A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CIVILIZAÇÃO DOS HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS 1º ANO DO ENSINO MÉDIO PROFESSOR: NELSON NORONHA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CIVILIZAÇÃO DOS HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS 1º ANO DO ENSINO MÉDIO PROFESSOR: NELSON NORONHA."— Transcrição da apresentação:

1 A CIVILIZAÇÃO DOS HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS 1º ANO DO ENSINO MÉDIO PROFESSOR: NELSON NORONHA

2 O CRESCENTE FÉRTIL As ricas terras encontradas nas margens dos grandes rios (Nilo, Tigre e Eufrates) possibilitaram não apenas o desenvolvimento da civilização egípcia e mesopotâmica, mas também o de outros povos vizinhos, que, de alguma maneira, aproveitaram-se das riquezas daquela terra.

3 OS HEBREUS O povo hebreu estabeleceu-se na Palestina, região do atual território de Israel, às margens do Rio Jordão. Praticaram a agricultura e o pastoreio, embora com grandes dificuldades, por causa do clima seco.

4 LOCALIZAÇÃO GEOGRAFICA DE ISRAEL

5

6 A HISTÓRIA HEBRAICA Muitas das informações de que dispomos sobre os Hebreus são provenientes da Biblia, mas especificamente do Antigo Testamento. Na Bíblia, dados históricos misturam-se com relatos místicos e religiosos, envolvendo as principais personagens da história antiga hebraica, numa aura de mistério e religiosidade.

7

8

9

10

11 O primeiro grande líder hebreu foi Abraão, considerado o primeiro patriarca. Abraão pregava uma nova religião monoteísta, que logo se tornaria o elemento unificador do povo hebreu. Abraão foi sucedido pelos patriarcas Isaac e Jacó. Dos herdeiros de Jacó descenderam as 12 tribos.

12

13

14 As grandes dificuldades financeira fizeram com que muitos hebreus se dirigissem ao Vale do Nilo. Posteriormente os Hebreus foram escravizados pelos egípcios.

15

16 O ÊXODO Ocorreu sob a liderança de Moisés. O êxodo durou 40 anos de jornada pelo deserto. Chegaram a Palestina sob a liderança de Josué.

17

18

19 O REINO DE ISRAEL Os hebreus foram unificados com a liderança de Saul, em 1010 a.C., considerado o primeiro rei dos hebreus. Davi o sucessor de Saul, conseguiu lançar as bases para a formação de um verdadeiro Estado hebraico, com governo centralizado, exercito permanente e organização burocrática.

20

21 Salomão, sucessor de Davi, desenvolveu o comércio e a economia. Impulsionou as obras públicas. Construiu o Templo de Jeová na capital Jerusalém. Após a morte de Salomão, o reino foi dividido em dois: Israel com a capital em Samaria, e o de Judá, com capital em Jerusalém.

22

23

24 Com a divisão do reino, os hebreus foram conquistados. Primeiramente pelos assírios e mais tarde por Nabucodonosor, rei da Babilônia. O Templo de Jerusalém foi destruído e um grande numero de habitantes do reino de Judá foram levados a Babilônia como escravos.

25

26

27 A DIÁSPORA Os últimos invasores da Palestina na Antiguidade foram os macedônios e, a seguir, os romanos. Jerusalém foi destruída e os Hebreus se dispersaram por outras regiões.

28 FIM


Carregar ppt "A CIVILIZAÇÃO DOS HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS 1º ANO DO ENSINO MÉDIO PROFESSOR: NELSON NORONHA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google