A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um Seder para os Nossos Dias Moacyr Scliar A Figura de Abraão na Obra Instituto de Tecnologia ORT Turma 301 Grupo: Bernardo José Goldenberg Barbosa Carlos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um Seder para os Nossos Dias Moacyr Scliar A Figura de Abraão na Obra Instituto de Tecnologia ORT Turma 301 Grupo: Bernardo José Goldenberg Barbosa Carlos."— Transcrição da apresentação:

1 Um Seder para os Nossos Dias Moacyr Scliar A Figura de Abraão na Obra Instituto de Tecnologia ORT Turma 301 Grupo: Bernardo José Goldenberg Barbosa Carlos Augusto Lima Mattoso Eleonora Fátima da Silva Erik Lobo Hadju Leonardo Krause Lipet Slipoi Kaplan Victor Veloso Absalão

2 A História de Abraão As principais fontes para o estudo da história dos hebreus são os textos bíblicos (Antigo Testamento) e os vestígios coletados nas pesquisas arqueológicas; De acordo com as fontes históricas, os hebreus viviam na cidade de Ur, no sul da Mesopotâmia, eram nômades, organizados em comunidades comandadas por chefes que se chamavam patriarcas; Segundo os relatos bíblicos, Abraão é o primeiro patriarca e conduziu os hebreus de Ur para a Palestina (considerada pelos hebreus como a Terra Prometida).

3 A História de Abraão A Bíblia nos conta que aos 49 anos, Abraão casou-se com Sara, como ela não podia dar-lhe filhos, ofereceu a serva Hagar ao marido para que esta gerasse seu primogênito. Nasceu então Ismael, considerado pelos muçulmanos o ancestral dos povos árabes. Todavia, já antes do nascimento de Ismael, conflitos irrompiam entre Sara e Hagar; Ao completar 99 anos, Abraão recebeu uma visita de Deus, que ordenou que Abraão e todos os homens da casa fossem circuncidados. Impôs tal dever também a toda criança do sexo masculino que nascesse, devendo a circuncisão ser realizada em seu oitavo dia de vida; Após ser circuncidado, Abraão recebeu nova mensagem de Deus anunciando que Sara daria à luz a um filho, Isaque; Os conflitos entre Sara e Hagar continuavam constantes, mesmo após o nascimento de Isaque. Abraão decidiu então despedir sua serva junto com seu primogênito Ismael; Depois da morte de Sara, Abraão se uniu a Quetura com quem teve mais seis filhos, dando origem a outros povos como os Midianitas.

4 A Figura de Abraão nas Religiões Judaica, Cristã e Islâmica As religiões Judaica, Cristã e Islâmica têm na figura do patriarca Abraão seu referencial inicial. O Judaísmo é uma religião ordenada pelo Criador através de um pacto com Abraão e sua descendência, o filho de Abraão, Isaque. O Cristianismo, por ser uma religião que deriva do judaísmo, possui crença similar a dos judeus sobre Abraão, porém ele não possui a importância que tem no Judaísmo. O Islamismo se identifica com a tradição religiosa do patriarca Abraão, pois eles acreditam descender de Ismael.

5 A Trajetória de Abraão

6 Abraão em Um Seder para os Nosso Dias […] Há cerca de anos a trajetória deste povo (os hebreus) teve início - quando Abraão deixou seu lugar de origem, na região entre o Tigre e o Eufrates, para ir a Canaã. Pois disse-lhe o Senhor: Sai de tua terra, e da terra de tua gente, e da casa de teu pai, Eu farei de ti uma grande nação, e te abençoarei, e farei grande teu nome; e serás uma benção; e eu abençoarei quem te abençoar, e amaldiçoarei quem te amaldiçoar; e em ti serão todos os povos da terra abençoados (Gênesis 12, 1-3) Mas não cessou com a chegada a Canaã a peregrinação judaica. Povo nômade, os hebreus deslocavam-se constantemente. E por isso não construíram grandes cidades, nem monumentos comparáveis às pirâmides. O que os hebreus levavam consigo, em suas migrações, era a sua tradição, era a palavra que deu origem ao livro sagrado, a Bíblia, seu grande legado para a humanidade. De Abraão nasceu Isaac, Jacob, e de Jacob, José e seus irmãos. José, o vidente; José, que se tornou vizir do Faraó. Com José foram ter seus ingratos irmãos, quando a fome assaltou as terra de Canaã. Na terra de Goshen foram viver, e ali se multiplicaram como as estrelas do céu e os grãos de areia das praias do mar.[…]

7 Abraão em Um Seder para os Nosso Dias Na visão de Scliar, a migração de Abraão de seu local de origem rumo a Canaã, seguindo orientação divina, é o evento que marca o início da trajetória histórica dos judeus e é o começo da construção de toda a sociedade judaica. Ao destacar, em sua Hagadá, a história de Abraão, Scliar revela para os leitores a importância do momento quando se fundaram as bases culturais de uma nação mostrando, assim, a importância e o valor da tradição como elemento fundamental para a união de um povo e para a permanência de seus princípios e valores no tempo.

8 Bibliografia COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral. Vol. Único. São Paulo: Editora Saraiva, p. 56. Bíblia Sagrada. Brasília: Edifício da Bíblia, SCLIAR, Moacyr. Um Sèder para os Nossos Dias.


Carregar ppt "Um Seder para os Nossos Dias Moacyr Scliar A Figura de Abraão na Obra Instituto de Tecnologia ORT Turma 301 Grupo: Bernardo José Goldenberg Barbosa Carlos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google