samuel surgem neste tempo, com o objectivo de legitimar a monarquia. As 4 fontes do Pentateuco Israel Judá Neste tempo começam a ser escritas algumas partes do Livro do Génesis, do Êxodo, alguns Salmos e nasce a literatura sapiêncial. Com a morte de Salomão o reino divide-se, Israel (ou Reino do Norte) e Judá (ou Reino do Sul). No reino do Norte nasce a tradição Eloista (séc IX-VIII), assim chamada porque chama a Deus com o nome de Eloim. (Livros dos Reis, Amós, Oseias, Miqueias, Isaias) Em 722 o Reino do Norte caiu sob o poder da Assíria. Muitos dos habitantes fugiram levando consigo os escritos e as tradições sagrados para o Reino de Judá. Foi assim que as duas tradições, Javista e a Eloista, se uniram. (Jeremias, 2º Isaias) JAVISTA (J) – ELOISTA (E) DEUTERONOMISTA (D) – SACERDOTAL (P)

4 O Livro do Deuteronómio tem uma história particular: A Palavra Deuteronómio significa «Segunda Lei». Este livro contem três discursos de Moisés, à beira da terra prometida. Não pretende dizer algo de novo, mas reinterpreta, actualiza os relatos do Êxodos à luz dos ensinamentos dos profetas. Insiste na adesão interior a Deus e na actualização da Aliança. De facto, as duas palavra que recorrem com frequência são: coração e hoje.

5 O Livro do Deuteronómio começou a ser escrito (uma primeira redacção) no Reino do Norte, antes da ocupação assira (722). Tem como base a renovação litúrgica da Aliança em Siquém (Js 24). Um século mais tarde foi encontrado no Templo e chamado o «Livro da Aliança» (2Rei 23,3-20). O Rei Josias ( ), contemporâneo do profeta Jeremias, tentou por em pratica este livro iniciando uma reforma religiosa. A redacção final pode ser datada nos séc. V-IV a.C.

6 Em 587 Nabucodonosor, rei de Babilónia, tomou a cidade santa e deportou muitos dos seus habitantes. Em 587 Nabucodonosor, rei de Babilónia, tomou a cidade santa e deportou muitos dos seus habitantes. Em terra estrangeira os sacerdotes voltaram às antigas tradições, insistindo sobre as celebrações litúrgicas (P). Em terra estrangeira os sacerdotes voltaram às antigas tradições, insistindo sobre as celebrações litúrgicas (P). A fonte P Babilónia

7 1800 AC – Chamamento de Abraão 1700 AC – Os filhos de Jacob vão para o Egipto 1300 AC – Moisés liberta o povo da escravidão (Êxodo, Aliança) 1200 AC – Tempo dos Juízes (Samuel …) 1000 AC – Começa a monarquia, construção do Templo (Saul, David, Salomão, e profetas). Primeira redacção (J). 930 AC – Divisão do Reino (Judas e Israel. Nasce a redacção E e mais tarde a D 722 AC – Acaba o Reino de Israel, fica só o Reino de Judas. Fusão J+E 622 AC – Josia tenta a reforma religiosa 587 AC – Exílio a Babilónia. Fé na criação, no Deus único, liturgia (P) 538 AC – Decreto de Ciro e regresso a Palestina 500 AC – Reconstrução do Templo. Reorganização em torno do culto e da TORAH 200 AC – Tradução do AT em língua grega (LXX) 63 AC – Jerusalém cai sob a dominação romana Algumas datas É quase impossível saber quando foram escritos todos os livros da Bíblia, mas podemos dar alguma indicação:


Carregar ppt "Os 5 livros da LEI A TORAH ou PENTATEUCO PENTATEUCO Formação literária."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google